MATO GROSSO
Bolsista de projeto do Governo de MT conquista título de campeão Pan-Americano de Jiu-Jitsu
O mato-grossense Felipe Leonardo conquistou o título de campeão no Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2025, realizado entre os dias 19 e 23 de março, em Orlando, na Flórida (EUA). Aos 21 anos, o atleta é bolsista do projeto OlimpusMT do Governo de Mato Grosso, que é executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“O bolsa atleta ajuda demais tanto como preparação para o campeonato, como alimentação, suplementação, quanto nas viagens. Eu, por exemplo, estou conseguindo participar dos maiores eventos de Jiu-Jitsu”, expressa o atleta.
Para se consagrar campeão pan-americano, Felipe venceu cinco lutas, sendo quatro por finalizações e uma por pontos. O mato-grossense compete na categoria Pena (até 70 kg) na faixa roxa.
Além de vários outros títulos alcançados em sua trajetória esportiva, como campeão brasileiro e estadual, Felipe conquistou, em outubro de 2024, a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu.
O atleta, que hoje é referência do esporte no Estado, iniciou as práticas esportivas no projeto social Jiu-Jitsu Rotam, que também é atendido pela Secel-MT por meio do programa Pontos de Esporte e Lazer.
“Eu entrei no projeto quando tinha oito anos, então o esporte me acompanhou em diversas fases da minha vida. E o esporte acaba oferecendo tudo aquilo que uma pessoa pode querer: disciplina, respeito e educação”, destaca Felipe.
Para o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, David Moura, a trajetória de Felipe é um exemplo para muitos jovens.
“Acompanho a trajetória do Felipinho há muito tempo e fico muito feliz em ver que sua dedicação e disciplina estão possibilitando tantas conquistas. Um jovem daqui da nossa terra que está mostrando ao mundo a qualidade do esporte mato-grossense, se tornando um exemplo para outros jovens. É gratificante contribuir com essa trajetória, primeiro com o projeto social da Rotam e agora como um beneficiado do projeto OlimpusMT. Parabéns Felipe!”, saúda o secretário.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seaf e Empaer promovem ciclo de palestras durante a Greenfarm com foco na agricultura familiar
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam, no dia 28 de maio, uma série de palestras e painéis voltados à valorização e ao fortalecimento da agricultura familiar, na programação da Greenfarm 2026, uma das principais feiras de agronegócio do país. A iniciativa é uma parceria da Farmex e reúne servidores públicos, especialistas e convidados em um espaço de troca de conhecimentos, inovação e experiências práticas no campo.
O evento será realizado no Parque Novo Mato Grosso, na Arena Central, das 14h às 20h, com uma programação diversificada que aborda desde políticas públicas até tecnologia, comunicação e novas oportunidades econômicas no meio rural.
A programação foi especialmente pensada para atender produtores da agricultura familiar, além de estudantes das áreas de Agronomia, Zootecnia e outros cursos ligados ao setor, promovendo integração entre conhecimento técnico e prática no campo. Os participantes terão direito a certificado de participação.
A abertura será marcada por um painel sobre políticas públicas e fortalecimento da agricultura familiar, destacando temas como regularização sanitária, acesso a mercados e competitividade. Ao longo da tarde, os participantes terão acesso a conteúdos estratégicos sobre melhoramento genético, uso de energia como fonte de renda, sucessão familiar e comunicação no campo, ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.
Outro destaque é o painel sobre crédito e fomento, que traz orientações sobre oportunidades de financiamento para produtores, seguido por discussões sobre pesquisa, inovação e qualidade da produção, com foco no café robusta amazônico em Mato Grosso.
Temas como turismo rural, indicação geográfica e ovinocultura também integram a agenda, ampliando o olhar sobre novas economias e valorização dos produtos locais.
Encerrando a programação, um bloco institucional reunirá lideranças da Seaf e da Empaer para apresentar resultados e estratégias que demonstram, na prática, como a integração das políticas públicas tem transformado a realidade da agricultura familiar no estado.
A secretária de Agricultura Familiar do Estado, Andreia Fujioka, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de fortalecimento do setor. “A Greenfarm é um espaço estratégico para levar informação de qualidade aos nossos produtores. Esse ciclo de palestras reforça o compromisso da Seaf em apoiar a agricultura familiar com políticas públicas eficientes, inovação e geração de oportunidades no campo”, afirmou.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, também ressaltou o papel da assistência técnica e da difusão do conhecimento. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais os produtores das tecnologias e das boas práticas que já estão disponíveis. A Empaer atua diretamente no campo. Momentos como esse são fundamentais para compartilhar experiências e impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso”, pontuou.
Confira a programação e inscreva-se nas palestras no link: https://greenfarmbrasil.com.br/programacao-28-de-maio-quinta-feira/
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi aciona TJ para suspender despejo de centenas de famílias em Cuiabá
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
