CUIABÁ

Vice-prefeito e secretários recebem embaixador e comitiva do Paraguai

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, os secretários Luís Cláudio (Governo) e Zito Adrien (Turismo), receberam no Palácio Alencastro, na tarde de terça-feira (7), a visita do embaixador da República do Paraguai, Juan Angel Delgadillo, da  cônsul, Ângela Maria Fernandez e demais membros da comitiva.

A realização de um intercâmbio de turismo e cultural, e realização de um fórum tendo como tema a preservação do Pantanal, foram debatidos durante o encontro.

“Extremamente importante o debate para a preservação do Pantanal. A  Prefeitura de Cuiabá considera a relevância da  participação neste debate. Somos a porta de entrada do bioma Pantanal. Lamentavelmente, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, não pode estar presente na reunião, porém, sempre defendeu políticas de proteção do Pantanal, desde sua atuação como deputado estadual. Precisamos valorizar a atividade econômica, cultural e os moradores daquela região. Me coloco à disposição para discutirmos o tema” declarou o vice-prefeito. 

“Vamos debater a realização deste Fórum, que seja realizado na capital do Paraguai,  em Asunción,  Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Sucre (Bolívia) ou Brasília (DF), mas a nossa cidade, Cuiabá   tem interesse em participar deste debate, porque o Pantanal é um patrimônio natural da humanidade.  A gente tem a visão muito para o atlântico e temos que olhar mais para o Pantanal. Temos que tornar essa discussão em um corpo único. O Paraguai, a Bolívia e Brasil, juntamente com os dois estados MT e MS. Precisamos debater a preservação deste bioma tão importante para o mundo”, comentou o secretário de Governo, Luis Cláudio. 

Leia Também:  Sorteio da Nota Cuiabana é transferido para o dia 23

O embaixador comentou sobre sua passagem por  Cuiabá e  elogiou os pontos turísticos, a gastronomia e a cultura cuiabana. Ele ainda destacou sobre a importância da união dos países em busca de propostas para a preservação do Pantanal . “O Pantanal é só um só. Todos temos de trabalhar pela sua preservação e utilização racional. Vamos ir em busca da realização deste fórum e quero agradecer a todos cuiabanos pela receptividade”.

O secretário de Turismo, Zito Adrien, falou sobre a possibilidade de incluir a cultura do país para ser tema de um dos evento do “Viva o Feriado em Cuiabá” .”Assim como teremos  a Semana da Índia em Cuiabá, um evento realizado pelo SESC, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, poderíamos ter também este intercâmbio e realizar um evento para demonstrar a cultura do país aos cuiabanos”, sugeriu.

Também participaram da reunião, a assessora  do embaixador, Noelia Vilalva e  a esposa do embaixador, Maria Mercedes. 

 
 

Propaganda

CUIABÁ

Coleta de lixo chega a 99% de cobertura em Cuiabá com reforço na operação

A coleta de lixo doméstica em Cuiabá alcança 99% de execução, demonstrando a regularidade do serviço na Capital. A operação segue reforçada nesta segunda-feira (17), com previsão de recolhimento de aproximadamente 550 toneladas de resíduos e 31 caminhões mobilizados, sendo cinco veículos de apoio.

O índice de 99% é resultado do acompanhamento diário das rotas e do reforço operacional adotado para garantir o cumprimento do cronograma. As equipes estão distribuídas por diferentes regiões de Cuiabá, incluindo bairros, distritos, comunidades rurais e importantes corredores viários.

Entre os avanços recentes está também a ampliação dos benefícios destinados aos trabalhadores responsáveis pela execução da coleta. Após reivindicações apresentadas pela categoria, foi acordado o pagamento de um vale-lanche mensal, benefício que começou a ser disponibilizado neste sábado (15) e contempla coletores, motoristas e demais profissionais da operação.

O novo benefício é pago além do ticket alimentação, que neste ano passou de R$ 960 para R$ 1.100. Também houve regularização do pagamento das férias dos trabalhadores que entram em descanso nesta segunda-feira (17).

Leia Também:  Vereador articula reunião para implementação de Grupos Reflexivos em Cuiabá

A operação é monitorada diariamente por meio do Mapa de Calor, ferramenta que permite acompanhar o desempenho das equipes, identificar eventuais ocorrências e realizar ajustes nas rotas. O sistema também auxilia na identificação de pontos com maior incidência de descarte irregular de resíduos.

Nesta segunda-feira, a coleta contempla regiões como Pedra 90, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Jardim União, Jardim Florianópolis, Ribeirão da Lipa, Despraiado, Nova Esperança, Primeiro de Março, Paiaguás, Três Poderes, Jardim Imperial, Cidade Alta, Cidade Verde, Goiabeiras, Duque de Caxias, Morada do Ouro, Terra Nova, Santa Rosa, Quilombo, Boa Esperança, Pedregal, Verdão, Porto e Centro, além de distritos e comunidades rurais.

A fiscalização do serviço é realizada pelo Município, que acompanha o cumprimento das obrigações previstas no contrato e adota as providências administrativas cabíveis diante de eventuais inconsistências.

Com 99% de execução, o trabalho busca manter a coleta regular e ampliar cada vez mais a eficiência do serviço, garantindo que os resíduos sejam retirados das ruas dentro dos dias e horários previstos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Transporte coletivo começa mais cedo e terá linha exclusiva para Corrida de Reis

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA