CUIABÁ

Obras de acessibilidade evitam segregação e facilitam o acesso a Câmara de Cuiabá

25/08/2023
Obras de acessibilidade evitam segregação e facilitam o acesso a Câmara de Cuiabá

O diretor de Esportes da Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), Gabriel Aguiar, celebrou às obras de acessibilidade que facilitarão o acesso das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, ao Legislativo Municipal. Esta tem sido uma das principais bandeiras do presidente da Casa, vereador Chico 2000 (PL).

Nesta sexta-feira (25.08), durante a assinatura para o lançamento das obras do elevador, que permitirão o acesso às galerias do Plenário, Gabriel destacou a importância da iniciativa. Desta forma, terão a oportunidade de acompanhar as sessões ordinárias e quaisquer outras discussões.

“É muito importante, porque a gente se sente incluso de verdade. Como a gente assistia na sala de imprensa, não conseguíamos acompanhar, não conseguia estar com a população que estava por diversas vezes manifestando sobre uma matéria importante para as pessoas com deficiência. Nós ficávamos todos separados, como uma segregação. Então agora, conseguindo essa acessibilidade, vamos lutar muito mais pelos nossos direitos”, disse ele.

Leia Também:  Prefeito, vice e primeira-dama lamentam falecimento de ex-vereador e líder comunitário Hermes Filho

&nbsp

Há quase 34 anos trabalhando na Câmara, o servidor José Carlos, que é cadeirante, e integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, destacou a importância da atuação de Chico – visando assegurar o acesso amplo e democrático ao Parlamento.

“Eu quero ressaltar que a nossa Câmara é pioneira na criação da Comissão de Acessibilidade. O elevador representa a acessibilidade ao Plenário, onde as pessoas com mobilidade tinham muita dificuldade de conseguir até ele. Graças a Deus se tornará realidade. Quero agradecer a Mesa Diretora e o presidente Chico, que está atuando em favor do nosso direito, que é acompanhar uma sessão”, argumentou.

&nbsp

O lançamento contou com a presença do presidente da Câmara Chico 2000 (PL), deputado estadual Juca do Guaraná e os vereadores Rogério Varanda e Sargento Vidal (MDB), Dilemário Alencar (Podemos), e Mário Nadaf (PV).

&nbsp

Além do presidente da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, Mário Lúcio, Presidente do Instituto dos Cegos, Udeilson Arruda, Secretário Adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens Dias da Silva, presidente da APAE, Leonardo Arruda, Diretora da Associação Mato-grossense dos Deficientes, Francisca Batista e o advogado Marcione Mendes.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Arraiá da Praça da Mandioca será realizado nesta sexta-feira (10) com entrada franca

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura garante ônibus a cada 30 minutos para o Festival da Pamonha

A Prefeitura de Cuiabá disponibilizou transporte público especial para garantir o acesso das famílias ao 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado entre os dias 18 e 21 de abril, na rodovia MT-251. Durante o evento, os ônibus sairão a cada 30 minutos, partindo do Shopping Pantanal, com integração às demais linhas da cidade, facilitando o deslocamento até o local.

A medida busca ampliar o acesso da população a um dos eventos mais tradicionais da capital, que deve reunir milhares de visitantes ao longo dos quatro dias. Neste sábado (18), o serviço funciona normalmente, com cobrança de tarifa. Já no domingo (19), as linhas seguem operando com a mesma frequência, mas sem custo para os passageiros, conforme a gratuidade do transporte público aos domingos em Cuiabá. Para utilizar o sistema, é necessário apresentar o cartão de transporte.

Além de facilitar o acesso, a iniciativa reforça o incentivo à participação popular no festival, que é reconhecido por valorizar a cultura e a produção local. A programação reúne gastronomia típica, atrações culturais e movimenta a economia rural, com a participação de dezenas de famílias produtoras.

Leia Também:  Programa de atendimento de saúde domiciliar da capital é escolhido para participar de Projeto Piloto do Ministério da Saúde

Neste ano, o evento traz como novidade o 1º Concurso da Melhor Pamonha de Cuiabá, ampliando a programação e incentivando a qualidade da produção. A competição será dividida nas categorias pamonha doce, pamonha salgada e barraca mais decorada, com avaliação baseada em critérios como sabor, textura, criatividade e apresentação.

Criado em 2018, o festival já se consolidou como vitrine para pequenos produtores e deve movimentar grande volume de milho e visitantes nesta edição. Com transporte garantido e programação diversificada, a expectativa é de que ainda mais cuiabanos participem da festa, fortalecendo a tradição e a economia local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA