TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Inscrições abertas para encontros sobre direitos da criança e do adolescente; confira programação

Quem trabalha na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes já pode garantir a participação no 1º Encontro dos Direitos e Garantias Fundamentais de Crianças e Adolescentes na Perspectiva Nacional e Internacional e no 5º Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso. As inscrições gratuitas foram abertas nesta quinta-feira (07), com 270 vagas disponíveis.

Os eventos serão realizados nos dias 18 e 19 de maio, no Auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, e vão reunir magistrados, promotores, especialistas brasileiros e internacionais para debater temas atuais e sensíveis ligados à infância e juventude, como crimes digitais, acolhimento familiar, violência de gênero, proteção online e recrutamento de adolescentes por facções criminosas.

As inscrições podem ser feitas pelo portal Eventos TJMT.

Servidores do Poder Judiciário de Cuiabá e Várzea Grande devem se inscrever no link https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/07000000-0aa5-0a58-2ac9-08deac6ee18a .

O público-alvo do evento inclui magistrados, membros do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), servidores públicos, conselheiros tutelares, profissionais da rede de proteção e demais interessados na área da infância e juventude.

Os encontros são organizados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp). Pelo Judiciário mato-grossense, participam da realização a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), Escola dos Servidores, Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). Já o MPMT atua por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. O evento conta ainda com apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT).

Debates sobre desafios contemporâneos

A programação dos dois dias inclui palestras e debates com especialistas de diferentes estados e professores da Universidade de Valladolid, na Espanha.

No dia 18 de maio, a abertura dos trabalhos será com a palestra “Teoria do Cuidado: Afetividade, famílias e direito”, a ser ministrada pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Sávio Renato Bittencourt Soares Silva. Ainda no primeiro dia, serão debatidos os crimes digitais e cibernéticos envolvendo crianças e adolescentes, em palestra conduzida pelo professor espanhol Enrique Jesus Martinez Perez.

A programação também inclui discussão sobre a responsabilidade do Poder Judiciário e do Ministério Público na criação, implantação e execução do Serviço de Família Acolhedora (SFA) em Mato Grosso, com palestra do promotor de Justiça Nilton César Padovan.

Já no dia 19 de maio, os debates terão como foco a proteção digital de crianças e adolescentes, com a palestra “ECA Digital e Proteção Online”, que será ministrada pela promotora de Justiça de São Paulo Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti.

Outro destaque será a palestra sobre recrutamento de adolescentes por facções criminosas, com o promotor de Justiça João Batista de Oliveira, integrante do GAECO de Cuiabá.

O encerramento do evento contará ainda com debate internacional sobre guarda, direito de visitas e os direitos das crianças em contextos de violência de gênero, a ser conduzido pelos professores Javier García Medina e Cristina Guilarte Martín-Calero, da Universidade de Valladolid, na Espanha.

Programação:

18 de maio – Matutino

· 8h30 – Credenciamento

· 9h – Apresentação artística do Instituto Flauta Mágica

· 9h40 – Abertura e composição da mesa de honra

· 10h – Palestra de abertura: Teoria do Cuidado: Afetividade, famílias e direito

· 11h30 – Debates

· 12h – Encerramento do período matutino

18 de maio – Vespertino

· 14h – Palestra: Responsabilidade do Poder Judiciário e do Ministério Público na criação, implantação e execução do Serviço de Família Acolhedora (SFA) no Estado de Mato Grosso face à Recomendação Conjunta nº 02/2024 – O papel dos juízes e dos promotores de justiça para viabilização em suas Comarcas

· 15h30 – Debates

· 16h – Palestra: Los delitos digitales y cibernéticos que involucran a niños y adolescentes (Os crimes digitais e cibernéticos que envolvem crianças e adolescentes)

· 17h30 – Debates

19 de maio – Matutino

· 8h30 – Palestra: ECA Digital e Proteção Online (a vulnerabilidade digital das crianças e adolescentes)

· 9h30 – Debates

· 10h – Palestra: Programa Novos Caminhos – Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Transformando Vidas

· 11h30 – Debates

· 12h – Encerramento do período matutino

19 de maio – Vespertino

· 14h – Palestra: Recrutamento de adolescentes por facções criminosas: prevenção e enfrentamento

· 15h30 – Debates

· 16h – Palestra: Custodia y derecho de visitas: los derechos de los niños y niñas en contextos de violencia de género (Guarda e direito de visitas: os direitos das crianças em contextos de violência de gênero)

· 17h30 – Debates

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Escola Superior da Magistratura participa do lançamento da Rede Nacional de Escolas Judiciais
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

ReciclaJud transforma recicláveis em renda para cerca de cem famílias de catadores

Arte gráfica da campanha ReciclaJud. Fundo verde e azul com lixeiras coloridas de reciclagem e texto informando início da competição solidária.Você sabia que todo o material arrecadado durante a segunda edição da campanha ReciclaJud – Edição Sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) será destinado à Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (Asmat), ajudando diretamente cerca de cem famílias que vivem da coleta seletiva e da comercialização de recicláveis. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Sustentabilidade do Poder Judiciário, une sustentabilidade, conscientização ambiental e geração de renda.

A campanha, que segue até o dia 29 de maio, incentiva servidores e colaboradores a repensarem a forma de descartar resíduos produzidos em casa. Separar corretamente papel, plástico, vidro e metal, além de higienizar embalagens antes da entrega, são atitudes simples que facilitam a reciclagem e evitam contaminação dos materiais.

Os resíduos orgânicos também devem ser mantidos separados dos recicláveis para garantir melhor aproveitamento de tudo o que será destinado à coleta seletiva. 🌱

📍 Como funciona a arrecadação?

A dinâmica da campanha foi organizada em formato de ecopontos institucionais. Os participantes podem levar materiais recicláveis de casa ou da comunidade, sendo proibido o descarte de resíduos produzidos no ambiente de trabalho.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

A coleta segue até o dia 29 de maio e ocorre em dois pontos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT):

  • Central de Resíduos do TJMT, diariamente, das 11h às 14h;

  • Anexo Antônio Arruda, às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

As informações sobre a pesagem deverão ser enviadas por cada unidade participante, por meio de formulário eletrônico, sendo que os termos de entrega deverão ser anexados para validação posterior.

Autor: Patrícia Neves

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA