CUIABÁ
Festival da Pamonha comercializou cerca de 36 toneladas de produtos derivados do milho; cerca de 18 mil pessoas visitaram o evento
O tradicional Festival da Pamonha promoveu a visitação de cerca de 18 mil pessoas à comunidade do Rio dos Peixes, no km 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), nos quatro dias de evento (20 a 23 de abril. Conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo, foram comercializadas cerca de 36 toneladas de produtos derivados do milho.
A festa, que já está em sua 4º edição, foi criada em 2018 na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O evento foi organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Turismo, de Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana (Semob) e Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), e integra o calendário de eventos em celebração aos 304 anos da capital.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, agradeceu o empenho da comunidade, que juntamente com os secretários e demais servidores que trabalharam incansavelmente para que a festa fosse um sucesso.
“Quero agradecer a todos os envolvidos, a comunidade do Rio dos Peixes e a equipe da Prefeitura de Cuiabá. Este é o quarto festival da pamonha e a cada ano que se passa o sucesso é maior, com aumento de vendas nós geramos mais recursos e empregos para comunidade. Lembro que no passado, antes de assumir a Prefeitura, aqui havia apenas três ou quatro estabelecimentos. Hoje, olha o que temos. A tendência é crescer muito mais. Obrigado a todos por ajudar a tornar esse festival em um grande evento, que vai fazer parte oficialmente do calendário de Cuiabá. Já temos uma proposta de Lei na Câmara de Cuiabá, de autoria dos vereadores Renivaldo Nascimento e Rogério Varanda, que vai oficializar esse evento como uma das programações do aniversário da capital”, comentou o prefeito.
A secretária de Turismo, Nilza Taques, explica que, as informações do Corpo de Bombeiros apontam, que diariamente, cerca de 4,5 mil pessoas, passaram pelo festival. Ela ainda cita que o evento de 2023 superou a expectativa de vendas.
“A 4º edição do Festival da Pamonha superou as nossas expectativas, porque inicialmente tínhamos pensado em atingir 30 toneladas e chegamos a 36 toneladas em produtos comercializados. Isso é muito positivo, tivemos novidades de pamonhas de pequi, carne seca, jiló, caldo de quenga e os sabores tradicionais tivemos produtos de artesanatos e comidas típicas. É muito importante essa parceria com a comunidade para que esse evento se realize com todo esse sucesso. Quero agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro pela confiança em designar esse projeto a nós, da Secretaria de Turismo com parceria com as demais pastas, de Agricultura, com a Semob e com a Limpurb”, disse.
Proprietário da pamonharia Natural do Milho Verde, José Célio Rogério do Santos, conta que a comunidade tem uma imensa gratidão pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que motivou a criação do Festival da Pamonha. “Em 2018, o secretário Francisco Vuolo, em uma visita à comunidade, e nos falou que a Prefeitura de Cuiabá tinha o interesse em criar o festival juntamente com a comunidade. E na primeira edição foi uma benção, e agora no 4º evento, com o apoio a Prefeitura e a comunidade cresceu muito por causa dessa ação. Hoje, temos 20 pamonheiros. Agradecemos ainda o apoio da Prefeitura por instalar 30 barracas para os pequenos comerciantes que puderam comercializar também artesanatos, macarrão, bolos e outros itens. Quanto aos empregos gerados, somente eu realizei 24 contratações. E as no geral, creio que 150 pessoas foram contratadas somente nas pamonharias, porque temos ainda os restaurantes e distribuidoras. A comunidade agradece o prefeito que olhou para nós. Que Deus abençoe o prefeito que dê saúde e sabedoria a ele para administrar Cuiabá”, conta.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, destacou o potencial da região. “Quero agradecer todo carinho da comunidade que transforma cada vez mais esse ponto em parada obrigatória. Quem sobe ou desce a rodovia Emanuel Pinheiro já sabe da oferta de produtos de qualidade, e é natural parar aqui no Rio dos Peixes. É importante destacar a visão da Prefeitura de Cuiabá por meio de suas secretarias atendendo a determinação do prefeito de chegar na frente. A Prefeitura enxergou que comunidade há 5 anos tinha um potencial econômico, e hoje, podemos considerar essa região com destaque que por meio de um evento integra todo município numa atividade em uma importante via de eixo de integração de Cuiabá com a Chapada dos Guimarães. E assim, fomentando a economia e fortalecendo o produtor e a pequena propriedade e sobretudo consolidando o comércio tradicional da gastronomia extremamente rica. Essa visão faz a diferença para o fortalecimento da Cultura, Turismo e Agricultura Familiar do nosso município”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
UPAs de Cuiabá registram mais de 65 mil atendimentos em agosto
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou 65.772 atendimentos clínicos e odontológicos na rede de urgência e emergência durante o mês de agosto de 2026. O levantamento faz parte do Painel Executivo de Produtividade e reúne dados das UPAs Norte, Leste, Oeste e Sul, além da Policlínica do Pedra 90.
O volume representa uma média de 2.121 pacientes atendidos por dia nas unidades. Do total, 62% dos atendimentos ocorreram durante o período diurno, enquanto 38% foram registrados no período noturno.
A maior parte da demanda foi de pacientes adultos. O atendimento clínico adulto correspondeu a 75,8% do total, com 49.829 atendimentos. Na sequência aparece o atendimento clínico pediátrico, com 13.103 pacientes, equivalente a 19,9%, e o setor odontológico, que contabilizou 2.840 atendimentos, ou 4,3% do total.
Entre as unidades, a UPA Norte apresentou o maior número de atendimentos, com 16.569 pacientes, seguida pelas UPAs Sul, com 14.308; Oeste, com 14.302; e Leste, com 14.164. A Policlínica do Pedra 90 registrou 6.429 atendimentos no período.
Para o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, o acompanhamento dos indicadores é fundamental para aprimorar a organização dos serviços.
“Esses dados nos permitem conhecer com mais precisão o comportamento da demanda, identificar os dias e horários de maior procura e planejar a estrutura da rede de acordo com essa realidade. É um trabalho contínuo para garantir que as equipes estejam dimensionadas e que os serviços consigam atender a população com eficiência”, afirmou.
O painel também aponta a realização de 1.928 tomografias e 1.006 suturas nas unidades durante agosto. A UPA Leste registrou o maior número de tomografias, com 586 exames, enquanto a UPA Norte liderou a realização de suturas, com 314 procedimentos.
O levantamento identificou ainda que as segundas-feiras concentram os maiores volumes de atendimento na rede, enquanto os domingos apresentam os menores fluxos de pacientes.
Na área de vigilância epidemiológica, foram registradas 211 ocorrências de notificação compulsória. Deste total, 185 registros foram relacionados à Covid-19, com maior concentração na UPA Norte, e 21 casos de dengue, principalmente na UPA Leste.
O monitoramento dos dados de produtividade auxilia no planejamento das equipes, na organização dos fluxos de atendimento e de transferência hospitalar e na definição de estratégias para melhorar a assistência oferecida à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL5 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFlávia Moretti ignora recomendação do partido, declara voto em Pivetta e esvazia palanque de Wellington: “Quero ser como o senhor” – Assistam
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi elogia Pivetta como governador e destaca poder de decisão do chefe do executivo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásExclusivo: Wellington corre atrás de Flávio Bolsonaro, erra aldeias e cobra Medeiros após ficar fora de agenda reservada em MT – veja fotos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFlávio Bolsonaro desembarca em MT ao lado de Cidinho e Medeiros e ausência de Wellington chama atenção
-
POLÍTICA MT2 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça Eleitoral suspende propaganda de Taques por acusações falsas contra Mauro

