NACIONAL

Universidades federais abrem 11 mil vagas em novos cursos para 2027

Publicados

em

A partir de 2027, 65 universidades federais do Brasil, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), passarão a ofertar 11.354 novas vagas para ingresso na educação superior. As oportunidades marcam o início de 244 novos cursos de graduação, que são resultado do programa Universidades Transformadoras, estruturado para alinhar a criação de vagas nas universidades federais às necessidades de desenvolvimento do país. Nesse contexto, serão abertas 1.835 vagas para docentes. 

A oferta foi planejada para atender, de forma direta, às demandas de formação profissional da sociedade e do mercado de trabalho. As novas vagas incluem cursos na área da saúde, licenciaturas voltadas para a educação especial e bilíngue de surdos, além de formações interculturais. Há, ainda, oferta em campos das ciências exatas e tecnológicas, incluindo engenharias, ciência de dados, inteligência artificial e segurança cibernética. 

Como as aulas das novas turmas começam em 2027, os interessados que atualmente cursam o ensino médio já podem incluir essas opções em seus planos. Para concorrer, é necessário acompanhar a publicação dos editais de processos seletivos pelas universidades, que, quase em sua totalidade, utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso à graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entretanto, há cursos em estágio de credenciamento que podem ainda não estar disponíveis no próximo Sisu. 

Leia Também:  Saiba como ter acesso ao Programa Gás do Povo

Universidades Transformadoras – Em sua totalidade, o programa Universidades Transformadoras soma 614 novos cursos nas universidades federais. Na primeira fase, ancorada no eixo Universidades Inovadoras, foram garantidos novos cursos de graduação com mais de 8 mil vagas, sendo 6 mil focadas em áreas tecnológicas, como inteligência artificial e engenharia de software. A fase atual, que viabiliza as 11 mil vagas com início em 2027, incorpora também os eixos Universidades Inclusivas e Estratégicas.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

MEC solicita atuação da PF e da AGU em função das ameaças às universidades federais

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) solicitou que a Polícia Federal (PF) investigue as ameaças que estão sendo direcionadas contra as universidades federais, estudantes e docentes reportadas nos últimos dias. A Advocacia-Geral da União (AGU) também foi acionada para que atue com a adoção das medidas jurídicas cabíveis.

Nos ofícios enviados às duas instituições o MEC pede providências aos órgãos competentes diante da gravidade das ameaças de violência e de destruição patrimonial, além da utilização de símbolos nazistas contra as universidades federais, estudantes e docentes reportadas ao MEC, especialmente, nesta semana.

Os casos de ameaças foram registrados nos campi da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Jataí (UFJ), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Leia Também:  Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Nos documentos enviados, o MEC ressalta que a atuação da PF e da AGU são urgentes “para apurar a autoria, a materialidade e as circunstâncias das ameaças e dos atos de violência direcionados às universidades federais.”

“O contexto sensível do período eleitoral amplia a gravidade desses atos, tornando imperativa a salvaguarda da integridade física da comunidade acadêmica e do patrimônio público. Essas ameaças e violências buscam intimidar o debate democrático, perturbar a ordem pública e comprometer o livre exercício das funções constitucionais das instituições de ensino superior”, diz trecho dos ofícios encaminhados.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA