CUIABÁ

Câmara de Cuiabá aprova projetos voltados à proteção infantil

Vinicius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão da Criança e do Adolescente (CCA) da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na manhã desta quinta-feira (04), dois importantes projetos de lei voltados à proteção infantil e ao fortalecimento das redes de cuidado no município. As propostas, de autoria da vereadora Paula Calil (PL) e do vereador Daniel Monteiro (Republicanos). 
O primeiro projeto aprovado institui a Campanha Permanente “Olhe de Novo!”, idealizada por Paula Calil. A iniciativa busca ampliar ações de conscientização para prevenir o esquecimento de crianças e animais em veículos, situação que, apesar de recorrente em todo o país, pode ser evitada com medidas simples de alerta e educação. A proposta prevê campanhas educativas, distribuição de materiais informativos, orientações em escolas, unidades de saúde e parcerias com a iniciativa privada.
Já a segunda matéria aprovada trata da criação do Programa Cuidadora Guardiã, proposta apresentada por Daniel Monteiro. O projeto pretende fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes de Cuiabá por meio da atuação de cuidadoras capacitadas, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
A iniciativa estabelece diretrizes para acompanhamento, orientação e apoio às famílias, promovendo segurança e desenvolvimento saudável para o público infantojuvenil.
A reunião contou com a presença do presidente da CCA, vereador Rafael Ranalli (PL), vice-presidente, vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) e o membro titular, vereador Tenente coronel Dias (Cidadania). Com a aprovação na comissão, os projetos seguem para votação em plenário nas próximas sessões.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  HMC otimiza protocolos hospitalares e melhora atendimento de pacientes

Propaganda

CUIABÁ

Feira da Agricultura Familiar amplia produção e fortalece vendas na Praça Alencastro

A Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar voltou a reunir produtores, comerciantes e consumidores na manhã desta terça-feira (7), na Praça Alencastro, em Cuiabá. Realizada semanalmente às terças-feiras e aos sábados, das 7h às 17h, a iniciativa tem impulsionado a comercialização direta dos agricultores familiares, refletindo no aumento da produção no campo e na redução do desperdício de alimentos.

Segundo o coordenador da feira, Luís Alberto Rodrigues Leite, o crescimento das vendas nas últimas edições tem levado os produtores a ampliar gradativamente a oferta de alimentos, fortalecendo a renda das famílias e garantindo mais segurança para o planejamento da produção.

“O produtor começou produzindo aos poucos até consolidar a comercialização. Hoje já percebemos um aumento da produção no campo para atender à expectativa de vendas da feira. Isso reduz perdas e fortalece a agricultura familiar. Além disso, o artesanato e a gastronomia também vêm apresentando resultados muito positivos”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, ressaltou que a feira fortalece a cadeia produtiva ao aproximar agricultores, empreendedores da gastronomia e consumidores. Segundo ele, o calendário fixo de funcionamento estimula a produção, amplia as oportunidades de comercialização e garante à população acesso regular a alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Leia Também:  Prefeitura publica decreto e taxa do lixo deixa de ser cobrada em Cuiabá

Entre os produtos mais procurados nesta época do ano estão a mexerica ponkan e o mamão produzido na região do Aguaçu, na Grande Cuiabá. Na edição da semana passada, cerca de 30 caixas de mamão foram comercializadas praticamente por completo. Além das frutas da estação, os consumidores encontram banana, quiabo, jiló, maxixe, mel, temperos, chás, alimentos caseiros e diversos produtos da culinária regional.

A consultora de vendas Selene de Souza Araújo é uma das frequentadoras assíduas da feira. Ela afirma que visita o local todas as terças-feiras e destaca que a escolha vai além da compra de alimentos.

“A qualidade dos produtos, o preço e também a valorização do pequeno produtor são os motivos que me fazem voltar toda semana.”

O engenheiro agrônomo, professor universitário aposentado e ex-secretário de Agricultura da Empaer, Manuel Gonçalves dos Santos, acompanha a evolução das feiras livres em Cuiabá desde a implantação desse modelo de comercialização. Frequentador da feira da Praça Alencastro, ele avalia que a ampliação desses espaços fortaleceu a agricultura familiar e aproximou produtores e consumidores.

Segundo Manuel, no passado era necessário que órgãos públicos oferecessem transporte e apoio logístico para que os agricultores conseguissem comercializar a produção na cidade. Hoje, ele observa que as feiras se expandiram por diferentes regiões, criando novas oportunidades para os produtores e oferecendo alimentos frescos à população.

Leia Também:  Pacientes são remanejados após vazamento no Pronto-Socorro causado vandalismo

A feira também representa uma oportunidade para novos empreendedores. Participando pela primeira vez do evento, Marlene Auxiliadora Brandão levou francisquito cuiabano, rosca caseira, paçoca de pilão, bolos e biscoitos. Ela relata que a receptividade dos consumidores superou as expectativas.

“Melhorou bastante. É a primeira vez que participo e estou gostando muito. Os produtos têm saído rapidamente e isso contribui para aumentar nossa renda. Só tenho a agradecer.”

Outro expositor, João Vicente Rodrigues, comercializa mel, limão, banana, temperos, chás, açafrão, jatobá, banha de porco caipira e produtos naturais. Para ele, a localização da feira no Centro facilita o acesso dos consumidores e amplia as oportunidades de venda.

“A prefeitura tem feito um bom trabalho porque aproxima o produtor do consumidor. Quem já vem trabalhar no Centro consegue comprar aqui mesmo antes de voltar para casa. Isso é bom para quem vende e também para quem compra.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA