CUIABÁ

Maysa Leão propõe Regiões de Comércio Temático para impulsionar economia e turismo em Cuiabá

Ana Cláudia Fortes – Assessoria da vereadora Maysa Leão&nbsp
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) apresentou, nesta segunda-feira (9), uma proposta para criação de Regiões de Comércio Temático em Cuiabá. A iniciativa foi formalizada durante reunião conjunta das Comissões Permanentes de Cultura, Turismo e Indústria e Comércio da Câmara Municipal.
O objetivo é organizar polos comerciais da capital de acordo com suas vocações econômicas e culturais, inspirando-se em modelos de sucesso adotados em cidades como São Paulo — a exemplo da Rua 25 de Março, Brás, Santa Efigênia, Rua São Caetano e o bairro da Liberdade.
“Queremos que Cuiabá valorize suas vocações — como o Mercado do Porto, a Praça da Mandioca e o Centro Histórico — e transforme esses espaços em destinos de compras, cultura e turismo. Isso gera renda, fortalece o comércio local e cria oportunidades para quem mais precisa”, afirmou a vereadora.
Durante a reunião, Maysa entregou ao secretário municipal de Turismo e Planejamento Econômico, Fernando Medeiros, um ofício solicitando estudo técnico para viabilizar a proposta. Ela defendeu ainda a criação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico e Turístico com força de lei, para garantir que as políticas estruturantes tenham continuidade, independentemente de mudanças na gestão.
“Só haverá dignidade quando artesãos e ambulantes tiverem um local fixo, com estrutura. Montar e desmontar barraca todos os dias é indigno. Precisam de um espaço para fidelizar a clientela e crescer com segurança”, afirmou. “O povo cuiabano não é sem visão de futuro, é traumatizado. Já acreditou demais em promessas que nunca se concretizaram. A confiança só volta com resultado”, completou.
Além de representantes do comércio informal e do Shopping Orla, participaram da reunião o secretário adjunto Gustavo Vandoni, a diretora Paula Scanagatta e o diretor Fernando Sato, todos da Secretaria Municipal de Turismo.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito assina em Dubai protocolo global sobre o futuro da governança urbana

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Secretária vistoria UPA Morada do Ouro e inicia planejamento de reforma para ampliar atendimentos

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, localizada na região Norte da capital. A ação teve como objetivo principal levantar demandas estruturais, alinhar intervenções e iniciar o planejamento de um projeto de reforma na unidade.

Gerenciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Secundária e desempenha papel estratégico no atendimento de urgência e emergência da população.

Durante a vistoria, foram avaliados pontos prioritários que deverão ser contemplados no projeto de melhoria, entre eles a reestruturação de banheiros, substituição de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, visando melhorar as condições de atendimento e o conforto de pacientes e profissionais.

“Estamos aqui para ouvir a equipe, entender de perto as necessidades da unidade e avançar com um projeto de reforma que garanta mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Sabemos da alta demanda e queremos oferecer uma estrutura cada vez mais adequada”, destacou a secretária Deisi Bocalon.

Leia Também:  Secretaria de Assistência sensibiliza sociedade para o combate à exploração sexual infantil

A UPA Morada do Ouro registra, diariamente, uma média de 400 atendimentos. A unidade conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, assegurando assistência contínua. A escala segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo cobertura compatível com a demanda.

Além disso, a unidade dispõe de dois dentistas de plantão, ampliando o atendimento em saúde bucal de urgência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município enfrenta um período de alto fluxo nas unidades, sendo que, nesta data, a UPA Morada do Ouro concentra o maior número de pacientes em atendimento.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, que também acompanhou a visita, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação da rede.

“Essa visita técnica é fundamental para que possamos planejar intervenções assertivas. Estamos trabalhando para estruturar melhorias que impactem diretamente na assistência, garantindo mais eficiência no atendimento e melhores condições para as equipes que atuam na linha de frente”, afirmou Odair Mendonsa.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá reforça ações para entrega da segunda etapa de revitalização do Mercado do Porto

O atendimento na unidade segue o protocolo de classificação de risco, adotado em todas as unidades de urgência e emergência. Pacientes identificados com pulseira amarela são considerados prioritários e atendidos com maior agilidade. Já os casos classificados com pulseira verde são de menor urgência, sem risco imediato de morte, podendo aguardar mais tempo, conforme a gravidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA