CUIABÁ
Semana do Meio Ambiente promove reflexão, educação e ações práticas
Ao longo da Semana do Meio Ambiente (de 2 a 6 de junho), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smurb) realizou, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e o Sebrae, uma série de palestras que ampliaram a reflexão e o diálogo sobre um tema que une a todos: o meio ambiente. A iniciativa ocorreu no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Entre os palestrantes esteve o secretário municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, José Afonso Portocarrero. Arquiteto e urbanista, o gestor abordou, na sexta-feira (5), o tema das construções sustentáveis.
“Não podemos parar o avanço. Temos que construir, sim, mas com responsabilidade. Por isso, vamos refletir sobre bioarquitetura e construção sustentável como caminhos obrigatórios”, destacou o secretário.
Na ocasião, ele apresentou modelos de construções indígenas de décadas passadas, cujas características originais foram sendo modificadas com o tempo. O mesmo ocorreu com construções urbanas que, antes arejadas naturalmente, deram lugar a ambientes fechados e dependentes de ar-condicionado.
Durante os debates, foram exploradas alternativas autossustentáveis e modelos arquitetônicos que aliam modernidade e respeito ao meio ambiente, mostrando que ambos podem — e devem — caminhar juntos.
Outros temas de destaque incluíram a qualidade da água dos córregos de Cuiabá, as consequências das queimadas, e o uso do sensoriamento remoto para monitoramento e prevenção de desastres ambientais. Instituições como o Ministério Público, o Poder Judiciário, a OAB-MT e a Defesa Civil também compartilharam suas experiências e atuações em defesa do meio ambiente.
“Vimos como o sensoriamento remoto pode ajudar no monitoramento e na prevenção. Também ouvimos instituições que têm voz ativa na defesa do meio ambiente e conhecemos o trabalho essencial da Defesa Civil, que atua onde a urgência se impõe, especialmente diante das chuvas intensas que vivemos”, lembrou a primeira vice-presidente do Crea-MT, Daiane Brum.
Segundo ela, também foram discutidos assuntos muitas vezes negligenciados, como a logística reversa e o impacto de pequenas atitudes no cotidiano.
O projeto Lixo Zero, que propõe a substituição do conceito tradicional de lixo pelo de resíduo com potencial de reutilização, foi citado como exemplo positivo — com iniciativas já em curso em Cuiabá.
“Esta semana foi um lembrete de que cuidar da natureza é cuidar da nossa própria vida. Cada atitude de hoje é parte do legado que deixaremos para amanhã”, enfatizou Daiane.
Prêmio Arara
Durante a programação, foi lançado o Prêmio Arara, uma iniciativa do Crea-MT por meio da Comissão de Meio Ambiente, em parceria com a Mútua. O objetivo é reconhecer e valorizar práticas sustentáveis desenvolvidas por profissionais, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e órgãos públicos.
As inscrições serão abertas no dia 26 de junho e os projetos poderão ser inscritos em quatro categorias:
-
Inovação Tecnológica e Sustentável
-
Educação e Mobilização Ambiental
-
Gestão de Recursos Naturais e Conservação
-
Práticas Sustentáveis no Setor da Engenharia, Agronomia e Geociências
Os vencedores receberão o Troféu Arara, certificado de reconhecimento e terão seus projetos divulgados nos canais oficiais do Crea-MT.
Ação Comunitária encerra programação
A programação da Semana do Meio Ambiente se encerra nesta sexta-feira (6), com a Ação Comunitária de treinamento em combate a incêndios, conduzida pelo major BM Vinícios, do Corpo de Bombeiros (BEA), no Parque Jonas Pinheiro.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma visão ampla do auditório onde ocorreram as palestras, com os participantes sentados e o palestrante em pé. Um telão ao fundo é utilizado para apresentação do conteúdo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá
O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.
Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.
De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”
Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”
Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”
Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”
Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.
Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.
A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.
Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.
A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO5 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
