CUIABÁ

Vereadora Samantha Iris propõe soluções para pacientes ostomizados em audiência pública

Publicados

em

Da Assessoria – Vereadora Samantha Iris

Nesta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública proposta pela vereadora Samantha Iris para debater as necessidades dos pacientes ostomizados da capital. A reunião reuniu autoridades da saúde, representantes do Ministério Público, gestores e pacientes, com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados por essa população e propor melhorias no atendimento ofertado pelo sistema de saúde municipal.
A ostomia é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura no corpo para a eliminação de fezes ou urina, sendo essencial em casos de câncer, doenças inflamatórias intestinais e traumas. Um dos temas centrais da audiência foi a dificuldade no fornecimento de bolsas de colostomia e outros insumos, fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes.
Participaram da audiência o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela, o superintendente do Hospital Júlio Müller, Reinaldo Gaspar Mota, a enfermeira Alessandra Mariano, representante dos pacientes com ostomia, e o prefeito Abílio Brunini, que se comprometeu a apoiar ações para garantir o fornecimento dos insumos.
Durante a audiência, a vereadora Samantha Iris afirmou: “Vamos fazer, junto aos hospitais e órgãos competentes, um levantamento do número de pacientes que necessitam de bolsas em Cuiabá e levar esses dados à Secretaria de Saúde. Nosso objetivo é garantir o atendimento multidisciplinar e a entrega regular das bolsas, assegurando dignidade e qualidade de vida a esses pacientes.”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Travessa Paiaguás será totalmente interditada a partir de segunda

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá celebra 204 anos da Independência do Brasil com desfile noturno nesta segunda

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá convida a população para prestigiar, nesta segunda-feira (7), o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que será realizado no período noturno, na Avenida Getúlio Vargas, na região central da Capital.

A concentração das instituições de ensino será às 17h30, na Rua Batista das Neves, entre a Rua Cândido Mariano e a Avenida Getúlio Vargas. A programação prevê a execução do Hino Nacional às 17h50, a revista à tropa às 18h e o início do desfile às 18h20.

O desfile é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e pela Prefeitura de Cuiabá, que participa com cinco unidades da rede municipal de ensino, reunindo mais de 300 estudantes, além de bandas e fanfarras escolares.

Participarão do desfile a EMEB Ana Teresa Arcos Krause, a EMEBC Nova Esperança, a EMEB Profª Francisca Martins Figueiredo, a EMEB Deputado Ulisses Guimarães, a EMEB Profº Firmo José Rodrigues e o Programa Siminina.

Neste ano, o tradicional desfile será realizado à noite como medida de cuidado diante das altas temperaturas e do tempo seco registrados em Cuiabá. Para garantir mais conforto e segurança aos participantes e ao público, o percurso contará ainda com pontos de hidratação distribuídos em locais estratégicos.

Leia Também:  Varanda celebra indicação atendida pelo Executivo

Também participarão do desfile cívico-militar escolas estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil. Entre as instituições participantes estão a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Judiciária Civil (PJC) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

O público também poderá acompanhar a apresentação da União de Mocidade das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Umadecre) e da União de Orquestras e Bandas das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Unobadecre), além da participação de grupos como o Grupo Escoteiro Philippe Landes, Grupo Escoteiro Uniselva – 2MT, Unibe, Clube de Desbravadores e Aventureiros da Associação Leste Mato-Grossense da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), Insanos Motoclube e Lokas Motoclube.

Transporte coletivo

O transporte coletivo de Cuiabá funcionará com tarifa zero para toda a população nesta segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Para atender ao aumento da demanda durante a programação cívica e facilitar o acesso ao evento, a frota de ônibus terá reforço nas linhas e haverá mudanças nos itinerários.

Leia Também:  Limpurb faz manutenção de 400 pontos de iluminação em 48h de operação

Na região central, a Rua Joaquim Murtinho será bloqueada a partir das 4h [da manhã] para a montagem das estruturas. Já os acessos à Avenida Getúlio Vargas, até a Avenida Presidente Marques, serão fechados às 16h30, com previsão de liberação total até as 21h30.

Durante as interdições, as linhas de ônibus com destino à região do Coxipó, na região Sul, não acessarão a Estação Alencastro e retornarão a partir da Estação Bispo para realizar o desembarque. Já os ônibus com destino à região do CPA, na região Norte, utilizarão a Avenida Dom Bosco como rota alternativa nos trechos bloqueados.

Para os motoristas em geral, as principais vias indicadas para desvio são as avenidas Dom Bosco e Mato Grosso.

Serviço

O quê: Desfile cívico de 7 de Setembro
Quando: Segunda-feira (7)
Horário: A partir das 18h
Local: Avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá
Concentração das escolas: 17h30, na Rua Batista das Neves

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA