CUIABÁ

Moradores dos assentamentos Gamaliel e Conquista agradecem prefeito por realizar a primeira obra de pavimentação na região

Moradores dos assentamentos Gamaliel e Conquista agradeceram o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pela  obra de pavimentação asfáltica da principal via das duas comunidades. Na noite desta quarta-feira (25), o gestor esteve na região para entregar 4km de asfalto e, durante discurso, autorizou a implantação de abrigos de ônibus, iluminação, coleta de lixo e outras melhorias naquela localidade.  O assentamento Conquista é o primeiro do país para atender a Pessoas com Deficiência (PCDs).

Conforme o prefeito, a realização desta obra contou com uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Victório Galli e foi articulada juntamente com o vereador Marcrean Santos e também com auxílio do ex-vereador Misael Galvão. Pinheiro também lembrou que atendeu a um antigo pedido do pastor Sebastião Rodrigues de Souza (in memoriam).  
“A entrega desta obra representa crescimento, desenvolvimento, mas, acima de tudo, humanização, respeito, qualidade de vida a esta comunidade cristã e distante do Centro de Cuiabá, formada por pessoas idosas, deficientes e que moram há muito tempo nesta região e não tinham nenhuma integração com o resto da cidade. Não são muitos moradores, talvez, seja por isso que muitos não olharam para essa região.  Porém, nós olhamos para toda a população. Fui eleito para ser prefeito de todos os cuiabanos, então, quanto mais distante a comunidade, o assentamento como é o caso do Gamaliel, mais rápido chega a gestão trazendo respeito, acolhimento e melhorias na vida das pessoas. Pense como era difícil para os deficientes vivendo aqui, os idosos, era um lamaçal. Essa obra chegou tarde, era necessário fazer isso aqui há muito tempo. Uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Victório Galli, um sonho do saudoso pastor Sebastião e um trabalho ativo do ex-vereador e companheiro, Misael Galvão, e do vereador Marcrean Santos e demais companheiros na Câmara Municipal ajudou a integrar o Gamaliel ao processo de desenvolvimento que vive Cuiabá, através de obras estruturantes, que traz saúde, dignidade, cidadania às pessoas.”, avaliou o prefeito. 
O presidente da Associação do Gamaliel,Valdecir Riboli, lembra que a comunidade aguarda a pavimentação há 15 anos e já estava desesperançosa. “Esse asfalto para nós, parecia impossível. A gente acreditou que poderia sair o asfalto na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, porque a gente vê ele fazendo muitas obras nos bairros. Tivemos a ajuda do pastor Sebastião, que intermediou com o prefeito e também do Victório Galli. São 300 famílias beneficiadas no Gamaliel, além do assentamento Conquista, onde são mais de 100 famílias”, comentou ele. 

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá mobiliza unidades de saúde para ações do Janeiro Branco e reforça cuidado com a saúde mental
Vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa, destacou que recentemente a Prefeitura de Cuiabá começou uma força-força tarefa para realização de obras de recapeamento.  O valor previsto para ser investido é de R$ 20 milhões e só foi possível devido a uma emenda parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, que destinou para a Capital o valor de R$ 15 milhões para a Saúde, possibilitando o uso de recursos para obras da Fonte 100.
“Esse asfalto  trouxe qualidade de vida a todos os moradores desta região. Estamos com  R$ 20  milhões e já estamos fazendo recapeamentos em vários bairros de Cuiabá. Isso só está sendo possível graças a uma emenda do deputado federal, Emanuelzinho, no valor de R$ 15 milhões para a Saúde. E deste recurso, o prefeito economiza na Fonte 100 para investirmos em recapeamento. Já começamos os trabalhos na região do 1º de Março e bairros adjacentes.  E em quatro meses, esses bairros, a exemplo, Aroeira, 1º Março,  Altos da Glória e outros estarão transformados”, disse o vice-prefeito. 
A presidente da Associação de  Moradores do Assentamento Conquista, Aparecida Campos, popularmente conhecida por Cida, falou sobre a importância do asfalto para os moradores daquela comunidade voltada às Pessoas com Deficiência (PCDs). “A gente agradece ao prefeito, ao Victório Galli, que Deus abençõe vocês, pois, pedimos muito a Deus  que esse asfalto chegasse. Nossas lâmpadas foram arrumadas, porém, queremos mais um trecho de asfalto perto da nossa comunidade. Peço ao nosso prefeito, que já demonstrou sensibilidade por nós, deficientes. E agradecemos muito, porque  isso aqui, é uma vitória para nós todos que esperávamos por muitos anos”, concluiu ella
Participaram da solenidade de entrega da obra: o ex-deputado federal Victório Galli, o ex- deputado federal, Júlio Campos, os vereadores Marcrean Santos, Cezinha Nascimento, Adevair Cabral. Também, o deputado estadual Elizeu Nascimento, o ex-vereador Misael Galvão, os secretários de Habitação Leonardo Leão, Leovaldo Sales (Ordem Pública),  Raufrides Macedo (Obras Públicas),  Silvia  Andreato (adjunta de Obras),  secretário adjunto da Pessoa com  Deficiência, Rubinho Guia, secretário adjunto de Relações Comunitárias, Ricardo Lobo, lideranças comunitárias e moradores de ambos assentamentos contemplados com a obra. 
 

Leia Também:  Vereadores articulam retomada do contrato com o Instituto Lions da Visão

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Vereadores articulam retomada do contrato com o Instituto Lions da Visão

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Vereadores de Cuiabá participam da apresentação do balanço do primeiro semestre da Prefeitura

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA