CUIABÁ
Mães vivem dia de encantamento com diversão dos filhos no Natal da Gente 2023 no Parque Cuiabá
Na fila à espera do Papai Noel, os cinco filhos de Louise Cristina sabiam o que pediriam. “Eu quero a Barbie esquiadora”, disse a pequena Maria Luísa de 7 anos, empogada com o bom velhinho. E logo em seguida se corrige: “Eu vou pedir a Barbie Esquiadora e a Barbie normal também”. Bernardo, de 4 anos, é ainda mais certeiro do que a irmã na escolha: “Eu quero o Inhanha”, repetiu alucinado com a possibilidade de receber um Homem Aranha de brinquedo, personagem que ele ainda não sabe dizer o nome, mas conhece perfeitamente. Luís Felipe, de 10 anos, é um pouco mais modesto: para ele, bastaria um skate de dedo, o seu antigo brinquedo quebrou as rodinhas com o tempo.
Os filhos de Loiuise fizeram parte das mais de mil crianças que participaram do Natal da Gente 2023, realizado na Praça Cultural do Parque Cuiabá na quarta-feira (13). Festa que foi realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. “Hoje eu vi meus filhos felizes, estou esperando o Papai Noel. São muitas crianças, mas é maravilhoso”, brincou Louise, a mãe dos pequenos.
O sentimento não é diferente para Gesiele Araújo, também mãe de cinco filhos. Matias, de cinco meses, é o caçula da turma. Enquanto o mais novo aguardava o Papai Noel no colo da mãe, o restante dos irmãos brincava pela Praça Cultural do Parque Cuiabá, acompanhando as músicas e as peripécias da Tia Hanna, grupo cuja atração mais requisitada é a princesa Elsa, a gélida e carismática personagem do mundo da Disney.
“A maior alegria da mãe é ver o filho se divertir, é ver o filho feliz e contente, então toda vez que proporcionam esse espaço com brincadeiras e com coisas diferentes para as crianças interagirem a gente fica feliz, a gente fica grato e participa”, comentou Gesiele.
De mãe para mães
O secretário de Cultura, Esporte e Lazaer, Aluízio Leite, afirma que o sucesso do evento é gigantesco porque a idealizadora do projeto também é mãe, como Geisiele e Louise. A primeira-dama Márcia Kuhn Pinheiro, mãe de dois filhos, foi quem primeiro sonhou com o Natal da Gente em Cuiabá.
“Esse natal é uma inspiração da primeira-dama, é importante reconhecer o mérito da ideia, e o prefeito Emanuel Pinheiro vê a cultura como algo que deve ser levado para os bairros, e nós fizemos isso levando a cultura para onde o povo está, é possibilitar para que os moradores dos bairros tenham os papais noéis e as mamães noéis”, afirmou Aluízio. “É em defesa da valorização dos trabalhadores e dos filhos desses trabalhadores que nós levamos o Natal da Gente para o povo”.
Uma das super mães que viveram o Natal da Gente é a vice-presidente do bairro Parque Cuiabá, a professora Ádila Andrada. Ex-diretora de uma escola municipal da região, Ádila não conseguia passar pela multidão na beira do palco sem cumprimentar uma criança e uma mãe a cada passo. Todos a conhecem e é tratada como mãe por muitos alunos, que abraçam, pedem ajuda e dizem que sentem saudades. Aposentada após 35 anos de serviço público, Ádila diz sentir saudades dos “filhos”. “Eu já pedi ao prefeito Emanuel Pinheiro pra ele me ‘desaposentar’, faz muita falta”, brincou a líder comunitária.
Ádila e o presidente do bairro, Paulo César, conseguiram garantir com apoio da Prefeitura de Cuiabá algodão doce e pipoca para a criançada. Comida que matou a fome não apenas de moradores do Parque Cuiabá no evento, mas também de bairros vizinhos, como Parque Atalaia, Real Parque, Paulicéia, Santa Terezinha, Altos do Paque e Pequizeiro.
“Eu me emociono muito com isso, nada melhor para o educador do que ver a alegria no rosto de uma criança e isso a primeira-dama e o nosso prefeito proporcionaram e nos escolheram, então é eterna gratidão à gestão, esse é o país que eu quero”, afirmou Ádila.
As mamães noéis
O Papai Noel é o preferido da gurizada e o auge da festa, com sua barba pomposa e felpuda, sua chegada triunfal em carro aberto e a seu cuidado ao ouvir milhões de pedidos recebidos todo dia. Mas todo esse protagonismo do velho laponino só é possível por conta do trabalho de outras mães: as mamães noéis.
O Natal da Gente 2023 seria impossível sem as 6 mamães noéis que ajudam a manter as crianças empolgadas, felizes e se divertindo durante as mais de três horas de evento. Elas ajudam os pequenos a subirem no trem do Papai Noel, orientam outras mães com filhos e brincam entre a molecada com a neve que cai no calor noturno de mais de 30 graus no verão cuiabano.
“É maravilhoso ver que a comunidade entendeu a mensagem, ver a alegria das crianças ao ver os personagens, ver que as crianças tiraram muita foto comigo, dançaram, se alegraram”, disse Ediana Thanara. “A gente se sentiu feliz e realizado em poder entregar muito mais do que era esperado, entregar carinho e receber esse carinho”.
Sem as mamães noéis, Leide de Almeida Nogueira dificilmente conseguiria levar a filha para conhecer o Papai Noel e a Elsa. Thaisa de 16 anos, portadora de necessidades especiais, subiu no trem pela rampa feita especialmente para casos como o dela. Não deu outra: o sorriso e a felicidade da pequena foram imediatos.
“Ela ficou com um pouco de medo, ela ainda tem um pouquinho de medo, mas ela gostou, ela gostou mais da Elsa”, conta. “E eu gostei também, eu fiquei igual uma criança, feliz igual ela”, completou sorridente a mãe, na saída de mais um Natal da Gente com mamães felizes e radiantes.
No dia 14 (quinta-feira), das 19h às 22h, os moradores do bairro Santa Isabel receberão a visita do bom velhinho no campo de futebol da região.
Em 15 de dezembro (sexta-feira), será a vez dos moradores do bairro Três Barras, com a carreta no campo de futebol das 19h às 22h, oferecendo inúmeras atrações para as famílias.
No sábado, 16, a programação será realizada no Distrito do Coxipó, com a carreta de luz e toda a programação do Natal da Gente das 19h às 22h, na praça da cidade.
Em 17 de dezembro (domingo), das 19h às 22h, será a vez das famílias do bairro Jardim União, no campo de futebol.
Em 18 de dezembro (segunda-feira), o CPA I receberá a visita especial do Papai Noel na praça próxima ao Terminal (Avenida Joinville) das 19h às 22h.
Em 19 de dezembro (terça-feira), das 19h às 22h, o Natal da Gente chegará ao bairro Campo Velho.
Em 20 de dezembro (quarta-feira), o ato de encerramento da programação do Natal da Gente 2023 acontecerá das 19h às 22h no Parque Tia Nair, em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Audiência pública debate avanços e desafios da causa animal em Cuiabá
O prefeito Abilio Brunini participou ativamente da audiência pública realizada nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Cuiabá, para apresentação e discussão das ações voltadas à causa animal no município. O encontro, conduzido pela vereadora Samantha Íris, reuniu representantes da sociedade civil, protetores, autoridades e vereadores, em mais de quatro horas de debates, questionamentos e propostas sobre as políticas públicas de Bem-Estar Animal na capital.
Durante a audiência, a A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, também apresentou números das ações desenvolvidas pela gestão municipal. Em 10 meses, foram contabilizados 4.170 atendimentos realizados pela pasta, além de 807 serviços ofertados às ONGs e protetores independentes, incluindo atendimentos veterinários, castrações, vacinação e procedimentos de emergência. A secretaria também registrou 570 denúncias relacionadas a maus-tratos e outras ocorrências envolvendo animais somente em 2026.
Durante a abertura da audiência, Samantha Íris ressaltou a importância do diálogo permanente entre o poder público e a sociedade civil organizada. “A audiência pública é o momento para discutir aquilo que precisa ser feito, o que já foi feito e o que ainda precisa avançar. Tivemos conquistas importantes, como o fortalecimento da estrutura do Bem-Estar Animal e a aprovação de leis voltadas à causa animal. É fundamental ouvir todos os lados para alinharmos os objetivos de acordo com as necessidades da população e dos protetores”, afirmou a parlamentar.
Também participaram da audiência os vereadores Coronel Dias, Dilemário Alencar e Daniel Monteiro, além de representantes da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, entidades protetoras e cidadãos interessados no tema.
Os debates se estenderam por mais de quatro horas, marcados por perguntas, questionamentos, críticas, sugestões e propostas apresentadas pelos participantes. O prefeito Abilio Brunini participou ativamente das discussões e, mesmo após o encerramento do tempo regimental da audiência, permaneceu no plenário para esclarecer dúvidas dos presentes e ouvir as reivindicações dos protetores e representantes da causa animal.
Durante sua fala, o prefeito destacou que a gestão busca consolidar políticas públicas permanentes para o setor e defendeu que o debate sobre proteção animal deve ser tratado com responsabilidade e ações concretas. Ele também abordou desafios enfrentados pela pasta no atendimento e acolhimento de animais, além da necessidade de ampliar a estrutura e os protocolos sanitários para garantir mais segurança no manejo dos casos atendidos pela secretaria.
A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá e teve como pauta a apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFagundes reage a articulação de bastidores e afirma independência do PL em Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre inscrições para gestores qualificarem seus profissionais para a transição da insulina

