CUIABÁ

Trabalho contínuo assegura manutenção em seis fontes de diferentes espaços de lazer de Cuiabá

Publicados

em

O trabalho de manutenção preventiva e corretiva das fontes e chafarizes das praças e parques públicos de Cuiabá já alcançou seis equipamentos, em um período de dois meses. A ação é realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e tem o objetivo de atender, de forma gradativa, todas as estruturas existentes na cidade.

Seguindo um cronograma, no qual são definidas as demandas mais urgentes, a atividade atendeu, por exemplo, o Show das Águas, splash zone, cascata, e o portal de entrada do Parque das Águas. Além disso, a Pedra Flutuante, na Praça 8 de Abril, e a fonte da Praça Santos Dumont também receberam a manutenção.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, a iniciativa foi colocada em prática por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem fortalecido as ações de zeladoria da Capital. A intenção da Prefeitura de Cuiabá é garantir que esses equipamentos estejam sempre em pleno funcionamento.

“É mais uma ação que foi lançada pela gestão Emanuel Pinheiro com o intuito de cuidar daquilo que construímos. Estamos trabalhando para ampliar o número de áreas de lazer e, ao mesmo tempo, manter o cuidado com aquelas que já existem. Precisamos preservar esses equipamentos e, obviamente, sempre contamos com o apoio da população”, explica Júnior.

Leia Também:  Inscrições para os cursos ofertados pelo projeto ‘Cuiabá Sonoro’ estão disponíveis até 25 de novembro

PIT STOP

Somado ao trabalho nas fontes e chafarizes, a Limpurb também intensificou sua atenção para o cuidado com os demais equipamentos dos espaços de lazer. Por meio do programa Pit Stop, a empresa pública atua com quatro equipes que, diariamente, executam reparos pontuais e garantem a preservação dessas estruturas.

 O programa opera em duas frentes de trabalho, sendo uma destinada a ações leves e outra para a solução de demandas mais complexas. Seguindo um cronograma, as equipes são encaminhadas para as praças e parques públicos já com a missão de executar, imediatamente, as manutenções necessárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

UPAs de Cuiabá registram mais de 65 mil atendimentos em agosto

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou 65.772 atendimentos clínicos e odontológicos na rede de urgência e emergência durante o mês de agosto de 2026. O levantamento faz parte do Painel Executivo de Produtividade e reúne dados das UPAs Norte, Leste, Oeste e Sul, além da Policlínica do Pedra 90.

O volume representa uma média de 2.121 pacientes atendidos por dia nas unidades. Do total, 62% dos atendimentos ocorreram durante o período diurno, enquanto 38% foram registrados no período noturno.

A maior parte da demanda foi de pacientes adultos. O atendimento clínico adulto correspondeu a 75,8% do total, com 49.829 atendimentos. Na sequência aparece o atendimento clínico pediátrico, com 13.103 pacientes, equivalente a 19,9%, e o setor odontológico, que contabilizou 2.840 atendimentos, ou 4,3% do total.

Entre as unidades, a UPA Norte apresentou o maior número de atendimentos, com 16.569 pacientes, seguida pelas UPAs Sul, com 14.308; Oeste, com 14.302; e Leste, com 14.164. A Policlínica do Pedra 90 registrou 6.429 atendimentos no período.

Leia Também:  Câmara aprova reforma administrativa que gera economia e reorganiza gestão

Para o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, o acompanhamento dos indicadores é fundamental para aprimorar a organização dos serviços.

“Esses dados nos permitem conhecer com mais precisão o comportamento da demanda, identificar os dias e horários de maior procura e planejar a estrutura da rede de acordo com essa realidade. É um trabalho contínuo para garantir que as equipes estejam dimensionadas e que os serviços consigam atender a população com eficiência”, afirmou.

O painel também aponta a realização de 1.928 tomografias e 1.006 suturas nas unidades durante agosto. A UPA Leste registrou o maior número de tomografias, com 586 exames, enquanto a UPA Norte liderou a realização de suturas, com 314 procedimentos.

O levantamento identificou ainda que as segundas-feiras concentram os maiores volumes de atendimento na rede, enquanto os domingos apresentam os menores fluxos de pacientes.

Na área de vigilância epidemiológica, foram registradas 211 ocorrências de notificação compulsória. Deste total, 185 registros foram relacionados à Covid-19, com maior concentração na UPA Norte, e 21 casos de dengue, principalmente na UPA Leste.

Leia Também:  Inscrições para os cursos ofertados pelo projeto ‘Cuiabá Sonoro’ estão disponíveis até 25 de novembro

O monitoramento dos dados de produtividade auxilia no planejamento das equipes, na organização dos fluxos de atendimento e de transferência hospitalar e na definição de estratégias para melhorar a assistência oferecida à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA