MATO GROSSO

Bombeiros combatem incêndios em aterro sanitário e terreno baldio em Primavera do Leste

Publicados

em

39
39

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou em duas ocorrências de combate à incêndios, na cidade de Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá), nas últimas 48 horas.

Nesta terça-feira (06.08), os bombeiros militares foram acionados para combater um incêndio em um aterro sanitário do município. Ao chegarem no local, constataram que uma grande quantidade de lixo era consumida pelas chamas. O incêndio também ocasionou o rompimento da rede de energia elétrica da região e exigiu o apoio da equipe da concessionária de energia.

No combate ao fogo, os bombeiros utilizaram cerca de 9 mil litros de água para controlar as chamas e resfriar a área. O material em combustão foi retirado, em seguida, por uma pá carregadeira. Após o controle do incêndio, a equipe permaneceu no local e realizou o rescaldo para evitar novas reignições de focos remanescentes.

Já na segunda-feira (05.08), o CBMMT atuou no combate a um incêndio em vegetação em uma área de terrenos baldios localizada no bairro Vila Gramado. A equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por moradores da região através do número de emergência 193.

Leia Também:  Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Ao chegarem no local, os bombeiros militares fizeram o combate ao incêndio com o uso de cerca de 4 mil litros de água. Após a ação, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo na área para eliminar possíveis focos remanescentes.

Em nenhumas das ocorrências houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Filhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT

Maya, de cerca de quatro meses, foi registrada em Poconé durante momentos de exploração e interação com o ambiente

Publicados

em

Um filhote de onça-pintada chamado Maya foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Impacto na Pousada Rio Mutum, em Poconé, a cerca de 104 quilômetros de Cuiabá. As imagens mostram o animal, com aproximadamente quatro meses de idade, explorando a área e interagindo com elementos da natureza.

Os primeiros registros de Maya foram feitos quando ela tinha cerca de três meses. Segundo o médico-veterinário Paul Raad, responsável pelo acompanhamento, a fase é marcada pelo desenvolvimento da autonomia e pelo aprendizado de comportamentos que serão importantes na vida adulta.

Em um dos registros, a filhote aparece brincando e explorando um tronco. De acordo com o veterinário, esse tipo de comportamento faz parte do processo de desenvolvimento do animal.

“Ela está naquela fase de começar a brincar, explorar o mundo e desenvolver as habilidades que vai precisar no futuro como predador. A gente tem registros bem detalhados dela brincando com a mãe e também explorando o ambiente. Como ela nasceu sem irmãos, ela acaba encontrando outros elementos para brincar, como um tronco, por exemplo”, explicou Paul.

Leia Também:  Crimes reduzem no Carnaval 2025 em MT, segundo dados do Observatório da Segurança Pública

A identificação de Maya também foi possível graças ao acompanhamento de sua família. A filhote foi vista semanas antes ao lado da mãe, Baía, uma onça-pintada conhecida por pesquisadores, biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região.

Além da relação entre mãe e filha, os pesquisadores utilizam o padrão de manchas da pelagem para identificar individualmente cada animal. As rosetas presentes no corpo das onças possuem características únicas e funcionam como uma espécie de identificação natural.

“A gente consegue identificar as onças pelo padrão de manchas, que é único para cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. Então, a Nina tem um padrão, a Baía tem outro e a Maia tem o dela. O fato de a gente ter registrado a Maia junto com a Baía foi fundamental para confirmar essa relação”, detalhou o veterinário.

O monitoramento permite acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento da filhote, além de registrar comportamentos naturais durante os primeiros meses de vida. Como nasceu sem irmãos, Maya utiliza o próprio ambiente ao redor para desenvolver habilidades por meio das brincadeiras e da exploração.

Leia Também:  Polícia Civil prende líder de facção criminosa suspeito de participar da execução de jovem em Colniza

Os registros também contribuem para o acompanhamento da fauna da região e para a identificação de indivíduos que circulam pela área monitorada.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA