CUIABÁ
Prefeito prestigia defesa de doutorado sobre feminicídio e destaca importância da pesquisa
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou da defesa de tese de doutorado da promotora de Justiça Lindinalva Corrêa Rodrigues, aprovada no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A apresentação ocorreu no auditório da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, com o tema “Eles não param de matar: o feminicídio como exercício de soberania sobre o corpo feminino em face da ineficiência do Estado contemporâneo”.
A banca examinadora foi composta pelas professoras doutoras Amin Haddad Campos e Maria Cristina Theobaldo, como membros externas, e Patrícia Silvia Silva Osório e Aline Wendy Papi Nunes Siqueira, como integrantes da banca interna. A orientação da pesquisa foi conduzida pelo professor doutor Mário César Silva Leite.
Durante a agenda, o prefeito Abilio destacou a relevância do estudo para o aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e para o fortalecimento da rede de proteção às vítimas.
“O feminicídio é uma das formas mais graves de violência contra a mulher e precisa ser enfrentado com conhecimento, políticas públicas efetivas e ações integradas de proteção. Estudos como este ajudam a ampliar a compreensão do problema e contribuem para o aperfeiçoamento das estratégias de acolhimento, prevenção e defesa da vida das mulheres”, afirmou o prefeito.
Ao agradecer a presença do chefe do Executivo municipal, Lindinalva destacou a importância do gesto institucional. “Quero agradecer a presença do prefeito Abilio neste momento. Isso demonstra que ele e o município de Cuiabá se importam”, declarou.
Durante a apresentação, a promotora analisou três casos emblemáticos da história recente do país. O primeiro foi o de Ângela Diniz, assassinada em 1976, episódio que impulsionou a mobilização nacional sintetizada no lema “Quem Ama Não Mata”. O segundo foi o da atriz Daniela Perez, morta em 1992, caso que levou à inclusão do homicídio qualificado no rol dos crimes hediondos. O terceiro foi o de Elisa Samúdio, assassinada em 2010, apontado na tese como exemplo de falhas na rede de proteção e na efetividade das medidas preventivas do Estado.
A pesquisa também abordou dados nacionais e estaduais sobre feminicídio, violência doméstica e medidas protetivas, defendendo a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas à prevenção, ao acolhimento e à proteção das mulheres.
A Prefeitura de Cuiabá tem ampliado ações voltadas ao público feminino em diferentes áreas, incluindo saúde, assistência social, segurança, mobilidade urbana, habitação, qualificação profissional e geração de renda. Entre as iniciativas está a implantação das Salas Acolher nas Unidades de Saúde da Família, que oferecem atendimento multiprofissional, escuta qualificada e encaminhamento à rede de proteção para mulheres em situação de violência.
O município também mantém a Casa de Amparo, que funciona 24 horas por dia para acolher mulheres em situação de risco de morte ou ameaçadas em decorrência da violência doméstica e familiar. Entre janeiro de 2025 e fevereiro de 2026, a unidade acolheu 401 pessoas, sendo 194 mulheres e 207 crianças e adolescentes.
Outra iniciativa desenvolvida pela gestão municipal é o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, que oferece acolhimento, orientação jurídica, apoio psicológico e atendimento por meio da Van Rosa, unidade móvel integrada à rede de proteção. A Prefeitura também mantém o projeto Solidariedade em Ação, responsável pelo repasse de auxílio financeiro a crianças órfãs de feminicídio. Entre 2025 e janeiro de 2026, foram destinados R$ 344,6 mil aos filhos das vítimas.
Representantes da Secretaria Municipal da Mulher acompanharam a defesa da tese. Também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felipe Wellaton; e a secretária municipal de Comunicação, Ana Karla.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeito reúne diretores e destaca investimentos, infraestrutura e acolhimento nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá promoveu uma reunião com todos os diretores das unidades da rede municipal para uma reunião no auditório da Secretaria, nesta sexta-feira (12). O encontro foi realizado a pedido do prefeito Abilio Brunini, que conduziu as tratativas, com objetivo principal de ouvir os gestores, conhecer as demandas das escolas e discutir ações voltadas ao fortalecimento da educação no município.
Durante a reunião, foram debatidos temas importantes para o funcionamento da rede, como o processo seletivo de profissionais da educação, reformas e manutenções das escolas, além de outras demandas apresentadas pelos diretores. O prefeito ouviu atentamente as reivindicações e os apontamentos feitos pelos gestores, e procurou compreender as necessidades específicas de cada unidade, apontando alguns encaminhamentos.
Mais do que apresentar orientações, o encontro teve caráter participativo. A proposta foi criar um espaço de escuta para que os diretores pudessem compartilhar desafios, sugestões e necessidades relacionadas ao dia a dia das escolas.
O prefeito Abilio Brunini reforçou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura das unidades educacionais e com a valorização do trabalho desenvolvido pelos gestores escolares. A iniciativa demonstra a seriedade da administração em promover avanços na qualidade da educação e nas condições de trabalho oferecidas à comunidade escolar.
A reunião foi considerada produtiva pelos participantes, além de importante para fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e os diretores.
“O alinhamento das ações visam aprimorar o atendimento aos estudantes. O objetivo é o aluno. O trabalho a ser priorizado é para ofertar o melhor para os alunos”, frisou o prefeito.
Na oportunidade, o prefeito falou do papel do diretor e da escola, que é um local de acolhimento da comunidade. Tratou sobre a condução das programações festivas que estão abertas para realizações, pois o espaço é cedido para as atividades da comunidade escolar.
Sobre infraestrutura, elencou as prioridades e orientou os gestores a usarem o dinheiro repassado para custeio mensal priorizando o que precisa com urgência. “No ano passado não tinha recurso definido, por conta das condições financeiras da Prefeitura, mas este ano, são mais de R$ 2 milhões por mês. E conforme vamos organizando o caixa, aumentaremos o recurso. Peço que sejam compreensivos nas prioridades, às vezes não dá no mês, dentro do que recebem para a manutenção da escola, mas pode esperar para o outro mês. E se for muito urgente, procurem a equipe da Secretaria de Educação. Mas precisamos ter a consciência de oferecer o mínimo de dignidade aos estudantes”, frisou Abilio.
Entre os diversos assuntos, o prefeito também esclareceu o motivo pelo qual não haverá feriado emendando dias. Ressaltou que muitas mães não tem onde deixar seus filhos, entre elas, as que são mãe e pai ao mesmo tempo, ou das crianças que dependem da escola para refeição, e que o único lugar seguro que tem para deixar é a escola.
Os diretores destacaram a oportunidade de diálogo aberto e a disposição da administração municipal em ouvir quem está à frente das unidades escolares.
A diretora do Cemei Paulo Ronan, Maria do Carmo Martins, avaliou a reunião como esclarecedora. “Eu achei excelente, muito esclarecedora. O que nós tínhamos dificuldade, o prefeito apontou direções. Acho que deveria acontecer mais encontros como o de hoje. O Abilio está sempre conosco, isso faz muito bem para a gente, dele estar perto, é acolhedor diante dos desafios encontrados. Eu me senti acolhida demais. A simplicidade dele, enquanto prefeito, vir aqui conversar conosco foi maravilhoso e produtivo”, declarou.
Núbia Rafaelle Barbosa Neto, diretora da Emeb Francisco Pedroso da Silva, também ressaltou a importância desse contato com o prefeito. “Às vezes precisa ir direto nele, porque ele que é o nosso responsável ali. Então, ele conseguiu, nos ouvindo, porque nós é que estamos lá na ponta, na sala de aula, no chão da escola. Ele nos ouvindo da forma que nos ouviu hoje, nos proporcionando esse momento de trocas de informações, foi muito importante, porque aí a gente vê que a educação só tem a ganhar com isso”, frisou.
O secretário de Educação Reginaldo Teixeira e toda equipe contribuíram com as tratativas, frisando estarem disponíveis para recebe-los independente de reunião coletiva.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT6 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
ESPORTES5 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
PICANTES7 dias atrásEx-BBBs e famosos participam de jantar oficial antes do São João da Thay: ‘Alegria’
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
SAÚDE4 dias atrásPrimeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental avança no país. Ministério da Saúde reforça importância da participação da população
-
SAÚDE4 dias atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente estratégia atual de vacinação do Butantan contra dengue

