CUIABÁ

Vereadora Michelly comemora início das obras no bairro Dom Aquino

Publicados

em

Débora Inácio – Assessoria vereadora Michelly Alencar

Nessa quinta-feira (11), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) utilizou a tribuna para registrar o avanço das obras na área onde funcionava a antiga Escola Estadual Maria Eliza Bocaiuva, no bairro Dom Aquino.
A parlamentar lembrou que há cerca de três meses foi assinado um termo de cessão da área, antes de responsabilidade do Estado, para que o Município pudesse dar uma nova destinação ao espaço. O local havia sido invadido por usuários de drogas, acumulava lixo, oferecia riscos à vizinhança e chegou a  registrar uma morte recente.
“Era uma área linda, mas completamente deteriorada. A comunidade sofria com insegurança, proliferação de mosquitos, escorpiões e o sentimento de abandono. Nós fizemos a indicação, acompanhamos o processo e agora começamos a ver o sonho tomando forma”, destacou a vereadora.
Michelly contou que esteve no local na última quarta-feira, ao lado dos secretários municipais responsáveis, acompanhando o início da limpeza e da demolição das estruturas comprometidas. O objetivo é preparar o terreno para a construção de um novo complexo comunitário, que deverá incluir piscina, quadra de areia, área de convivência, além da reforma completa da quadra já existente, que será revitalizada para uso da população.
A vereadora também solicitou melhorias na iluminação, com instalação de lâmpadas de LED, e pediu que a quadra receba o novo piso de polipropileno, dentro do projeto da Secretaria de Esporte para modernização dos espaços esportivos da cidade. A solicitação foi registrada e será avaliada pela pasta.
Michelly agradeceu ao prefeito Abílio Brunini, aos secretários municipais envolvidos e ao vice-governador Otaviano Pivetta pela parceria entre Município e Estado, reforçando que o objetivo comum é devolver dignidade e qualidade de vida aos moradores.
“A comunidade pediu, acompanhou e cobrou. E nós caminharemos juntos até que esse espaço seja, de fato, devolvido à população como ela merece”, afirmou a vereadora.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  População tem até o dia 28 junho para quitar multas de trânsito com desconto de até 50%

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura fortalece saúde de adolescentes do socioeducativo e atendimento à primeira infância

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, formalizou a adesão a duas políticas nacionais voltadas à saúde de públicos prioritários. A adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS-MT), por meio da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas. Já a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a esperança de que os adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo tenham oportunidades de reconstruir suas trajetórias e se reintegrar à sociedade.

“Nossa esperança é que esses adolescentes possam ser reintegrados à sociedade, tenham a oportunidade de construir uma profissão, constituir família e seguir uma vida dentro dos princípios da legalidade. Muitos carregam traumas desde a infância, inclusive situações de abuso e violência, que precisam ser considerados no cuidado oferecido a eles. Acreditamos que, com assistência, acompanhamento e oportunidades, eles possam reconstruir suas trajetórias, superar o que viveram e conviver em harmonia com a sociedade”, destacou.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) é voltada à assistência integral aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A política prevê a organização dos fluxos de atendimento e o planejamento de ações de saúde física e mental, com integração entre os serviços municipais e estaduais.

Leia Também:  Coleta de lixo atinge 99,3% de cobertura e mobiliza 52 equipes em Cuiabá

Conforme o documento de adesão, a Casa de Semiliberdade terá como unidade de saúde de referência a USF Novo Mato Grosso. O planejamento apresentado prevê uma média mensal de 65 adolescentes vinculados à unidade, público que deverá ser considerado na organização da assistência.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas do Estado de Mato Grosso, Lenice Silva dos Santos Barbosa, ressaltou que a adesão representa a concretização de uma demanda antiga do sistema socioeducativo e fortalece a parceria entre Estado e Município.

“Essa é uma espera de quase 20 anos, que graças a Deus está se findando agora. Esses adolescentes são do território e precisam ser atendidos, com a política de saúde mental garantida e, especialmente, com acesso a insumos e medicamentos. A adesão do município é um ato de responsabilidade, compromisso e vontade de realmente mudar as políticas públicas. Quem ganha são os nossos adolescentes”, afirmou.

Lenice também destacou que as demandas das unidades masculina e feminina do sistema socioeducativo de Cuiabá já vinham sendo atendidas pela gestão municipal, com ações terapêuticas e assistência à saúde. Segundo ela, a adesão à política consolida essa parceria e amplia as condições para garantir o atendimento integral aos adolescentes.

A secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, destacou a importância de estruturar o atendimento e preparar as equipes para executar as ações previstas nas políticas nacionais.

“Essas iniciativas contribuem para organizar o trabalho das equipes, estabelecer metas e acompanhar os resultados. A Atenção Primária tem um papel fundamental na garantia do acesso à saúde, tanto no acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas quanto no cuidado às crianças durante a primeira infância”, afirmou.

Leia Também:  População tem até o dia 28 junho para quitar multas de trânsito com desconto de até 50%

A Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia do UNICEF, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, para ampliar e qualificar as ações de saúde voltadas à primeira infância nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A proposta prevê etapas de diagnóstico, planejamento, qualificação, monitoramento e avaliação dos serviços, com foco no desenvolvimento infantil e no cuidado durante a gestação e o puerpério. A metodologia inclui definição de metas, elaboração de planos de ação, acompanhamento de indicadores e avaliação dos resultados.

Lenice também ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à infância e de uma rede de saúde preparada para acompanhar as crianças desde os primeiros anos de vida.

“É importante garantir uma rede de saúde que acompanhe a criança nos primeiros anos de vida. A adesão a uma política de cuidado destinada à primeira infância representa assumir um compromisso com o futuro. Crianças bem cuidadas têm mais oportunidades de se tornarem adultos saudáveis”, afirmou.

Com as duas adesões, a Secretaria Municipal de Saúde busca fortalecer a organização da Atenção Primária e ampliar a articulação entre as políticas públicas, com foco na qualidade da assistência oferecida a crianças e adolescentes em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA