CUIABÁ

Presidente da Comissão de Direitos Humanos se compromete a apresentar demanda de Idosos ao prefeito eleito

05/11/2024
Presidente da Comissão de Direitos Humanos se compromete a apresentar demanda de Idosos ao prefeito eleito
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) recebeu nesta terça (05) o Dr. Jeronimo Luis Barbosa Urei, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O representante apresentou demandas da categoria na reunião e a parlamentar se comprometeu a levá-las ao prefeito eleito.&nbsp
De acordo com a vereadora Maysa Leão (Republicanos), o momento de transição de governo é oportuno para a apresentação das demandas aos futuros gestores do Executivo, visto que há uma dificuldade de diálogo com a atual gestão.
“Fiz o compromisso na Comissão que a gente vai convidar a futura secretária de Assistência Social, a coronel Vânia, além do prefeito eleito, Abílio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, para fazer parte da reunião de dezembro”, aponta a republicana.&nbsp
Segundo a parlamentar, os idosos estão pedindo socorro para a Câmara desde o período em que assumiu como parlamentar, e que a Comissão ao qual preside, prontamente vem atendendo o grupo. “E a gente tem atendido esses idosos, ouvido as suas dores e cada dia mais há um desmonte do serviço de atendimento aos idosos no município de Cuiabá”, complementa a parlamentar.&nbsp
Dentre os pontos levantados pelo conselheiro, e que serão apresentados para o novo prefeito, estão a implementação de um Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Cuiabá na região Oeste implementação de serviços Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e demais secretarias Implementação da Secretaria-adjunta da Pessoa Idosa Suplementação de Orçamento para resolver a questão da alimentação Retorno das Políticas de Estado para o Idoso e o retorno das aulas de alfabetização nos CCI’S.
Além da vereadora Maysa Leão, fazem parte da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Cuiabá o vereador Dr. Luiz Fernando (União Brasil) e a vereadora Michelly Alencar (União Brasil).
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Limpurb dá continuidade à instalação de lâmpadas de LED no Pedra 90
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia pagamentos do leilão de passivos e avança na regularização de dívidas históricas

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a efetivação dos primeiros pagamentos do Programa de Regularização do Passivo Financeiro Municipal, marcando o início da fase prática da política pública criada para reduzir débitos históricos do município. A medida contempla os credores que aderiram ao primeiro edital de Oferta Pública de Recursos, mecanismo instituído para viabilizar a quitação negociada de obrigações financeiras da administração municipal. A ação começou na quinta feira (9).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Economia, o programa foi instituído pela Lei nº 7.394/2025 e regulamentado pelo Decreto nº 12.099/2026. A iniciativa estabelece regras para a novação de créditos, permitindo que os credores optem, de forma voluntária, por receber os valores mediante condições previamente definidas, como pagamento à vista com deságio ou outras modalidades previstas no edital.

Com o início dos pagamentos, a Prefeitura coloca em prática uma política voltada à regularização do passivo financeiro municipal, dando andamento a um processo estruturado para solucionar pendências acumuladas ao longo dos anos. O modelo busca oferecer maior previsibilidade à gestão das contas públicas e segurança jurídica aos credores que aderiram ao programa.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá lança Portal Oferta Pública para regularização de débitos com fornecedores

O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, destaca que a efetivação dos pagamentos representa o cumprimento de uma das etapas previstas na política de regularização fiscal do município.

“A Prefeitura de Cuiabá está honrando, na prática, o compromisso assumido com os credores e com a responsabilidade fiscal. Os pagamentos já estão sendo efetivados, resultado de um trabalho técnico que oferece segurança jurídica e financeira e contribui para abrir espaço para novos investimentos na cidade”, disse.

A Oferta Pública de Recursos, conhecida como leilão de passivos, foi criada como instrumento para ampliar a capacidade de negociação entre o município e seus credores, permitindo acordos que conciliam o interesse público com a regularização das obrigações financeiras. A adesão é voluntária e segue os critérios estabelecidos na legislação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA