CUIABÁ
Outubro Rosa: Serviços ofertados no Espaço Mulher seguem até a próxima sexta-feira (4)
Os atendimentos no Espaço Mulher, localizado na Praça Alencastro, serão encerrados nesta sexta-feira (4). Já foram computados mais de mil atendimentos médicos, além de mamografias, exames preventivos de câncer de colo de útero (CCO), além de coletas de sangue e urina.
De acordo com a Secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, o evento foi um grande sucesso e pode atender milhares de mulheres que necessitavam fazer os exames. Ela destaca que a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro vem surpreendendo desse o início da gestão e mais uma vez foi pioneira quando apresentou o projeto Espaço Mulher na praça Alencastro.
“Uma grande estrutura foi criada na Praça Alencastro desde o dia 20 deste mês e todos os dias tínhamos record de atendimentos. Graças ao empenho de toda equipe conseguimos superar todas as expectativas e realizar mais de 150 atendimentos dias”, afirma.
Os exames de CCO e de sangue são realizados no local. Já, as mamografias são agendadas e liberadas através da Central de Regulação ali mesmo. Alguns desses pedidos com data já agendada aguardam o retorno das pacientes para pegá-los.
Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, o mês de Outubro é a época do ano destinada a reforçar as orientações sobre a prevenção contra o câncer de mama e para lembrar as mulheres que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença. Ela ainda ressalta que todas as ações que foram realizadas refletem a preocupação do prefeito para a saúde da mulher.
“Parabenizo a toda equipe da Saúde, Secretaria da Mulher e todos nossos parceiros por abraçar a campanha do Outubro Rosa. É muito importante que as mulheres façam de maneira rotineira o autoexame como forma de prevenção, além da consulta médica. Apoiar campanhas como essa é compromisso da nossa gestão”, pontua.
Mamografias liberadas
Alguns pedidos de mamografias aguardam as respectivas pacientes para pegar a autorização do agendamento. São exames que foram liberados um dia após o atendimento, devido à sobrecarga do sistema nos primeiros dias da ação. Após a retomada do sistema, a liberação acontece quase que instantaneamente.
A equipe da Central de Regulação solicita que essas pacientes busquem o encaminhamento na Praça Alencastro onde passaram pelo atendimento porque as mamografias já estão agendadas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.
O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.
A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.
“O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.
Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.
A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.
A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.
Serviço
- 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
- 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
- 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
- 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
- 🎟️ Entrada: Gratuita
- 👨👩👧👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS7 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

