CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reabre Biblioteca Municipal e capital ganha um novo espaço de conhecimento e inclusão

Depois de 12 anos fechada, a Biblioteca Pública Municipal Manoel Cavalcante Proença é reaberta pela gestão Emanuel Pinheiro nesta segunda-feira (30). Considerado um importante centro cultural e educativo de Cuiabá, o espaço conta com uma infraestrutura proporcional ao conceito atual de uma biblioteca, moderna e adaptada com mais recursos e um ambiente renovado, para atender com excelência tanto estudantes quanto pesquisadores. Outro destaque importante é a acessibilidade. O evento de reabertura contou com apresentações musicais dos professores do Projeto Cuiabá Sonoro.

Conta com um acervo diversificado e de alta qualidade, com mais de mil livros em diferentes áreas do conhecimento, abrangendo desde obras científicas, literárias, técnicas até culturais.

A biblioteca foi reformada com estantes novas, adaptadas para o uso de Pessoas com Deficiência (PCDs), tornando o ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos. Cada detalhe foi pensado para garantir o conforto e a liberdade de acesso, proporcionando uma experiência positiva para todos os visitantes.

A nova estrutura totalmente climatizada oferece também uma sala de estudos equipada com mesas, computadores e acesso à Internet, possibilitando um ambiente ideal para alunos, pesquisadores e demais interessados em realizar estudos e pesquisas de forma tranquila e eficiente. São 25 computadores disponíveis para o uso do público, garantindo acesso à informação digital e a recursos online essenciais para o aprendizado e a produção de conhecimento.

Leia Também:  Locais de prova para concurso público da Saúde já estão disponíveis no site da banca organizadora

“Com esses novos recursos e melhorias, a Biblioteca Municipal reafirma seu compromisso com a educação, o acesso à informação e a inclusão social. A reabertura da Biblioteca Municipal é mais do que uma renovação física. É um novo capítulo na história de nossa cidade, um espaço que se reinventa para continuar sendo um farol de cultura e educação para toda a comunidade”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

“Fizemos uma readequação da biblioteca para finalmente voltar a funcionar e atender o público, com internet à disposição e com novas prateleiras adequadas ao sistema de uso dos PCDs, porque tem que ser mais baixo, para que tenham acesso sem precisar de ajuda. Além do acervo exposto, a biblioteca tem a disponibilidade de 25 computadores para as pesquisas. Se cada um for usado por 4 pessoas por dia, teremos 100 pessoas diariamente”, explicou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.

Além da disponibilidade para pesquisa, a Biblioteca Municipal também poderá emprestar os livros.

LONGA ESPERA

Vários gestores passaram e não reabriram o local. Por conta da demora, as pessoas foram perdendo o hábito de visitar a biblioteca. Mas, a procura retomará na medida que as pessoas vão divulgando.

Leia Também:  Presidente da Câmara de Cuiabá cobra conclusão de terminal e asfaltamento em bairros

Nesse tempo, os servidores da biblioteca se mantiveram otimistas de que seria revitalizada. “São pessoas que aproveitaram para se qualificar, fizeram biblioteconomia e vão estar atendendo o público. Eu ficaria frustrado se não reabrisse a biblioteca até hoje, 30 de dezembro. Desde o dia que assumi, como secretário há cerca de sete meses, batalhei com toda a equipe para realizar esse sonho de todos nós aqui, e o prefeito Emanuel Pinheiro apoiou a iniciativa”, disse o Justino.

Rubens de Souza Rufino, um dos servidores responsáveis pelo atendimento (há outros três nessa atribuição) não conseguiu conter a emoção e alegria com a reabertura da biblioteca. “É uma das melhores. E digo com muita emoção, era ruim alguém chegar aqui e ter que mandar procurar as outras bibliotecas. Então, hoje nós temos, climatizada e estruturada. Agora temos condições de atender a nossa população, na hora que chegar aqui, e teremos o maior prazer de atender. Sou servidor público, e eu procuro atender o público da melhor maneira possível, porque eu sou servidor deles. Eu não quero que as pessoas saiam daqui sem uma resposta. Então, eu digo que 99% do nosso público encontrará o que precisa aqui”, frisou o servidor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Participantes do Lutadoras terão orientação com cardiologistas de forma gratuita na Secretaria da Mulher

A Secretaria Municipal da Mulher realiza, nesta quinta-feira (14), a primeira ação integrativa voltada às participantes do Programa Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana. A iniciativa, intitulada “Cardiologia para as Lutadoras”, disponibilizará 50 atendimentos cardiológicos gratuitos na sede da secretaria, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 490.

Serão ofertadas 25 consultas no período da manhã, das 8h às 11h, e outras 25 no período da tarde, das 14h às 17h. Além da orientação individual com o profissional de cardiologia, a programação inclui roda de conversa com psicóloga, que ocorrerá das 10h às 11h, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia e coffee break em ambos os períodos.

Idealizado pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, sob a liderança da secretária Hadassah Suzannah, com apoio do Núcleo da Primeira-Dama. Hadassah destacou o apoio dos parceiros na ação, que reforça o compromisso do município com o cuidado integral das participantes.

“Essa é mais uma ação realizada com o apoio de parceiros. Nesta edição, receberemos o movimento Cardiobrasas, com a cardiologista Nathalia Camarão, que vai oferecer orientações sobre saúde do coração e saúde mental, além de espaços de escuta e apoio às participantes do projeto Lutadoras. Além da defesa pessoal, o projeto Lutadoras promove também saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Paciente viaja mais de 600 km para receber atendimento especializado no Centro de Tratamento de Queimados do HMC

As interessadas em participar da ação “Cardiologia para as Lutadoras” devem enviar mensagem para o WhatsApp da Diretoria de Políticas Públicas, pelo número (65) 9304-6119, informando interesse na atividade.

Neste ano, o projeto Lutadoras foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 17 polos em diferentes regiões da capital. Cada unidade conta com duas turmas e pode atender até 30 alunas, totalizando 60 participantes por polo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA