CUIABÁ

Documentário “No Coração de Cuiabá” estreia com sessão exclusiva e gratuita no Cine Teatro

O Centro Histórico de Cuiabá ganha vida e poesia na tela grande com a estreia do documentário No Coração de Cuiabá, marcada para a próxima segunda-feira (22), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. O filme conduz o público por um passeio afetivo e cultural pelas ruas, praças, igrejas e espaços boêmios que contam a história da capital mato-grossense.

Dirigido e roteirizado por Luiz Marchetti, o documentário integra o projeto turístico-cultural homônimo, que tem como objetivo valorizar a identidade local, fomentar a economia criativa e incentivar a ocupação do Centro Histórico com arte, música, gastronomia e intervenções urbanas.

Cinco rotas, muitas histórias

A narrativa audiovisual se organiza em torno de cinco rotas: Patrimônio Histórico, Praças e Espaços de Convivência, Artes e Intervenções Urbanas, Boêmia e Gastronomia e Rota da Fé.

Cada trajeto é explorado por meio de apresentações artísticas, depoimentos, performances de dança, música e teatro, além de registros da culinária cuiabana.

Entre as locações, estão marcos como o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), a Praça da Mandioca, a Praça Alencastro, a Escadaria do Beco Alto e o Morro do Bom Despacho. O filme mescla imagens de drone, poesia de Silva Freire e depoimentos de artistas para compor um mosaico da cultura cuiabana.

Leia Também:  Pagamento da parcela em cota única com desconto de 10% ou parcelamento do IPTU 2023 pode ser efetuado até hoje (19)

O documentário reúne dezenas de artistas e grupos locais selecionados por curadoria.

Entre os participantes estão o Coral Desvendar, o grupo Sasminina, a cantora Estela Ceregatti e Grupo, a banda Strauss, o coletivo Elas do Choro, o Duo ClariAr (Jessica Gubert e Paulo Mantovani), o pianista Dario Scherner (Piano Gente), a cantora Karola Nunes, o grupo Tradição Cuiabana do Coxipó, além de nomes como Thiago Maia e Banda, Imitáveis, Caio Espíndola, Pretta Jana, Ariston Custódio, Sophie, Bia Trindade e Cris Chaves e Banda.

Cada apresentação foi pensada para dialogar com os cenários do Centro Histórico, transformando o espaço urbano em palco e personagem.

O documentário foi realizado pelo Instituto Cordemato em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedec), com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e colaboração técnica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura de Cuiabá, Centro Audiovisual Luiz Marchetti e Muxirum Cuiabano.

Serviço

  • O que: Estreia do documentário No Coração de Cuiabá

  • Quando: Segunda-feira, 22, às 19h30

  • Onde: Cine Teatro Cuiabá

  • Entrada gratuita

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá supera metas do TAC na Atenção Primária à Saúde

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Telões da Prefeitura mobilizam torcedores e levam festa a diferentes regiões de Cuiabá

A paixão pelo futebol reuniu moradores de diferentes origens nos cinco pontos de Cuiabá onde a Prefeitura instalou telões por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola. Com ruas lotadas, famílias reunidas e clima de torcida, a iniciativa promovida pela gestão municipal transformou a segunda partida da Seleção Brasileira em uma grande celebração coletiva.

Durante a transmissão do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, nesta sexta-feira (19), o público acompanhou a vitória do Brasil por 3 a 0 em um dos telões instalados pela gestão municipal.

Nem mesmo a chuva que caiu durante a partida desanimou os torcedores. A comemoração seguiu animada nos cinco pontos de transmissão, com festa pela goleada da Seleção Brasileira sobre o Haiti.

Entre os participantes estava o colombiano Angel Disnys Amaris Leon, morador de Cuiabá há três anos. Ao lado da família, ele aproveitou a estrutura montada pela Prefeitura para acompanhar a partida e reforçou a identificação com a cidade que escolheu para viver. Angel afirmou que, apesar da origem colombiana, a torcida na noite foi pela Seleção Brasileira.

Leia Também:  Diretor-geral da Águas Cuiabá é convocado pela Comissão do Consumidor

“Estou há três anos em Cuiabá com toda a minha família e gosto muito de viver aqui. Hoje vim acompanhar o jogo e torcer pelo Brasil, que já se tornou a minha segunda casa”, disse.

O empresário Thales Santana da Silva participou da programação ao lado da esposa e de familiares. Para ele, a ação contribuiu para aproximar os moradores e transformar a partida em um momento de convivência comunitária.

“Recebemos esse presente de poder assistir ao jogo juntos. Viemos em família para torcer pelo Brasil e aproveitar esse momento de integração com a comunidade”, contou.

A campanha Minha Rua é Show de Bola mobilizou moradores de diferentes bairros da capital e ultrapassou 1 milhão de visualizações no Instagram da Prefeitura em apenas 24 horas.

Com o engajamento da população, foram definidos telões nas quatro ruas mais votadas, além de um espaço especial na Praça Cultural do Parque Cuiabá para a comunidade haitiana acompanhar os jogos das seleções do Brasil e do Haiti.

Ao todo, cinco telões foram instalados em diferentes pontos de Cuiabá para a transmissão das partidas.

Leia Também:  Mais de 70 mulheres participam de palestra sobre liderança e inteligência emocional

Os pontos contemplados pela ação foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; além da Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um espaço especial destinado à comunidade haitiana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA