CUIABÁ
Espaço de Acolhimento da Mulher do HMC se torna ponto de coleta de donativos para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
O Espaço de Acolhimento da Mulher alocado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) agora passa a ser mais um dos pontos de arrecadação de donativos espalhados pela Capital, com destino as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Em funcionamento desde a última quinta-feira (16), as doações podem ser deixadas de segunda a segunda, das 8h às 19h30, em caixas coletoras que estão instaladas na frente do hospital, conforme a coordenadora do Espaço de Acolhimento, Clariane Moraes.
Segundo Clariane, a tenda foi instalada na frente do hospital no intuito de incentivar doações tanto dos servidores, quanto dos pacientes. Além, de facilitar que visitantes e até mesmo populares que passam pelo local também possam realizar as doações. Entre os itens arrecadados com destino ao povo gaúcho estão: alimentos, água, leite, fraldas, roupas e itens de higiene pessoal.
“Nós frisamos a importância de uma doação consciente, de itens que são necessários, itens que podem ser utilizados por outras pessoas, em boas condições e o pouco que cada um tiver, é importante que o pouco se torne muito. Contribuindo mesmo um pouquinho, um saco de arroz, um pacote de feijão ou um sapato, já ajuda quando acumulado com todas as doações”, destacou.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da equipe da Defesa Civil de Cuiabá, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, com apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), atua na logística para que os donativos cheguem com mais rapidez às vítimas. A ação visa amenizar o sofrimento das famílias desabrigadas e desalojadas, em decorrência da catástrofe climática causada pelo grande volume de chuvas no estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, em quatro dias de ação, o ponto já passou por duas coletas.
“Nós optamos por colocar a caixa na entrada do hospital, mas nós do Espaço de Acolhimento, em parceria com o pessoal da vigilância do hospital, somos os responsáveis por ela, estamos fazendo todo o recolhimento, a organização e distribuição desses donativos. Como começou na quinta, na sexta já tinha bastante coisa, as pessoas estão doando mesmo. Hoje é terça-feira e ontem eles fizeram a segunda coleta”, comemorou a coordernadora.
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil do estado vizinho, nesta terça-feira (21), subiu para 161 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O estado contabiliza ainda 806 feridos e 85 desaparecidos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Defesa Civil realiza vistoria em dois incêndios e presta assistência às famílias afetadas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, atuou em duas ocorrências de incêndio registradas na Capital. As equipes estiveram nos locais para avaliar os danos, orientar os moradores e verificar a necessidade de isolamento das áreas afetadas.
A primeira ocorrência foi registrada no bairro Doutor Fábio. Segundo relatos dos moradores, o incêndio teria começado em um poste de iluminação. No entanto, durante a avaliação, a equipe identificou uma grande quantidade de materiais acumulados no interior da residência, incluindo objetos recicláveis e outros materiais inflamáveis, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas.
De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil, Ozeia Souza, o imóvel ficou com a estrutura comprometida e apresenta risco aos moradores.
“Como lá tem muito lixo e material inflamável, a casa acabou pegando fogo muito rápido. A situação lá é degradante e não tem como morar lá, a casa pode cair a qualquer momento”, explicou.
Um casal que residia no imóvel precisou ser retirado do local por segurança. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, também programou o retorno da equipe para prestar assistência aos moradores, com a entrega de cesta básica e colchões. A área deverá ser isolada até que o proprietário adote as providências necessárias.
Segundo incêndio
A segunda ocorrência foi registrada em uma casa de shows localizada na região do CPA 1. Conforme as primeiras informações levantadas pela equipe, há indícios de que o incêndio tenha relação com a estrutura de um sistema fotovoltaico instalado no local.
A Defesa Civil realizará uma vistoria para avaliar as condições da estrutura e verificar se será necessário o isolamento da área. Caso seja identificada a necessidade de uma análise especializada, o local poderá ser encaminhado para avaliação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Segundo Ozeia Souza, a equipe também deverá elaborar os relatórios necessários para orientar as próximas providências. “Vamos fazer a vistoria para ver se vai precisar isolar, se vai passar para a Polícia Técnica também. Se for necessário, deixamos o perímetro para a perícia e, se precisar fazer o isolamento da área ou algum relatório, nós vamos fazer também”, afirmou.
A atuação da Defesa Civil tem como objetivo identificar riscos, orientar a população e adotar medidas preventivas para preservar a segurança de moradores e frequentadores dos locais atingidos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLICIAL6 dias atrásOperação Mandato Espúrio mira ex-dirigentes do IMAFIR-MT por transferências suspeitas de mais de R$ 1 milhão
-
POLICIAL6 dias atrásEx-diretor de entidade do agro recebeu R$ 774 mil em transferências, aponta investigação da Polícia Civil
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia apreende coleção de Rolex com suplente de deputado durante operação em Cuiabá
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro dispara na 1ª vaga e Janaína lidera a 2ª na disputa pelo Senado em MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL

