CUIABÁ
Confira as atrações desta quinta-feira (2) do projeto Rua do Rasqueado, no Museu do Rio; Primeira edição de 2023 registrou sucesso de público
O projeto ‘Rua do Rasqueado’, desta quinta-feira (2), terá como atrativos apresentações das bandas: ‘Os Originais’, Guapo e Banda Signu’s, além de uma diversificada praça de alimentação. O evento pode ser conferido no Museu do Rio Cuiabá ‘Hid Alfredo Scaff’, no bairro Porto. A entrada é gratuita e a programação será realizada das 18h às 22h.
A iniciativa conta com parceria da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, foi retomada na semana passada (26 e 27 de janeiro) e contou grande adesão popular fomentando o turismo e a economia da capital mato-grossense.
Idealizado há quase três décadas pelo músico, compositor e mestre da cultura popular mato-grossense, Milton Pereira de Pinho, o popular ‘Guapo’, o projeto foi reformulado em 2023 e acontece na atual sede da Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá, trazendo conforto e comodidade aos visitantes.
A secretária de Turismo, Nilza Taques, demonstrou grande satisfação com as apresentações e participação popular. “Seguimos alinhados com o pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, de diversificar os atrativos do turismo, da cultura na capital, para que as manifestações culturais estejam ao acesso dos moradores, visitantes e turistas. A nossa casa ficou linda, toda decorada. Seguiremos de portas abertas”, declarou.
O turismólogo Edu Sá, que atua na Pasta, apresentou o resultado das duas primeiras noites do evento. “De acordo com a Polícia Militar, tivemos um público rotativo entre 450 a 500 pessoas. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) contabilizou de 150 a 200 veículos durante as duas noites. Esse público prestigiou as apresentações musicais no Museu do Rio, e esteve na área externa, na Praça do Espaço Cultural Liu Arruda, onde foi montada uma praça de alimentação com comidas diversificadas, espaço para crianças e banheiros químicos”.
Ele complementa citando ainda que coordenação não registrou nenhum relato de brigas ou problema no entorno do Museu.
“Agradecemos a parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar, da Semob e com os comerciantes que ficaram responsáveis pela oferta de gastronomia e espaço kids”.
Criador do projeto, o músico Guapo, cita que “a retomada do projeto nos traz alegria, agora no Museu do Rio, em grande estilo, com total segurança e à disposição da sociedade. Esperamos a presença do público para as próximas semanas, com muita música boa e o melhor do rasqueado e lambadão”.
O Projeto “Rua do Rasqueado” é uma realização da Associação Mato-grossense de Cultura (AMC), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá (SMT).
Serviço:
Projeto: “Rua do Rasqueado, 29 Anos de História”
Local: Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff” (Avenida Manoel José de Arruda, 1.899, Bairro do Porto)
Horário: Das 18h às 22h
Dias: 2 e 3 de fevereiro;
9 e 10 de fevereiro (quintas e sextas-feiras)
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Cuiabá amplia oferta de teste e passa a ter unidades de referência contra tuberculose
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a oferta do teste tuberculínico (PPD) na rede municipal. Com a medida, todas as regionais de saúde da Capital passam a contar com uma unidade de referência para a realização do exame, facilitando o acesso da população ao serviço e fortalecendo as ações de prevenção e controle da tuberculose.
O teste tuberculínico auxilia na identificação de pessoas infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da tuberculose, e na investigação de possível infecção pelo bacilo.
Em Cuiabá, o PPD está disponível nas unidades de referência das regionais Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. O atendimento para aplicação do teste ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre pelo ar, principalmente quando uma pessoa com tuberculose pulmonar ativa tosse, fala ou espirra.
Entre os principais sintomas da doença estão tosse persistente, febre, suor noturno, emagrecimento e cansaço. Pessoas que apresentam esses sinais devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.
O PPD é realizado por meio da aplicação de uma pequena quantidade de tuberculina na pele do antebraço. Após a aplicação, o paciente deverá retornar à unidade no período indicado pelo médico ou enfermeiro responsável, conforme avaliação individual, para que seja feita a leitura do teste.
O teste tuberculínico não confirma, sozinho, um caso de tuberculose ativa. Quando necessário, a equipe de saúde realiza ou solicita outros exames para investigar a presença da doença.
A solicitação do teste pode ser feita por médico ou enfermeiro. Para o agendamento, o profissional deverá entrar em contato, por e-mail, com a unidade de referência da respectiva regional. A solicitação deve conter o nome completo do paciente, CPF e indicação clínica ou justificativa para a realização do teste.
A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O acompanhamento é realizado pelas equipes de saúde, que orientam o paciente durante todo o tratamento.
O SUS também disponibiliza tratamento preventivo para pessoas com infecção latente, quando houver indicação, com o objetivo de reduzir o risco de desenvolvimento da tuberculose ativa.
Saiba onde realizar o teste tuberculínico em Cuiabá
Regional Norte
USF Novo Paraíso II
Enf.ª Acácia e Lívia Sobral
E-mail: [email protected]
Regional Sul
USF Liberdade
Enf.ª Christiane Oliveira Ferreira
E-mail: [email protected]
USF Pedra 90 IV
Enf. Geanlucas Mendes Monteiro
E-mail: [email protected]
USF Coxipó São Gonçalo
Enf.ª Isoquele Soares Peridó Gonçalves
E-mail: [email protected]
Regional Leste
USF Pico do Amor
Enf.ª Carolina Carvalho da Silva
E-mail: [email protected]
Regional Oeste
USF Ribeirão do Lipa
Enf.ª Ana Paula Vicente
E-mail: [email protected]
Regional Rural
USF Guia
Enf.ª Leidiany Stoffel da Costa
E-mail: [email protected]
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPolíticos de direita de Mato Grosso se unem em apoio a Flávio Bolsonaro: “É 22 neles”
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásExportação de suco cresce 9,6% e receita atinge R$ 2,46 bilhões
