VÁRZEA GRANDE MT
Rede Municipal de Várzea Grande se aproxima de 40 mil alunos e registra crescimento histórico no Censo Escolar 2026
A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande vive um dos maiores momentos de expansão de sua história. Os números da matrícula inicial do Censo Escolar 2026 apontam um crescimento expressivo no número de estudantes atendidos pelo Município, que passou de cerca de 33 mil para quase 40 mil alunos matriculados.
O período oficial de coleta de dados do Censo Escolar 2026 – Matrícula Inicial ocorre entre 27 de maio e 31 de julho. Os números preliminares já demonstram o avanço da rede municipal, resultado de ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) para ampliar o acesso à educação e reduzir a fila de espera, especialmente na Educação Infantil.
A expectativa é que a rede alcance oficialmente a marca de 40 mil estudantes com a inauguração de duas novas unidades educacionais: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gervado Bueno Dias e a nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), localizados nas regiões dos bairros Chapéu do Sol e Santa Isabel.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Legislação e Normas da SMECEL, Eva de Paulo Vieira Santos, o crescimento é resultado de um trabalho técnico que envolveu busca ativa de estudantes, reorganização da oferta de vagas e atualização dos critérios de atendimento.
“Nós realizamos uma busca ativa e identificamos alunos que estavam há mais de dez dias sem frequentar a escola, sem que a unidade soubesse o motivo. Conseguimos localizar essas famílias e, em muitos casos, remanejar as crianças para escolas mais próximas dos novos endereços. Esse trabalho permitiu atualizar a lista de espera e garantir que as vagas chegassem a quem realmente precisava”, explicou.
Eva destaca que os avanços foram especialmente significativos na Educação Infantil.
“Destacamos com entusiasmo o salto expressivo no atendimento do Berçário I, que ampliou sua capacidade de 200 para 624 crianças atendidas, representando um crescimento superior a 200% na oferta de vagas para a primeiríssima infância. Esse resultado reflete planejamento estratégico, investimentos adequados e o comprometimento de toda a equipe pedagógica e administrativa, que tem transformado a realidade educacional de Várzea Grande por meio de uma educação pública inclusiva e de qualidade”, afirmou.
Segundo a coordenadora, uma das principais medidas adotadas foi a elaboração de uma nova portaria, alinhada à legislação municipal, permitindo ampliar a capacidade de atendimento sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
“Elaboramos uma nova portaria com base na resolução municipal que regulamenta a proporção entre crianças e profissionais. Houve ampliação do número de vagas em algumas turmas, mas também reforçamos o quadro de servidores para manter a qualidade do atendimento. Onde antes havia dois Técnicos de Desenvolvimento Infantil, passamos a contar com três profissionais. Tudo foi realizado após uma análise criteriosa das unidades e respeitando as condições estruturais de cada espaço”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressalta que o crescimento registrado no Censo Escolar é reflexo de uma gestão comprometida com a ampliação do acesso à educação pública.
“Alcançar quase 40 mil alunos matriculados é um marco histórico para a educação de Várzea Grande. Esse resultado demonstra que estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e compromisso com as famílias. Ampliamos vagas, reduzimos a fila de espera, fortalecemos nossas equipes e estamos entregando novas unidades escolares para atender a uma demanda crescente. Nosso objetivo é garantir que toda criança tenha acesso à educação de qualidade, perto de casa e em um ambiente adequado para aprender e se desenvolver”, afirmou.
Com investimentos em infraestrutura, gestão eficiente das vagas e fortalecimento das políticas educacionais, Várzea Grande consolida sua posição entre as maiores redes municipais de ensino de Mato Grosso e se aproxima da marca histórica de 40 mil estudantes atendidos.
Galeria de Fotos (2 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Sábado também é dia de manutenção e reparos nas escolas da Rede Municipal
Sábado também é dia de trabalho nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande. Enquanto os alunos aproveitam o fim de semana, equipes de manutenção utilizam o período para realizar pequenos reparos e serviços necessários nas unidades escolares.
A iniciativa é uma oportunidade para executar intervenções que, durante os dias letivos, muitas vezes não podem ser realizadas devido à presença das crianças e ao funcionamento normal das atividades pedagógicas. Com as salas e demais espaços livres, os profissionais conseguem trabalhar com mais segurança e tranquilidade.
Entre os serviços estão pequenos reparos, ajustes e manutenção de estruturas e equipamentos, contribuindo para a conservação dos prédios e para a melhoria do ambiente escolar. Na EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, foi realizada a limpeza da caixa-d’água. Já na EMEB Ângela Jardim Botelho, foi feita a troca da vela do filtro do bebedouro.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destaca que a manutenção contínua das unidades é fundamental para garantir espaços adequados para toda a comunidade escolar.
“Cuidar das nossas escolas é também cuidar dos nossos alunos e dos profissionais que nelas trabalham”, comentou.
Maria Fernanda disse ainda que essas intervenções fazem parte do trabalho permanente de cuidado, prevenção e valorização dos espaços escolares, garantindo ambientes mais seguros e adequados para todos.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT6 dias atrásExclusivo: Wellington corre atrás de Flávio Bolsonaro, erra aldeias e cobra Medeiros após ficar fora de agenda reservada em MT – veja fotos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT4 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça Eleitoral suspende propaganda de Taques por acusações falsas contra Mauro
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFlávio Bolsonaro desembarca em MT ao lado de Cidinho e Medeiros e ausência de Wellington chama atenção
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida

