CUIABÁ

Secretaria encerra os ’21 dias pelo fim da violência contra a mulher’ com a campanha do Laço Branco

A jornada de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal da Mulher, chegou ao seu encerramento nesta quarta-feira (6), no auditório do Palácio Alencastro.

Mais de 60 servidores da sede da administração municipal participaram da campanha Laço Branco, marcando o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, conforme estabelecido pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.

A palestra foi conduzida pelo promotor de Justiça Tiago de Souza Afonso, do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público de Mato Grosso.

O titular da 15ª Promotoria de Justiça Criminal destacou a presença ativa dos servidores homens durante a explanação como um sinal de mudança na sociedade patriarcal em que vivemos.

“É crucial que os homens exerçam uma abordagem responsável, tanto na maneira como tratam suas esposas quanto na educação de seus filhos e no apoio emocional a essas crianças, para que elas se tornem pessoas melhores e acabem com essa cultura machista”, explicou.

Leia Também:  Stopa reúne-se com o Comitê de Enfrentamento à Covid19 nesta quarta-feira (23) e debaterá sobre uso de máscara em ambientes fechados

Nessa perspectiva, a titular da pasta, Cely Almeida, destacou o trabalho realizado nas escolas municipais, cumprindo a lei 14.164/21, de autoria do deputado federal Emanuelzinho.

“Estamos focados no trabalho realizado nas escolas, especialmente na Semana Escolar de Combate à Violência Doméstica, uma proposta do deputado Emanuelzinho que tem ajudado a conscientizar nossas crianças sobre como construir uma sociedade mais igualitária e sem discriminação de gênero”, enfatizou.

O promotor também respondeu a várias perguntas e dúvidas dos servidores sobre formas de denúncias, casos familiares e direitos das mulheres.

“Eu achei essa palestra de suma importância, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, juntamente com a Secretaria da Mulher. Estão de parabéns por essa palestra enriquecedora, que proporciona aos homens uma maior consciência sobre como tratar as mulheres, baseado no diálogo e no carinho”, disse Helder César Gomes, servidor da Secretaria de Comunicação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá convida população para a 16ª Conferência Municipal de Saúde; inscrições começam em maio

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida a população cuiabana a participar da 16ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 29 e 30 de junho de 2026. O evento é um dos mais importantes espaços de participação social para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área, gestores e representantes da sociedade civil organizada para debater propostas e contribuir diretamente com a construção de melhorias para a rede pública de saúde.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa da população e com a construção coletiva de soluções. Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de discutir desafios, apresentar sugestões e colaborar na definição de diretrizes que irão nortear as ações da saúde em Cuiabá.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma online e estarão disponíveis entre os dias 4 e 15 de maio. O formulário eletrônico já está definido e poderá ser acessado pelo link: https://forms.gle/qK3jKvWFrjJ7DHaz, que ficará ativo apenas dentro desse período. Não haverá inscrição no local do evento.

Leia Também:  Câmara aprova Dia da Igualdade Feminina no calendário oficial da cidade

A conferência será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 7h às 18h, reunindo diferentes segmentos em um ambiente democrático de diálogo e construção de propostas.

Serviço

Data: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: das 7h às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato GrossoPeríodo de inscrição:de 4 a 15 de maio (online)
Link para inscrição: https://forms.gle/qK3jKvWFrjJ7DHaz (disponível apenas no período de inscrição)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA