NACIONAL

Inscrições para o Prêmio Pnae 2026 estão abertas

Estão abertas as inscrições para participação no Prêmio Pnae 2026, um dos principais eventos de valorização e fortalecimento da alimentação escolar pública brasileira. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o encontro será realizado em 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). 

O Prêmio Pnae reconhece iniciativas e profissionais que contribuem para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com destaque para ações de educação alimentar e nutricional, valorização da cultura alimentar regional, participação social e incentivo à agricultura familiar. A participação é gratuita, e os interessados devem garantir o ingresso por meio da plataforma Sympla

O evento é voltado a gestores, nutricionistas, merendeiras, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições parceiras que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas públicas brasileiras. 

Programação – Entre os destaques da programação estão a premiação do Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, do reality show Escola de Sabores, da 7ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e do Prêmio CAE de Participação Social, que celebra os mais de 30 anos dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). 

Leia Também:  Movimentação de passageiros no Centro-Oeste registra alta de 6% em setembro

O evento também contará com uma homenagem aos 20 anos da Rede de Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Rede Cecane), reconhecendo a contribuição da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas de alimentação escolar em todo o país. 

As ações contam com o apoio de instituições parceiras, como a Itaipu Binacional, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e instituições federais de ensino. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Webinário aborda educação digital e midiática no currículo

O Ministério da Educação (MEC) realiza, na quarta-feira, 11 de junho, às 14h30 (horário de Brasília), o webinário “Educação Digital e Midiática no Currículo: orientações e experiências das redes municipais”. O encontro será transmitido pelo canal do MEC no YouTube e tem como objetivo orientar secretarias municipais de educação sobre a atualização curricular para a implementação da educação digital e midiática. 

A iniciativa está alinhada à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (ENEC) e é voltada a gestores municipais, equipes técnicas das secretarias de educação, professores, comunidade escolar, imprensa, parceiros institucionais e sociedade civil. O webinário busca mobilizar especialmente os municípios que possuem sistema próprio de ensino, reforçando a importância de incorporar esses temas aos currículos ou de avançar em sua atualização. Para isso, promoverá a troca de experiências entre municípios que já desenvolveram currículos alinhados às normativas nacionais, apresentando estratégias e desafios enfrentados nesse processo.  

O encontro também apoiará as redes de ensino na verificação da Condicionalidade V do Valor Anual por Aluno por Redução de Desigualdades (VAAR), mecanismo de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Leia Também:  CMSE destaca garantia da segurança eletroenergética do país em 2026 e mantém monitoramento da evolução do período chuvoso

A condicionalidade verifica se estados, municípios e o Distrito Federal possuem referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se esses documentos incorporam as competências previstas na BNCC Computação e nas Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares e a integração curricular de educação digital e midiática. 

Enec – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas foi lançada em 2023 com o objetivo de aumentar a conectividade nas escolas, reduzir as desigualdades sociais, assegurar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico das tecnologias em todas as escolas públicas de educação básica do país. A política fortalece a presença da Educação Digital e Midiática nos currículos, investe na formação de professores e gestores sobre o tema e promove uma aprendizagem integral que prepara os estudantes para atuar de forma crítica, consciente e segura no mundo digital. Desde a criação, o MEC já investiu R$ 4,3 bilhões para apoiar a conectividade nas escolas. Em maio de 2026, o Brasil atingiu o marco de 100 mil escolas conectadas para fins pedagógicos.   

Leia Também:  Amazonas teve 2,9 mil aprovados no Sisu 2026

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA