CUIABÁ

Defesa Civil promove reunião e debate a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, promoveu  a primeira reunião para tratar sobre a implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil do Município (NUPDEC). O encontro foi realizado na sede da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM) e contou com a presença de lideranças comunitárias. 

A instalação do NUPDEC é prioritária em áreas de risco geológico, sanitário, ambiental, físico, habitacional ou social, E tem por objetivo prevenir desastres e capacitar a comunidade local a dar pronta resposta aos acidentes. A reunião foi realizada no dia 24 de fevereiro. 

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, destaca que a iniciativa também visa fortalecer a parceria com a comunidade com a participação da população nas atividades de proteção e Defesa Civil como voluntários. “Essa foi a primeira reunião para explicar como funciona o Núcleo Comunitário de Defesa Civil para tentar trazer os presidentes de bairros, para que criem dentro de suas comunidades um grupo de pessoas que venha a nos ajudar a proteger essa comunidade. Então, é uma maneira de nós termos os olhos da Defesa Civil dentro da comunidade para ver de perto o que está acontecendo para darmos o devido apoio”, explicou Zanetti.

Leia Também:  Comissão de Meio Ambiente aprova dois projetos e anuncia fiscalização sobre suspensão dos ecopontos

Para o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (UCAM), José Maurício Pereira, a parceria com a Defesa Civil deve garantir apoio à sociedade em situações de risco.  “Quando recebemos o convite para reunir o movimento comunitário com a Defesa Civil, para nós significou algo muito importe porque houve um aumento no número de casos de enchentes, desmoronamentos, aparecimentos de animais peçonhentos, enfim, vários problemas que precisamos recorrer a alguém, e a Defesa Civil será uma grande ferramenta de apoio para a sociedade. Vamos transferir isso para 115 associações, levantar um número de voluntários, levar a qualificação e chegar ao objetivo de buscar proteção a sociedade”, pontuou.

A iniciativa também contará com o apoio da Secretaria Adjunta de Governo, de Relações Comunitárias (Sarc), conforme explica o secretário em exercício, Matheus Cabral. “Esse projeto vai ser bom, principalmente para os presidentes de bairro. A Sarc estará levando essas informações aos movimentos comunitários e essa parceria com a sociedade é de extrema importância”, disse o secretário.

Propaganda

CUIABÁ

Ação intersetorial reúne serviços gratuitos e atendimento à população no Residencial Nico Baracat neste sábado

Moradores do Residencial Nico Baracat e região terão acesso a diversos serviços públicos gratuitos durante a Ação Intersetorial promovida pela Prefeitura de Cuiabá neste sábado (11). O atendimento será realizado das 8h às 12h30, na EMEB Lídio Lira Santana, reunindo secretarias municipais e instituições parceiras em uma força-tarefa voltada à ampliação do acesso a serviços essenciais.

A programação contempla atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, proteção ao consumidor, empregabilidade, direitos, meio ambiente e bem-estar animal. A iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços públicos em um único local, fortalecendo a atuação integrada dos órgãos municipais.

Entre os serviços disponíveis estarão exames de vista, atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde, atualização e orientações sobre o Cadastro Único, atendimento da Defensoria Pública, Procon Municipal, Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, além de ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA) participará da ação com vacinação de animais domésticos e orientações aos tutores sobre cuidados preventivos e guarda responsável. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também estará presente com vacinação, reforçando as ações voltadas à saúde pública e à prevenção de doenças.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama lamentam falecimento de desembargador Luiz Carlos da Costa

A Secretaria Municipal da Mulher levará ao evento o Bazar Solidário, enquanto a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo disponibilizará sua unidade móvel para oferecer orientações e serviços relacionados ao mercado de trabalho.

A participação é gratuita, e os atendimentos serão realizados durante toda a manhã, por ordem de chegada.

SERVIÇO

Ação Intersetorial

Data: sábado, 11 de julho de 2026

Horário: das 8h às 12h30

Local: EMEB Lídio Lira Santana, Residencial Nico Baracat

Serviços disponíveis:

Exames de vista (IVS);
Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde;
Cadastro Único e demais serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão;
Vacinação e orientações da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA);
Vacinação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);
Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
Atendimento do Procon Municipal;
Bazar Solidário da Secretaria Municipal da Mulher;
Atendimento da Defensoria Pública;
Serviços da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA