CUIABÁ

Comissões tratam início do planejamento para 2025

20/01/2025
Comissões tratam início do planejamento para 2025

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Quatro Comissões Permanentes do Legislativo se reuniram na tarde desta segunda-feira (20), para tratar o começo dos trabalhos que vão ser feitos em 2025. Com encontros presenciais e online, os vereadores puderam se apresentar e já começar a discutir os planos para a cidade.

COMISSÃO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Presidida pelo vereador Sargento Joelson (PSB), a reunião contou com a presença dos vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil) e Marcrean Santos (MDB). Durante o encontro os parlamentares trataram duas pautas iniciais: a decisão de datas específicas para a realização das Sessões Ordinárias da Comissão e o convite que será feito ao atual Secretário de Habitação, William Campos.

Os vereadores decidiram por fim, que o encontro será realizado em todas as primeiras quintas-feiras dos meses de 2025, às 08h30.

Já a questão a ser tratada com o secretário será, inicialmente, uma prestação de esclarecimentos sobre a situação atual da secretaria e o cronograma de trabalho de 2025.

COMISSÃO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Os vereadores Kassio Coelho (Podemos), Dra Mara (Podemos) e Maysa Leão (Republicanos) receberam nesta primeira reunião da Comissão de Indústria e Comércio o representante da Comunidade Terapêutica Tenda de Abraão, Tiago Assis, e o representante da Federação Nacional de Comunidades Terapêutica, Espiritualidade e Ciência (FENACT), Sandro Barbosa.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia RGA para cerca de 9 mil servidores ativos da Educação, e inativos

Kassio explicou que a Comissão vem tentando tratar, desde a última gestão, a questão dos dependentes químicos em situação de rua no centro de Cuiabá, e por isso, neste momento, marcou a agenda para que as parlamentares conhecessem e também tirassem suas dúvidas sobre o trabalho de acolhimento que é realizado pelas comunidades terapêuticas.

O vereador reforçou também um requerimento feito pelo atual prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sobre a realização de uma Audiência Pública com os demais representantes das comunidades terapêuticas do município, e aproveitou para confirmar que já encaminhou o pedido para protocolo na Câmara e que na primeira Sessão Ordinária já deve ser votado.

Durante o encontro, as vereadoras puderam ouvir sobre a situação das pessoas dentro das comunidades terapêuticas e sobre o trabalho que é feito com dependentes químicos. As parlamentares fizeram apontamentos e também tiraram dúvidas sobre questões práticas referentes a acolhimento e atendimento, como, por exemplo, a coleta e cadastro de dados das Entidades e se há uma parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A vereadora Maysa Leão, por fim, colocou como principal pauta a ser tratada durante a Audiência Pública a construção de um protocolo unificado de acolhimento, atendimento e reinserção social de pessoas com dependência química em situação de rua, que envolva entes públicos e privados.

Leia Também:  Defesa Civil interdita via da ponte sobre a Avenida Arquimedes Pereira Lima; Semob orienta condutores

COMISSÃO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Os parlamentares Marcus Brito Jr (PV) e Sargento Joelson (PSB) trataram em seu primeiro encontro o planejamento de trabalho e o início das visitas presenciais à Secretaria de Mobilidade Urbana, às associações ligadas ao transporte em Cuiabá e a realização de uma reunião com os presidentes da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) e os interessados ligados as empresas do transporte público.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

A última reunião do dia foi presidida pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), e contou com a presença dos vereadores Mario Nadaf (PV) e Michelly Alencar (União Brasil). Daniel sugeriu duas pautas a serem tratadas já na próxima reunião da Comissão: a Lei Federal que proibi o uso de celulares nas escolas das redes públicas e privadas e como a Câmara vai agir quanto a isso e a situação do pagamento do salário dos servidores.

Por fim, os vereadores acordaram em tratar sobre a questão dos celulares nas escolas e também convidar um representante da Secretaria de Educação para que traga um apanhado geral da situação do começo das aulas na capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Antiga escola no Goiabeiras será nova sede do CEIC José Nicolau Pinto

A antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras, que acomodava a Casa dos Conselhos da Educação, passará a sediar o CEIC José Nicolau Pinto, que atualmente ocupa um prédio alugado, na Rua Barão de Melgaço, no Porto. Com sede em prédio próprio, a unidade recebe adequações estruturais que irão atender as crianças de forma permanente. Na manhã desta segunda-feira (17), o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, vistoriou o andamento das obras e acompanhou de perto os serviços que estão sendo executados.

Durante a visita, o secretário reforçou a necessidade de dar celeridade às adequações, para que a transferência das crianças possa ser efetivada até o início de setembro. As obras consistem na instalação de uma cozinha, já que nas dependências há apenas uma copa, na adequação dos banheiros para crianças e na retirada de algumas divisórias das salas, para torná-las mais amplas. Atualmente, o CEIC José Nicolau Pinto atende 95 crianças, com idades entre 1 e 3 anos.

Segundo o secretário, a visita teve a finalidade de verificar o cumprimento do cronograma e alinhar as providências necessárias para a conclusão dos serviços, considerando a urgência de oferecer um espaço melhor para as crianças e a comunidade escolar, além de atender a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que acompanha a situação.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá esclarece sobre intoxicação por metanol e uso de antídoto

As intervenções em andamento no novo espaço contemplam os ajustes necessários para assegurar condições apropriadas para o acolhimento das crianças da primeira infância, bem como da equipe responsável pelo funcionamento das atividades.

PRÉDIOS PRÓPRIOS

A Casa dos Conselhos da Educação retorna para seu endereço de origem, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes, que também foi totalmente reformado. Com a mudança, o CEIC José Nicolau Pinto passa a funcionar em prédio próprio, situação que não era contemplada desde sua criação, em 2008.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA