CUIABÁ
“Me ensinou a me amar de verdade. Eu renasci”, diz emocionada manicure sobre a atuação do Espaço de Acolhimento; iniciativa foi criada pela primeira-dama Márcia Pinheiro
“O Espaço de Acolhimento me ensinou o que é empoderamento, o que é me amar de verdade. Eu renasci. Eu precisava olhar no espelho e ver que eu existo, que estou viva. Precisei entender que não tenho que estar atrás de um homem, tenho que estar ao lado dele. Cheguei aqui morta por dentro, e essas mulheres me acolheram. Hoje estou aqui para contar meu depoimento e incentivar outras mulheres a procurar ajuda, pois sei que sem esse cuidado que recebi, não estaria aqui hoje”. Essas são as palavras emocionadas de Greyciane Santos, que relata os anos de sofrimento e abuso que viveu com seu ex-companheiro.
Há dois anos, Greyce visitou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com fortes dores no corpo e na alma, decorrentes de agressões domésticas. Através desse atendimento, a manicure soube da oferta de um serviço amplo, por meio do Espaço de Atendimento da Mulher. Ali, ela percebeu que havia uma luz no fim do túnel.
“Aquela era minha última esperança. Eu não acreditava mais em nada nem em ninguém. Quando a enfermeira da UPA me falou sobre o Espaço, perguntei se ela acreditava que isso poderia me ajudar. Ela segurou minha mão e disse: ‘moça, o que você está vivendo não é amor. Procure este lugar, lá você vai entender o que é ser amada.’ Aquelas palavras me convenceram, e uma hora depois eu estava sendo atendida pela triagem de acolhimento, dando o primeiro passo para mudar minha realidade”, enfatizou Greyce.
Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, e coordenado pela Secretaria da Mulher, o Espaço de Acolhimento oferece assistência integral, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com uma equipe multidisciplinar. A unidade é a primeira do país a funcionar 24 horas a ser implantada em uma unidade hospitalar, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.
“Este espaço é um sonho meu, impulsionado pelo pedido da Maria da Penha, ativista pelos direitos das mulheres. Cuiabá mantém uma efetiva politica voltada ao enfrentamento do ciclo da violência. As mulheres que nos procuram recebem dedicação, cuidados. A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos mais básicos e uma manifestação clara da desigualdade de gênero que persiste em nossa sociedade. Ela se manifesta de diversas formas, seja física, psicológica, sexual, ou econômica, e suas consequências são devastadoras, não apenas para as vítimas, mas também para suas famílias. É fundamental reconhecer que a violência contra as mulheres não é um problema privado, mas sim um problema público que requer uma resposta coordenada e abrangente por parte do Estado, das instituições e de toda a sociedade”, explica a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.
O Espaço da Mulher conta com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego e terapias ocupacionais, sala para atendimento médico, assistência psicológica, recepção e banheiros. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogas e assistentes sociais, totalizando 16 profissionais atuando diretamente, além da coordenação.
Até o mês de fevereiro deste ano, o Espaço da Mulher realizou 220 atendimentos multidisciplinares. Clariane Moraes, coordenadora do local, explica que muitas mulheres chegam à unidade com medo de fazer denúncias, o que dificulta o primeiro contato com a vítima.
“Costumo dizer que o Espaço de Acolhimento trouxe uma nova perspectiva para as vítimas de violência doméstica. Aqui acolhemos, resgatamos a autoestima e a autoconfiança para que possam recuperar sua autonomia e ser cada vez mais protagonistas de suas próprias histórias. É uma ação de conforto. Muitas mulheres chegam aqui sem querer denunciar o agressor, retraídas, com medo de nossa reação, e nós as acolhemos, trabalhando com elas para que entendam o ciclo da violência, sempre respeitando o tempo de cada uma. Tudo aqui é feito com amor e humanidade”, finalizou Clariane.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá
O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.
Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.
De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”
Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”
Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”
Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”
Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.
Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.
A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.
Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.
A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
MATO GROSSO5 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
