CUIABÁ
Jogos Estudantis Cuiabanos reuniram 2 mil atletas em 291 partidas realizadas
A 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs), realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, chegou ao fim no último sábado (21), com a realização das provas finais de natação na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Iniciada em 17 de maio, a competição reuniu mais de 2 mil estudantes da capital e se consolidou como uma das maiores ações de promoção do esporte escolar no município.
Ao todo, 85 escolas públicas e privadas estiveram inscritas na edição deste ano, que contou com a participação de 2.095 atletas, sendo 1.247 do sexo masculino e 848 do sexo feminino. Divididos em duas faixas etárias: Categoria A (nascidos entre 2008 e 2010) e Categoria B (nascidos entre 2011 e 2013), os estudantes disputaram provas em 13 modalidades individuais e 4 coletivas, totalizando 291 jogos realizados e 62 provas individuais concluídas.
As modalidades contempladas na programação incluíram futsal, voleibol, basquetebol, handebol, vôlei de praia, atletismo, natação, judô, ginástica artística, xadrez, badminton, tênis de mesa, taekwondo, karatê e wrestling. As últimas disputas coletivas foram realizadas no Ginásio Verdinho, palco das finais do futsal masculino e feminino.
Regulamentado pela Portaria nº 009/SMESP/2025, o evento foi organizado por um Comitê Dirigente e uma Comissão Organizadora, responsáveis por coordenar desde o planejamento até a execução das competições. O trabalho contou com o apoio de centenas de profissionais e voluntários, que atuaram em diversas frentes: logística, arbitragem, segurança, manutenção dos espaços e atendimento aos participantes.
“Os JECs são mais que um campeonato, são um movimento de integração entre os jovens estudantes de Cuiabá. Esse é um investimento no presente e no futuro, porque o esporte é uma ferramenta de transformação social. A cada edição buscamos melhorar, ampliar a participação e dar mais estrutura para os nossos atletas”, destacou a equipe o secretário adjunto de Esporte, Otávio Palácio.
Durante todo o evento, a Secretaria também realizou visitas técnicas às unidades esportivas, promovendo ações de manutenção e adequações estruturais nos locais de competição. O objetivo foi garantir o bom andamento das partidas e proporcionar um ambiente seguro e apropriado para os atletas.
#PraCegoVer
A imagem mostra atletas durante partidas de futsal no Ginásio Verdinho, localizado no bairro CPA I, em Cuiabá. Os jogadores estão em quadra, usando uniformes esportivos, enquanto a bola está em movimento. Ao fundo, é possível ver parte da arquibancada e a estrutura do ginásio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Mutirão Fiscal de Cuiabá entra na reta final com 11 dias para regularização de débitos
Contribuintes de Cuiabá têm mais 11 dias para aderir ao Mutirão Fiscal e negociar débitos municipais. O prazo para regularização termina em 25 de setembro, após a reabertura da iniciativa, no último dia 24. Diante disso, pessoas físicas e jurídicas podem buscar as condições previstas na legislação para quitar ou parcelar as pendências com o Município.
Entre os tributos contemplados está o Imposto Sobre Serviços (ISS), que incide sobre a prestação de serviços. A medida também abrange outros créditos fiscais municipais, conforme as regras estabelecidas para a transação e o parcelamento de débitos.
A reabertura do Mutirão Fiscal foi autorizada pelo artigo 14, parágrafo único, da Lei nº 6.399/2019, e regulamentada pelo Decreto nº 12.354, publicado em 19 de agosto de 2026.
O atendimento está disponível de forma virtual e presencial. Pela internet, o contribuinte pode solicitar a adesão por meio do atendimento virtual do Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá e do Portal Refis Online.
Quem optar pelo atendimento presencial pode procurar a Procuradoria-Geral do Município. No local, os acordos podem ser formalizados por meio de negociação extrajudicial, ampliando as alternativas para quem precisa regularizar débitos junto ao Município.
A iniciativa faz parte das medidas de gestão dos créditos fiscais de Cuiabá e busca reduzir a litigiosidade, facilitar a regularização das pendências e estimular a adimplência. A negociação também contribui para a recuperação de créditos públicos e o fortalecimento da gestão fiscal.
Com o prazo próximo do fim, os contribuintes que possuem débitos municipais podem utilizar os canais disponibilizados pelo Município para verificar as condições de adesão e formalizar a negociação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL5 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO4 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO5 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
JUSTIÇA7 dias atrásTRE manda Pedro Taques apagar cinco publicações com acusações de crimes contra Mauro Mendes e familiares
