CUIABÁ

Secretaria Municipal da Mulher realizou mais de trinta mil atendimentos

Publicados

em

Desde a criação da Secretaria Municipal da Mulher, em junho de 2020, a pasta tem desenvolvido projetos, campanhas e ações para a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de atuar na articulação com outros órgãos da administração e com a sociedade civil, visando promover a proteção na perspectiva de gênero e a incorporação nas demais políticas públicas.

De acordo com a secretária da mulher, Cely Almeida, o ano de 2022 foi de intenso  trabalho, com a garantia de atendimento a mais de 30 mil mulheres.

Ela destaca que ensejo da primeira-dama, Marcia Pinheiro, era assegurar o cuidado com a saúde da mulher. Mediante a recomendação,  no mês de outubro foi realizado o projeto “Espaço Mulher”, onde mais de quatro  mil mulheres receberam atendimentos e realizaram exames ginecológicos, exames laboratoriais, mamografias dentre outros.

“Além disso quero destacar todas as ações que foram realizadas por meio da secretaria, como palestras em bairros, rodas de conversa em escolas, clubes de mães, coletivo trans, panfletagem em bares, restaurantes, shoppings, aeroporto, rodoviária da capital, criação da cartilha contra o Assédio Sexual em repartições públicas, seminários e o evento que ofereceu cerca de 50 atendimentos “Mulheres em Ação”, relata.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta morte da primeira auditora fiscal de Cuiabá

Ela relembra ainda que durante os 21 dias de ativismo que foi realizado no último dia 20 de novembro, a secretaria percorreu mais de 20 bairros com ações de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher. Além do Espaço de Acolhimento da Mulher, que funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia e conta com uma equipe multidisciplinar e realizou mais de 700 atendimentos.

Para a primeira-dama, Marcia Pinheiro, é muito importante a vítima saber que não está sozinha, que tem um apoio e pode buscar ajuda para mudar sua realidade. Ela ainda ressalta que 2022 foi um ano de muito trabalho e comprometimento, principalmente nas áreas sócias.

“Hoje posso dizer que é a Secretaria Municipal da Mulher foi a realização de um sonho, pois acompanhamos as demandas de todas as cidades de Mato Grosso e os dados demonstram a necessidade de ofertarmos uma pasta que acolheria todas as mulheres”, afirma.

Segundo a secretária-adjunta, Elis Regina Prates, além de todo trabalho realizado por meio da pasta, um dos principais programas foi o Solidariedade em Ação, onde o projeto pioneiro e de iniciativa da primeira-dama, mantém suporte aos filhos de vítimas de femicídio e a partir de 2023 irão receber R$ 1.212 por criança.

Leia Também:  Vereadora realiza adesivaço e entrega de panfletos de combate à violência contra mulher em Cuiabá

“Essas crianças são entregues a tias, avós, ou alguma mulher que se disponha a criá-los, sem muitas vezes ter sequer os meios financeiros e que passam a conviver com esse nível de tragédia e graças a nossa gestão humanizada, essas crianças serão amparadas”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura remove edificações desocupadas em área de nascentes após recomendações do Ministério Público

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (27), uma nova ação de fiscalização e remoção de edificações irregulares no Loteamento Residencial Ilza Terezinha Picoli Pagot e entorno. A atuação ocorre em cumprimento a recomendações e notificações do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), que orientam o poder público a exercer seu papel constitucional e legal na proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da segurança da população.

Durante a operação, realizada de forma coordenada pela Secretaria de Ordem Pública, com apoio da Polícia Militar e demais órgãos envolvidos, cerca de oito edificações desocupadas foram demolidas. As estruturas eram de alvenaria, muros e obras ainda em construção. Conforme levantamento realizado pelos órgãos municipais, não havia moradores nos imóveis no momento da intervenção. Nenhuma família foi retirada de residência habitada.

A área possui nascentes e características de área úmida, com presença de minas d’água, além de solo arenoso e suscetível a processos erosivos e alagamentos. O local está inserido em área de preservação permanente (APP), que possui legislação específica e restritiva justamente para garantir a proteção dos recursos hídricos e das nascentes.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá arquiva representação contra Chico 2000 após parecer da Procuradoria apontar inconsistências

Laudo elaborado pela Defesa Civil Municipal também classificou a região como de alto risco hidrológico. Segundo os estudos técnicos, as condições do terreno podem provocar erosões, alagamentos e comprometer a segurança de edificações instaladas no local. Por se tratar de área ambientalmente protegida e de risco, a ocupação também apresenta restrições para eventual regularização fundiária.

Ao comentar a atuação, o prefeito Abílio Brunini reforçou que o Município não apoia novas ocupações irregulares e que a Prefeitura está cumprindo determinações e orientações dos órgãos de controle e do sistema de Justiça. “Não invadam área pública, privada, área de proteção permanente, área de praça, qualquer equipamento público ou privado. Se invadir, infelizmente, teremos de agir para proteger o direito à propriedade e o bem público”, afirmou.

O prefeito também destacou que a fiscalização não tem como objetivo retirar famílias de imóveis habitados sem o devido atendimento. “Se tivesse alguma família dentro, ela teria o apoio”, afirmou, ao explicar que as estruturas demolidas durante a ação foram previamente verificadas e estavam desocupadas.

A Prefeitura ressalta que o combate às ocupações irregulares ocorre especialmente em áreas públicas, propriedades privadas e locais ambientalmente protegidos, em atendimento às recomendações e notificações do Ministério Público e às determinações judiciais. A legislação estabelece proteção especial para áreas de nascentes e APPs, restringindo intervenções que possam causar degradação ambiental.

Leia Também:  Vereador homenageia capoeiristas com projeto de lei e títulos de honrarias

Nos casos em que houver famílias em situação de vulnerabilidade eventualmente afetadas por ações de desocupação, o Município prevê atendimento individualizado por meio do Comitê Intersetorial de Gestão de Desocupações de Áreas Públicas (CIGDAP), com participação das secretarias de Assistência Social e Habitação e encaminhamento à rede de proteção social.

A medida reforça a atuação integrada do poder público para impedir novas ocupações em áreas ambientalmente protegidas e de risco, preservar as nascentes e garantir o cumprimento das normas ambientais, urbanísticas e das orientações dos órgãos de controle.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA