CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá distribui produto para purificação da água e higienização de alimentos

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (20) a Ação Saúde e Proteção Fiscaliza e Cuida, iniciativa que une cuidado com os servidores e atenção aos frequentadores do Parque Tia Nair.

A programação conta com dois momentos de entrega gratuita de hipoclorito de sódio e folders informativos: no período da manhã, no auditório da SORP, destinado a servidores e colaboradores da Pasta; e às 17h, no Parque Tia Nair, aberto a toda a população.

Reconhecido por sua eficácia na eliminação de vírus e bactérias, o hipoclorito de sódio pode ser utilizado na purificação da água para consumo humano, na higienização de alimentos e no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, a ação reforça o compromisso da gestão com a saúde coletiva. Ela destaca que essa é uma nova abordagem nas atividades dos fiscais, visando envolver toda a comunidade nas boas práticas de saúde e limpeza.

Leia Também:  Estudantes da Escola Militar Dom Pedro II participam do Projeto Cuiabaninhos

“A entrega de hipoclorito fortalece o compromisso da gestão em proteger a saúde dos servidores e da população, unindo prevenção individual e ação coletiva contra doenças que afetam nossa cidade”, afirmou.

O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, ressaltou a importância do uso do hipoclorito de sódio na desinfecção da água e dos alimentos, contribuindo para o combate a bactérias e para a promoção da saúde. Ele também enfatizou que a iniciativa reforça a ideia de que o cuidado começa em casa, com cada um sendo exemplo de higiene e prevenção.

“Essa parceria com a Secretaria de Saúde garante acesso a um produto que purifica a água e auxilia na desinfecção dos alimentos. É um reforço ao trabalho que iniciamos desde o começo do ano, com a fiscalização de terrenos baldios, imóveis abandonados e pontos de água parada. Agora, também levamos esse cuidado diretamente aos servidores e aos munícipes que frequentam o parque”, explicou.

Como usar o hipoclorito de sódio

• Higienização de alimentos: adicionar 10 gotas de solução a 2,5% por litro de água, deixar os alimentos submersos por 15 minutos e enxaguar com água potável.
• Tratamento da água para consumo humano: adicionar 2 gotas de solução a 2,5% por litro de água, aguardar 30 minutos antes de consumir e usar em até 24h.

Leia Também:  Prefeito encaminha à Câmara Municipal proposta de lei que institui o Programa de Aquisição de Alimentos no município

Eliminação de larvas do mosquito da dengue:

• Caixa d’água de 250 litros → 25 mL (500 gotas)
• Caixa d’água de 500 litros → 50 mL (1000 gotas)
• Caixa d’água de 1000 litros → 100 mL (2000 gotas).

#PraCegoVer

A foto ilustra o momento da entrega gratuita de hipoclorito de sódio e folders informativos aos servidores da Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura reforça rede de acompanhamento a adolescentes em medidas socioeducativas

A integração entre os serviços da assistência social e o fortalecimento das ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foram os principais temas debatidos durante a Reunião Ampliada “Adolescência: um Compromisso de Todos, Avanços e Desafios da PSC”, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. O encontro ocorreu na quarta-feira (3), no auditório da pasta, reunindo profissionais que atuam diretamente na execução da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

A atividade reuniu representantes dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais profissionais da rede socioassistencial para discutir estratégias de atendimento, alinhar procedimentos e compartilhar experiências relacionadas ao acompanhamento de adolescentes encaminhados pela Justiça para o cumprimento de medidas em meio aberto.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o município mantém uma atuação articulada entre as políticas de assistência social, saúde e educação para garantir acompanhamento aos adolescentes e suas famílias.

“As medidas socioeducativas são acompanhadas pelas equipes técnicas dos CREAS, que desenvolvem um trabalho contínuo de orientação, apoio e fortalecimento de vínculos”, disse, ressaltando a busca por parcerias voltadas à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho, incluindo ações do Programa Acessuas Trabalho, que oferece oficinas e orientações relacionadas ao mundo do trabalho.

Leia Também:  Prefeito encaminha à Câmara Municipal proposta de lei que institui o Programa de Aquisição de Alimentos no município

A palestrante e gerente do CREAS Norte, Vera Lúcia Martins Pereira, explicou que a reunião ampliada teve com

De acordo com ela, além dos 14 CRAS, o município conta atualmente com quatro Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), que atuam como unidades executoras da Prestação de Serviços à Comunidade. O alinhamento entre os profissionais busca garantir que os adolescentes cumpram as medidas determinadas pela Justiça de forma adequada e com acompanhamento técnico qualificado.o principal objetivo aproximar as equipes da Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica, fortalecendo a atuação conjunta entre CREAS e CRAS.

Durante a apresentação, Vera detalhou o fluxo de atendimento realizado pela rede. Após a determinação judicial, o adolescente é encaminhado ao CREAS, onde uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, pedagogo e orientador social elabora, juntamente com o jovem e sua família, o Plano Individual de Atendimento (PIA). Quando a medida aplicada é a Prestação de Serviços à Comunidade, o adolescente passa a desenvolver atividades supervisionadas em unidades do CRAS de seu território.

A psicóloga e gerente do CRAS Centro, Dariane Melo, ressaltou que o serviço de medidas socioeducativas conta com uma equipe técnica exclusiva responsável pelo atendimento dos adolescentes e de seus familiares. Ela explicou que, além do acompanhamento psicossocial, são realizados encaminhamentos para áreas como saúde, educação e qualificação profissional, em articulação com a rede de proteção e o Poder Judiciário.

Leia Também:  Expominério 2025 é tema de destaque na Câmara de Cuiabá

Para Dariane, momentos de capacitação são fundamentais para a qualificação do serviço. “A assistência social não trabalha sozinha, trabalha com todos, e estar ali junto faz parte do processo de trabalho”, afirmou, ao destacar a importância da troca de experiências entre os profissionais que atuam diretamente no atendimento.

A perspectiva prática do trabalho desenvolvido nos territórios também foi abordada pelos participantes. O orientador social Marcelo Lima Martins, do CRAS Doutor Fábio, destacou que o acolhimento é um dos pilares do atendimento aos adolescentes. Segundo ele, compreender as particularidades de cada jovem e respeitar seu tempo são fatores essenciais para transformar o período de cumprimento da medida em uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

Na mesma linha, o gerente do CRAS Pedregal, João Vítor Souza dos Santos, afirmou que o maior desafio das equipes é conquistar a confiança dos adolescentes durante o primeiro contato. Ele destacou que o trabalho desenvolvido pelos profissionais busca identificar potencialidades e estimular habilidades que contribuam para a ressocialização e a construção de novas perspectivas de vida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA