DECISÃO DO STF

Após 90 dias de restrição, Flávio Bolsonaro volta a visitar o pai por autorização de Moraes

Ministro do Supremo liberou o contato entre o candidato à Presidência e Jair Bolsonaro, mas proibiu o uso dos encontros para atividades político-eleitorais

Publicados

em

O senador e candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), visitou o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã desta terça-feira (13), em Brasília. O encontro ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a retomada das visitas, que estavam proibidas desde julho.

Flávio chegou por volta das 9h40 ao condomínio onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar, na região do Jardim Botânico, na capital federal. Foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde a imposição da restrição judicial, que durou 90 dias.

Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar após ter sido condenado a mais de 27 anos de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.

A autorização foi concedida por Moraes na segunda-feira (12), após o encerramento do prazo de proibição, no domingo (11). Apesar da liberação, o ministro estabeleceu condições para impedir que os encontros sejam utilizados como instrumento de campanha eleitoral.

Na decisão, Moraes determinou que as visitas não poderão ter “finalidade político-eleitoral” e manteve a proibição de divulgação de manifestos ou declarações do ex-presidente.

Leia Também:  Senado aprova regulamentação da inteligência artificial; texto vai à Câmara

Visitas seguem regras e horários definidos pela Justiça

A decisão preserva as restrições de horário impostas a Jair Bolsonaro desde a concessão da prisão domiciliar.

Os filhos poderão visitá-lo às quartas-feiras e aos sábados, nos períodos estabelecidos para visitas em unidades prisionais.

No caso de Flávio, existe ainda a possibilidade de encontros durante os dias úteis, uma vez que o senador está cadastrado como advogado do pai. Nessa condição, as visitas podem durar até 30 minutos.

A liberação ocorre durante a campanha presidencial, a menos de duas semanas do segundo turno. Flávio já manifestou publicamente o desejo de subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado do pai caso vença a eleição.

Entretanto, a determinação do STF impede que as visitas sejam utilizadas para manifestações eleitorais ou para a divulgação de posicionamentos políticos de Jair Bolsonaro.

Carta divulgada nas redes motivou restrição

A proibição anterior havia sido determinada em julho, depois que Flávio Bolsonaro divulgou nas redes sociais uma carta escrita pelo ex-presidente.

No documento, Jair Bolsonaro apresentava o filho como seu “porta-voz” e o apontava como a melhor opção para o país.

Leia Também:  Rodrigues celebra 37 anos de Roraima e projeta novo ciclo de desenvolvimento

Na avaliação de Alexandre de Moraes, a divulgação representou desvio de finalidade do direito de visita e descumprimento das restrições que impedem o ex-presidente de utilizar redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.

Diante do episódio, o ministro suspendeu por 90 dias os encontros entre pai e filho.

Com o término do prazo, Moraes autorizou a retomada do contato familiar, mas manteve as limitações relacionadas à atividade política.

Assim, Flávio Bolsonaro poderá continuar visitando o pai dentro das condições estabelecidas pela Justiça, desde que os encontros não sejam utilizados para fins eleitorais ou para transmitir manifestações públicas do ex-presidente.

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

PEC da Segurança Pública está na pauta do Plenário nesta quinta-feira

Publicados

em

O Plenário do Senado pode votar nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, a PEC da Segurança Pública (PEC 18/2025), que busca ampliar a integração entre os órgãos de segurança e fortalecer o combate ao crime organizado.

Ao encerrar a sessão desta quarta-feira (14), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou a inclusão da proposta na pauta do dia seguinte, após a aprovação de um requerimento de calendário especial de tramitação da matéria.

Apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e outros líderes partidários, o requerimento (RQS 713/2026) permite acelerar a tramitação da PEC, que teve sua análise concluída pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira, com relatoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

De iniciativa do Poder Executivo, a proposta inclui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição, amplia a participação do governo federal no setor e estabelece regras para a criação de polícias municipais. O texto também prevê medidas mais rigorosas contra integrantes de facções criminosas e milícias, além de proteção às vítimas e mais recursos para a segurança pública.

Leia Também:  Câmara analisa PEC que altera regras para pagamento de precatórios; acompanhe

O Plenário também poderá votar três projetos de decreto legislativo que aprovam acordos internacionais nas áreas de educação, defesa e participação brasileira em exposições internacionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA