ESPORTES
Palmeiras inicia Copinha com vitória sobre o Monte Roraima
O Palmeiras deu o pontapé inicial na Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma vitória por 4 a 2 sobre o Monte Roraima, na noite desta segunda-feira, na Arena Barueri. Apesar do placar elástico, o triunfo na primeira rodada do Grupo 27 foi marcado por uma atuação mais consistente no segundo tempo e por polêmicas de arbitragem que beneficiaram o Alviverde.
Os gols palmeirenses foram anotados por Luis Sabóia, Fabio, Victor Gabriel e Arthur, enquanto Thiago e Germano descontaram para a equipe de Roraima. No entanto, o resultado não veio sem discussões. A arbitragem validou o quarto gol do Palmeiras mesmo com a bola não tendo cruzado totalmente a linha, e houve reclamações de um possível toque de mão no lance do segundo gol do Verdão.
Primeiro tempo equilibrado e explosão na segunda etapa
Conforme esperado, o Palmeiras iniciou a partida pressionando e abriu o placar logo aos quatro minutos com Luis Sabóia, após uma bela jogada coletiva. O Monte Roraima, porém, não se intimidou e mostrou bravura, alcançando o empate aos dez minutos com Thiago, surpreendendo o favorito.
A reviravolta palmeirense começou a se consolidar na etapa final. Aos 12 minutos, após uma boa jogada de Sorriso, Fabio recebeu na área e marcou o segundo gol. O lance, contudo, gerou protestos dos jogadores do Monte Roraima, que alegaram toque na mão do atacante alviverde. Aos 19, Victor Gabriel ampliou de cabeça, após um cruzamento preciso de Arthur.
Polêmicas de arbitragem
A partida ganhou contornos mais dramáticos quando o Monte Roraima diminuiu o placar em uma cobrança de falta de Germano, aproveitando uma falha do goleiro Aranha. No entanto, a alegria do time roraimense durou pouco. Um minuto depois, Arthur arriscou um chute que bateu no travessão e quicou no gramado, sem ultrapassar a linha. Mesmo assim, o árbitro validou o gol, gerando grande controvérsia e revolta por parte da equipe do Norte.
Situação no grupo e próximos desafios
Com a vitória, o Palmeiras assumiu a liderança provisória do Grupo 27, somando três pontos. O Verdão se iguala ao Remo, que também venceu em sua estreia, mas leva vantagem no saldo de gols. Monte Roraima e Batalhão-TO estão zerados na tabela.
O Alviverde volta a campo pela Copinha nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Batalhão-TO, novamente na Arena Barueri. No mesmo dia e local, porém às 17h15, o Monte Roraima buscará a recuperação diante do Remo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 2 MONTE RORAIMA
- Competição: Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 (Rodada 1 – Grupo 27)
- Local: Arena Crefisa Barueri, em Barueri (SP)
- Data: 5 de janeiro de 2026 (segunda-feira)
- Horário: 19h30 (de Brasília)
Cartões Amarelos:
- Monte Roraima: Thiago e Yan
- Palmeiras: Fabio
Gols:
- Luis Sabóia (Palmeiras), aos 4 minutos do 1ºT
- Thiago (Monte Roraima), aos 9 minutos do 1ºT
- Fabio (Palmeiras), aos 12 minutos do 2ºT
- Victor Gabriel (Palmeiras), aos 19 minutos do 2ºT
- Germano (Monte Roraima), aos 29 minutos do 2ºT
- Arthur (Palmeiras), aos 30 minutos do 2ºT
Escalações:
Palmeiras: Aranha; Luis Sabóia, Robson (Pimenta), Luccas Ramon e Arthur; Coutinho, Sorriso e Fabio; Heittor (Felipe Teresa) (Kauã Lira), Victor Gabriel (Juliano) e Antônio Marcos (Eduardo). Técnico: Lucas Andrade
Monte Roraima: Cadu; Baú (Denis), Enzo, Yan e Caio; Juan (Luís Gustavo), Germano e Thiago; Cauã (Teixeira), Murilo (Matheus) e Dedé (Jean). Técnico: Cadu Castilho
Fonte: Esportes
ESPORTES
Antonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
Em uma tarde marcada por acidentes e abandonos em série, o jovem Kimi Antonelli provou por que é a nova sensação da Fórmula 1. O piloto da Mercedes ignorou a pressão das ruas de Monte Carlo e venceu o Grande Prêmio de Mônaco, consolidando uma vantagem ainda mais confortável no topo da tabela do Campeonato de Pilotos. Lewis Hamilton e Isack Hadjar completaram o pódio de uma corrida que viu sete carros ficarem pelo caminho.
A prova começou com um balde de água fria para a Red Bull. Logo na largada, o atual campeão Max Verstappen enfrentou uma falha mecânica crítica, perdendo posições rapidamente até se tornar a primeira baixa do dia. Enquanto isso, Antonelli mantinha a ponta com uma frieza impressionante, abrindo distância para as Ferraris de Hamilton e Charles Leclerc.
Sobrevivência e Estratégia
A corrida de rua, conhecida por não perdoar erros, fez outras vítimas de peso. Nomes como Lando Norris e Valtteri Bottas também abandonaram devido a problemas técnicos. A tranquilidade de Antonelli só foi testada a 20 voltas do fim, quando Lance Stroll colidiu na última curva, forçando a entrada do Safety Car.
O incidente reagrupou o pelotão e abriu uma janela para paradas estratégicas nos boxes. Para alguns pilotos, o Safety Car foi a salvação, permitindo o cumprimento de punições por excesso de velocidade no pit lane sem grandes perdas de posição.
Drama Local e Pódio Inédito
A relargada trouxe o momento mais dramático para a torcida monegasca. Charles Leclerc, que lutava pelo pódio, sofreu um acidente idêntico ao de Stroll, provocando uma bandeira vermelha para reparos na pista. O abandono do “dono da casa” abriu caminho para Isack Hadjar, que herdou a terceira posição e conquistou seu primeiro pódio com a Red Bull.
Pierre Gasly, que cruzou a linha de chegada em terceiro, acabou despencando na classificação final após ser penalizado em dez segundos por infrações anteriores. Com isso, Oscar Piastri e Liam Lawson herdaram o quarto e quinto lugares, respectivamente.
Feitos Históricos no Pelotão Intermediário
A Racing Bulls celebrou o sexto lugar de Arvid Lindblad, enquanto a Cadillac fez história ao pontuar pela primeira vez na categoria com Sergio Perez, que terminou em décimo. O resultado do mexicano, contudo, segue sob análise dos comissários devido a uma possível largada queimada.
Desempenho do brasileiro Gabriel Bortoleto
Bortoleto começaria a prova em 16º lugar, mas com a falha identificada no seu carro antes da largada, teve que recolher para a garagem da Audi e começar a prova de lá. Ele seguiu sem grandes avanços no decorrer da disputa: fez seu pit stop logo no segundo giro, para trocar os pneus médios pelos duros e estender sua permanência na pista.Por fim, o jovem conseguiu avançar na terceira relargada na 70ª volta: ultrapassou Franco Colapinto, capitalizou a punição de George Russell e também o abandono de Carlos Sainz – que rodou após um toque de rodas com Nico Hulkenberg. Após a bandeirada, o alemão foi punido em 10s pelo incidente, alçando Bortoleto do 13º ao 12º lugar.
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Lewis Hamilton (Ferrari) +6s271
- Isack Hadjar (Red Bull) +23s394
- Oscar Piastri (McLaren) +24s261
- Liam Lawson (Racing Bulls) +26s553
- Arvid Lindblad (Racing Bulls) +29s010
- Pierre Gasly (Alpine) +30s369
- Alexander Albon (Williams) +33s413
- Esteban Ocon (Haas) +37s140
- Sergio Pérez (Cadillac) +39s153
- Fernando Alonso (Aston Martin) +41s899
- Gabriel Bortoleto (Audi) +42s748
- George Russell (Mercedes) +43s353
- Nico Hulkenberg (Audi) +44s102
- Franco Colapinto (Alpine) +48s964
Fonte: Esportes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS6 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

