CUIABÁ

Agro da Gente fomenta o trabalho e o fortalecimento do produtor rural

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou durante a live desta terça-feira (17), os trabalhos realizados pela gestão para o fomento do trabalho e fortalecimento do produtor de pequena propriedade, por meio do programa Agro da Gente, um dos pilares do Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

No último sábado (14), o prefeito sancionou a Lei nº 6.809/2022 que institui oficialmente o programa Agro da Gente. A normativa foi publicada na Gazeta Municipal desta terça-feira. Uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, o Agro da Gente vai atender mais de duas mil famílias, estimulando a agricultura familiar e o produtor de pequena propriedade em quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite, levando tecnologia, apoio técnico, qualificação e recursos necessários, garantindo aos consumidores, alimentos certificados e com selo de qualidade. 

“O Agro da Gente é um programa da nossa gestão de reestruturação e fortalecimento da agricultura familiar como mote de desenvolvimento econômico da nossa capital, geradora de oportunidades, de emprego e renda. Estamos dando assistência técnica aos pequenos proprietários, levando o desenvolvimento sustentável, tecnologia avançada, enfim, quebrando paradigmas e mudando o cenário da agricultura familiar em Cuiabá. Parabéns secretário Francisco Vuolo e toda a equipe da Secretária pelo extraordinário programa Agro da Gente”, parabenizou o prefeito.

Leia Também:  Semob intensifica atuação em interdições da Av. Mato Grosso

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, explicou que, após a sansão, o próximo passo será a realização de adequações junto aos segmentos e conselhos para regulamentação do programa.

“Agora iremos sentar com os segmentos e conselhos para trabalhar a regulamentação e os critérios do programa, com objetivo de expandir ações com toda assistência e parcerias necessárias para o fortalecimento da economia e do produtor de pequena propriedade”, disse Vuolo.

O programa já vem desenvolvendo várias ações, uma delas é a implantação da Unidade de Referência Técnica (URT) do Leite. O projeto-piloto é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER-MT), na propriedade rural do casal de agricultores, Sérgio Barbosa e Rosenei de Souza, produtores de queijo e requeijão, beneficiários do primeiro certificado de adesão oficial da iniciativa.

A primeira fase de melhorias estruturais já foi concluída na URT do Leite. A segunda consiste no fomento dos produtores da região para adesão ao programa, onde receberam suporte técnico e apoio logístico, por meio da capacitação e processamento e, por fim, a certificação e comercialização da produção gerada aos supermercados da Capital, visando a ascensão da economia local. 

Leia Também:  Sucuri recebe primeira audiência pública da história e marca novo momento de diálogo em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá convida população para a 16ª Conferência Municipal de Saúde; inscrições começam em maio

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida a população cuiabana a participar da 16ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 29 e 30 de junho de 2026. O evento é um dos mais importantes espaços de participação social para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Com o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área, gestores e representantes da sociedade civil organizada para debater propostas e contribuir diretamente com a construção de melhorias para a rede pública de saúde.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa da população e com a construção coletiva de soluções. Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de discutir desafios, apresentar sugestões e colaborar na definição de diretrizes que irão nortear as ações da saúde em Cuiabá.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma online e estarão disponíveis entre os dias 4 e 15 de maio. O formulário eletrônico já está definido e poderá ser acessado pelo link: https://forms.gle/qK3jKvWFrjJ7DHaz, que ficará ativo apenas dentro desse período. Não haverá inscrição no local do evento.

Leia Também:  Câmara aprova a concessão de título de cidadão cuiabano a juiz eleitoral

A conferência será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 7h às 18h, reunindo diferentes segmentos em um ambiente democrático de diálogo e construção de propostas.

Serviço

Data: 29 e 30 de junho de 2026
Horário: das 7h às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato GrossoPeríodo de inscrição:de 4 a 15 de maio (online)
Link para inscrição: https://forms.gle/qK3jKvWFrjJ7DHaz (disponível apenas no período de inscrição)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA