CUIABÁ

Prefeito dialoga sobre projetos culturais com o cantor e ator Maurício Mattar

Com o objetivo de estreitar as amizades e fortalecer futuros projetos, o ator e cantor Maurício Mattar, acompanhado de sua equipe de produção, fez uma visita e foi recebido pelo prefeito Abilio Brunini, no Palácio Alencastro, na tarde de quinta-feira (20). Os secretários municipais de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros e o de Cultura, Johnny Everson também estiveram presentes, contribuindo com ideias.

Segundo o secretário Jefferson, o ator já tem uma presença muito forte no Estado, costuma sempre estar por aqui encampando projetos, inclusive trabalharam juntos ao Governo no Estado no passado. “Ele veio apresentar essa imagem e ajudar Mato Grosso, Cuiabá, em divulgar sua imagem ao nível nacional. A ideia é essa, pegar os projetos que nós temos de qualidade aqui em Cuiabá e dar visibilidade que o Maurício tem. Isso para que a capital se torne mais reconhecida, pela sua cultura, sua arte e tudo aquilo que podemos oferecer para o nosso país”, explicou o secretário.

Segundo o prefeito Abilio, na área do cinema, produções atemporais seriam bem-vindas. “Eventos passam e coisas atemporais marcam e permanecem vivas na memória, e o povo se vê pertencente”, destacou o gestor, ao lembrar que Cuiabá ainda é carente nesse cenário.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia reparos na Ponte da Moinho; trabalhos serão concluídos em 10 dias

“Foi muito gratificante, é sempre muito positivo a gente poder falar de projetos novos, principalmente, no meu caso, sobre a arte, sobre a cultura, trazendo ideias e projetos para uma terra que tem muita riqueza de informação cultural, de muitos segredos e mistérios que o público do Brasil inteiro não conhece. Então, acho que isso é sempre gratificante fomentar projetos e tomara que eles se tornem realidade”, pontuou Maurício Mattar.

Na oportunidade o cantor falou dos 30 anos de carreira que virou um projeto comemorativo com o show “Nada Paga Essa Paixão”, cuja turnê percorrerá o país, e com perspectiva de incluir Cuiabá na rota da programação.

“Espero que em breve eu venha pra cá, pra fazer algum show novamente. Seja pra show, o para alguns projetos. É, projetos. Muita coisa vai brotar e vai se realizar”, disse ele.

#PraCegoVer

A foto registra o momento em que o prefeito Abilio Brunini mostra a cidade de Cuiabá ao cantor Maurício Mattar, numa visão ampla do terraço do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. Os secretários de Cultura, Johnny Everson, de Turismo, Fernando Medeiros e o de Esporte e Lazer, Jefferson Neves também estão na imagem.

Leia Também:  Demilson protocola representação para cobrar o cumprimento dos percentuais da Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito destaca papel estratégico do CMI no fortalecimento da saúde pediátrica de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou nesta quarta-feira (13) a importância do Centro Médico Infantil (CMI) como uma das principais retaguardas da saúde pediátrica da capital, especialmente diante dos casos de meningite não bacteriana registrados no município. A declaração foi feita durante a audiência pública para debater a execução orçamentária e os avanços na saúde em Cuiabá, realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

Durante a fala, o prefeito relembrou os investimentos destinados ainda no período em que exercia o mandato de deputado federal e ressaltou a relevância da unidade para o atendimento das crianças cuiabanas.

“O que seria de Cuiabá sem o Centro Médico Infantil? Em um momento de aumento da demanda pediátrica e dos casos de meningite, o CMI tem sido essencial para garantir atendimento às nossas crianças. Estamos há um ano trabalhando intensamente e vamos terminar esse mandato entregando a melhor saúde pública que essa cidade já viu”, afirmou o prefeito.

Abilio Brunini foi o deputado federal que mais destinou recursos para a saúde de Cuiabá. Somente para o Centro Médico Infantil, foram enviados R$ 2.499.999,00 em emendas parlamentares. Ao longo do mandato na Câmara Federal, o atual prefeito encaminhou R$ 29.403.700,00 para a saúde da capital, o equivalente a 20,5% de todas as emendas destinadas ao município.

Desde a inauguração da unidade, em 18 de dezembro de 2025, até o dia 14 de maio deste ano, o Centro Médico Infantil já realizou cerca de 25 mil atendimentos, consolidando-se como referência no atendimento pediátrico de urgência e emergência em Cuiabá.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia reparos na Ponte da Moinho; trabalhos serão concluídos em 10 dias

A estrutura do CMI foi planejada para garantir resolutividade e agilidade nos atendimentos. A unidade conta com 28 leitos, sendo 10 na sala vermelha, seis na sala amarela, oito na sala verde e dois leitos de isolamento, além de sala de medicação com dois leitos e 10 poltronas. O espaço possui ainda seis consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativo, sala de inalação, exames laboratoriais, sala de procedimentos invasivos, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico e setor administrativo.

Atualmente, o Centro Médico Infantil possui uma equipe formada por 159 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais, além de profissionais administrativos, garantindo funcionamento contínuo da unidade. Para reforçar ainda mais a assistência, a Prefeitura de Cuiabá também realizou a convocação de profissionais de enfermagem aprovados no processo seletivo da Saúde, ampliando as equipes e garantindo mais eficiência e agilidade nos atendimentos pediátricos.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o CMI tem sido fundamental para desafogar outras unidades e assegurar atendimento especializado às crianças da capital.

Leia Também:  Andrea Eloize: 22 Anos de Dedicação ao Serviço Público

“O Centro Médico Infantil representa um avanço importante para a saúde pública de Cuiabá. Conseguimos estruturar uma unidade preparada para atender com rapidez, qualidade e acolhimento, principalmente em momentos de aumento da demanda pediátrica. A convocação de novos profissionais reforça nosso compromisso em garantir uma assistência cada vez mais eficiente para as nossas crianças”, afirmou a secretária.

Entre os diferenciais do CMI está o atendimento odontológico pediátrico 24 horas, com suporte especializado para urgências, emergências e atendimento de crianças com necessidades especiais. A unidade também foi projetada com ambientação lúdica, oferecendo mais acolhimento aos pacientes e acompanhantes.

Outro avanço da Secretaria Municipal de Saúde foi a estruturação do serviço de neuropediatria no Centro Médico Infantil. O protocolo técnico para atendimento especializado já foi definido e os atendimentos devem iniciar nos próximos dias.

Inicialmente, dois neuropediatras atuam em regime de sobreaviso, oferecendo suporte aos casos mais complexos. Conforme o protocolo estabelecido, o especialista poderá ser acionado em situações como convulsões, rebaixamento do nível de consciência, suspeita de infecções do sistema nervoso central e agravamento de doenças neurológicas, com prazos de atendimento classificados como urgente, prioritário e eletivo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA