CUIABÁ

Primeira-secretária aponta cassação em Pedra Preta como marco contra violência política de gênero

Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli 
Autora do projeto de lei que cria a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero, atualmente em tramitação na Câmara de Cuiabá, a vereadora Katiuscia Manteli (PSB) tem acompanhado de perto o avanço desse debate no município. Durante sua fala nesta quinta-feira (4), destacou um episódio que considerou um marco para todas as mulheres que ocupam espaços de poder, a cassação do vereador Gilson José de Souza (União), de Pedra Preta.  O fato ocorreu após o ex-vereador atacar a prefeita Iraci Ferreira de Souza (PSDB) com ofensas misóginas durante sessão legislativa.
No plenário, Katiuscia ressaltou o impacto da decisão. Para ela, o gesto da Câmara de Pedra Preta representa uma mensagem clara de que a violência política de gênero não será mais tolerada.
“Grande vitória para nós, mulheres. Hoje principalmente, nós, vereadoras que ocupamos cargos públicos, acordamos com a notícia da cassação do vereador por ter usado um termo que evitamos até repetir, e isso para se referir à prefeita. Isso significa que a sociedade, que os homens, foram oito votos favoráveis contra dois, não vão mais admitir esse tipo de violência. Está na hora de dar um basta”, afirmou.
A vereadora destacou que a decisão reafirma o direito das mulheres de exercerem sua função pública sem serem alvos de ataques misóginos. 
“Essa cassação é um recado para aqueles que acham que a mulher não tem competência para estar aqui, para aqueles que tentam diminuir a mulher com palavras ou atitudes, verbais ou não. É hora de pôr fim à violência política de gênero, e esse é apenas o primeiro recado para quem insistir nesse comportamento”, enfatizou.
Katiuscia também celebrou a mobilização feminina em defesa da prefeita. “A união das mulheres foi imprescindível para que isso acontecesse. Vimos Mato Grosso inteiro se mobilizando, e hoje temos esse resultado positivo. Parabéns à Câmara Municipal por dar esse recado a todas nós”, completou.
Projeto em tramitação
A vereadora é autora do projeto de lei que institui a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em Cuiabá, atualmente em discussão na Câmara Municipal. A proposta busca estabelecer diretrizes de prevenção, conscientização e proteção para garantir que mulheres possam exercer seus direitos políticos em ambientes seguros e respeitosos. Entre as medidas previstas estão campanhas educativas, divulgação de canais de denúncia e ações de sensibilização para agentes públicos e para a sociedade.
O caso
A cassação do vereador Gilson José de Souza (União) foi aprovada por oito votos a dois durante sessão extraordinária nessa quarta-feira (3). Ele foi acusado de quebrar o decoro parlamentar ao chamar a prefeita Iraci Ferreira de Souza (PSDB) de “cachorra viciada” durante sessão de 25 de agosto, segundo relatório da Comissão Processante.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam o falecimento de Mário Antunes de Almeida Filho, aos 79 anos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia Também:  Secretaria de Educação informa que atendimento das CADs não será suspenso (Atualizada às 18h27)

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá economiza mais de 77% em contratos de veículos e telefonia

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA