CUIABÁ

Câmara realiza simulação de incêndio e reforça medidas de segurança

14/12/2024
Câmara realiza simulação de incêndio e reforça medidas de segurança
Secom | Câmara de Cuiabá&nbsp
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta semana, o primeiro treinamento de simulação de incêndio, reforçando as medidas de segurança para servidores e visitantes. A ação contou com atividades práticas de evacuação do prédio, combate a incêndios e primeiros socorros. O treinamento é parte de um trabalho contínuo iniciado há dois anos, com a criação da Brigada Interna de Incêndio, sob a gestão do Presidente Chico 2000.
Com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),&nbsp da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) o legislativo municipal preparou os servidores e vereadores para lidar com possíveis emergências de maneira eficaz e segura.
A secretária de Gestão de Pessoal, Bárbara Noronha, destacou a importância da iniciativa: “É fundamental garantir que os servidores estejam preparados para lidar com emergências. Essa capacitação não apenas previnem incidentes, mas também assegura a proteção e o bem-estar de todos que frequentam a Câmara Municipal.”
O Presidente Chico 2000 também ressaltou a relevância da simulação: “Essa é mais uma demonstração do compromisso da nossa gestão com a segurança e a qualidade de vida de todos. Investimos em prevenção porque acreditamos que servidores e visitantes devem se sentir seguros dentro da Câmara. Parabenizo a todos que participaram desse treinamento.”&nbsp
Além da atuação da Brigada Interna, o treinamento teve a participação essencial da Secretaria de Patrimônio e Manutenção, em conjunto com a Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá, reforçando o compromisso da atual gestão com segurança e eficiência no trabalho.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Servidoras da Limpurb recebem kits de maquiagem e vouchers como homenagem do Dia das Mães
Propaganda

CUIABÁ

Operação contra cabos clandestinos recolhe mais de 400 kg de fios em desuso em Cuiabá

Mais de 400 quilos de fios em desuso foram retirados durante a Operação Telefone Sem Fio, realizada nesse domingo (18), na Avenida dos Trabalhadores, no Bairro Sol Nascente, em Cuiabá. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), em parceria com a concessionária Energisa, e integra uma força-tarefa permanente para reorganizar a fiação aérea e reduzir riscos à população.

Ao todo, a operação já contabiliza a retirada de 12,5 toneladas de cabos em todo o estado, sendo 435 quilos apenas na Avenida dos Trabalhadores, em Cuiabá. Em Mato Grosso, as ações já alcançaram cerca de 9 mil postes, com a remoção de aproximadamente 166 quilômetros de fios de materiais irregulares. Em Cuiabá, os números chegam a 120,3 quilômetros de cabos retirados, somando cerca de 8 toneladas.

A Operação Telefone Sem Fio faz parte de um conjunto de medidas iniciadas após o avanço das discussões da chamada “CPI dos Cabos”, que resultou no fortalecimento da legislação municipal para fiscalização e ordenamento da rede aérea. Desde então, as ações vêm sendo realizadas em fases, com notificações prévias às empresas e mutirões para retirada de estruturas irregulares, clandestinas ou em desuso.

Leia Também:  Prefeito, primeira-dama e secretário de saúde lamentam morte de servidora da Saúde; Clínica do CPA 3 será fechada em luto nesta terça (9)

Segundo a Secretaria de Ordem Pública, o objetivo é garantir mais segurança urbana, já que fios soltos ou caídos representam risco de acidentes, além de comprometerem a estética da cidade. A operação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Chiquito Palhares, destacou que a ação é contínua e resultado de uma atuação integrada entre diferentes órgãos municipais e a concessionária de energia.

“Essa é uma operação permanente, que enfrenta um problema antigo e complexo. Não se trata apenas de organização visual, mas da preservação da vida. Muitas empresas foram notificadas, mas não se regularizaram, o que levou à retirada dos cabos. É um processo que traz impactos imediatos, mas necessário para garantir melhorias a médio e longo prazo”, afirmou.

Já o supervisor de compartilhamento de infraestrutura da Energisa Mato Grosso, Leonardo Lira, reforçou a importância da parceria e da intensificação das fiscalizações.

“Essa é uma ação conjunta essencial para a regularização dos cabos de telecomunicações. A Energisa tem atuado de forma contínua, com equipes dedicadas exclusivamente a esse trabalho. Só em 2026, já removemos mais de 8 toneladas de fios, o que demonstra o desafio e o compromisso com a segurança da população”, disse.

Leia Também:  Comissão de Direitos Humanos delibera dois projetos em primeira reunião ordinária do ano

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA