AGRONEGÓCIO
Produtores negociam potássio para 2027/28 quase um ano antes do plantio
Produtores de Mato Grosso começaram a negociar cloreto de potássio para a safra 2027/28 enquanto a soja do ciclo 2026/27 ainda está sendo semeada. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), uma relação de troca 4,5% mais favorável que a média dos últimos quatro anos estimulou os primeiros negócios antecipados. A informação foi divulgada pela entidade em 21 de setembro.
A antecedência coloca no planejamento uma lavoura que, nas principais regiões produtoras, será plantada no segundo semestre de 2027 e colhida em 2028. O milho de segunda safra plantado após a soja em 2027 pertence ao ciclo 2026/27. Essa distinção é importante para identificar a qual temporada se destinam os insumos contratados agora.
A relação de troca mede quantas sacas de soja são necessárias para comprar uma tonelada do fertilizante. Quanto menor essa quantidade, maior o poder de compra do agricultor. O indicador reúne os dois lados da conta: o preço do insumo e o valor do produto vendido pela fazenda. Um adubo mais barato, portanto, precisa ser avaliado em conjunto com a receita agrícola.
A oportunidade no potássio convive com condições menos favoráveis no fósforo. No mesmo comunicado, a Aprosoja MT informou que, em Sorriso, a relação de troca do fosfato monoamônico (MAP) estava 22,4% acima da média histórica. A comparação mostra por que a decisão de antecipar compras exige uma avaliação por produto, sem tratar todo o pacote de adubação como uma única oportunidade.
Negociar com antecedência também envolve definir quando haverá desembolso e entrega. As partes estabelecem no contrato o calendário de fornecimento e a forma de pagamento. Pagamento à vista, financiamento ou troca por grãos produzem efeitos diferentes sobre o caixa e os compromissos da fazenda. Esses termos precisam ser conhecidos para avaliar a vantagem da antecipação.
Para o produtor, o preço anunciado é apenas parte do custo. Frete, encargos financeiros, prazo de pagamento e condições de entrega entram na comparação entre propostas. Se o negócio consumir recursos necessários à lavoura que está sendo implantada, a vantagem comercial precisa ser confrontada com o custo de financiar essa necessidade.
O registro da Aprosoja MT confirma a abertura de negociações para 2027/28, mas o comunicado não informa volumes contratados nem o percentual das necessidades da safra já coberto. O alcance documentado é o dos primeiros negócios de potássio em Mato Grosso. A intensidade da antecipação depende de dados adicionais sobre compras, entrega e participação dos produtores.
Nas próximas negociações, a referência deve ser a relação de troca calculada com o preço efetivamente disponível para a soja e o custo do fertilizante entregue na fazenda. Conferir a data de pagamento, o calendário de fornecimento e a exposição das receitas ao câmbio ajuda a avaliar se a contratação antecipada preserva a margem e mantém recursos para o ciclo em andamento.
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIO
Cúpula do agro liga inovação e rastreabilidade ao acesso a mercados
Acesso a mercados, rastreabilidade e uso de tecnologia para reduzir riscos estão no centro da proposta da Cúpula da Inovação e Tecnologia do Agro Brasileiro, a Citagro 2026, marcada para 16 de novembro, em São Paulo. O encontro pretende aproximar empresas, investidores e pesquisadores em torno da competitividade da produção brasileira.
A questão chega à porteira por meio das exigências dos compradores. Para cadeias que abastecem mercados com regras ambientais específicas, comprovar a origem da mercadoria e as condições de produção passa a integrar o trabalho de comercialização. Sistemas digitais de rastreabilidade ajudam a organizar as informações necessárias para atender a esses critérios.
Um exemplo é o Regulamento Europeu Antidesmatamento (EUDR), cuja aplicação começa em 30 de dezembro de 2026 para grandes e médios operadores, segundo a Comissão Europeia. A norma abrange bovinos, soja, café, cacau, óleo de palma, borracha, madeira e determinados derivados. Para a maior parte dos micro e pequenos operadores, o prazo é 30 de junho de 2027.
As regras exigem comprovação de que os produtos foram obtidos conforme a legislação do país de origem e não estão associados a desmatamento posterior a 31 de dezembro de 2020. A verificação envolve informações sobre fornecedores e localização das áreas produtivas. Mesmo produtores brasileiros que vendem a uma cooperativa ou empresa intermediária recebem demandas por esses dados dos compradores.
Outra mudança é o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira da União Europeia (CBAM), em sua fase definitiva desde janeiro de 2026. Seu alcance inclui determinados fertilizantes e outros produtos industriais. Nesses casos, as emissões da fabricação entram no cálculo das obrigações dos importadores europeus, acrescentando uma variável ambiental à relação comercial.
O material de apresentação da Citagro também destaca a inteligência de mercado como instrumento para antecipar cenários. A proposta associa competitividade à capacidade de acompanhar mudanças tarifárias, exigências regulatórias e movimentos da demanda, usando essas informações no planejamento das empresas e na diversificação de destinos para a produção.
Para o produtor, essa discussão envolve decisões concretas: quais informações manter sobre a propriedade, quais tecnologias adotar e quais requisitos serão necessários para vender a determinados compradores. A conexão entre pesquisa e produção, outro eixo da iniciativa, busca aproximar o desenvolvimento de soluções das necessidades das cadeias agropecuárias e das regiões produtoras.
A apresentação defende ainda maior articulação entre empresas, governos e instituições de pesquisa nas negociações internacionais. O objetivo anunciado é combinar inovação no campo com participação brasileira na definição de padrões comerciais e ambientais que influenciam o acesso a mercados.
Serviço
- Evento: Cúpula da Inovação e Tecnologia do Agro Brasileiro — Citagro 2026
- Data: 16 de novembro de 2026
- Horário: das 18h às 22h
- Cidade: São Paulo (SP)
Fonte: Pensar Agro
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
CIDADES7 dias atrásGisela diz que Oeste está no radar de Pivetta com novas diretrizes de desenvolvimento
-
POLICIAL7 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
MATO GROSSO6 dias atrásOs R$ 600 mil do deputado Sebastião Rezende para a Unemat ainda precisam ser comprovados
-
MATO GROSSO5 dias atrásPrefeitura prepara festa de R$ 2,3 milhões para comemorar 39 anos de Campo Novo do Parecis
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia identifica mulher suspeita de integrar grupo que torturou vereador em MT
-
ECONOMIA7 dias atrásReunião Brasil-União Europeia sobre temas comerciais – Comunicado conjunto MRE-MDIC
-
POLICIAL6 dias atrásSargento é baleado com a própria arma após confusão e duas mulheres são presas
