AGRONEGÓCIO
Mapa apresenta Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária na AgriZone
Durante os painéis da AgriZone desta quarta-feira (19), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou o Programa Nacional de Rastreabilidade Voluntária, após a assinatura do protocolo de intenções para a melhora da rastreabilidade das cadeias produtivas do agronegócio no Brasil.
A assinatura ocorreu na última terça-feira (18) entre o secretário-executivo da Pasta, Irajá Lacerda, e representantes da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (Anatc) e do Rio Portos. Na COP30, a apresentação ocorreu no painel principal da AgriZone, o AgriTalks, pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Fiadeiro.
O Programa irá criar um modelo nacional de rastreabilidade, garantindo mais proteção, eficiência, segurança, rapidez e produtividade. A tecnologia adotada permitirá a leitura automatizada, integrando dados públicos e privados em um sistema unificado de rastreamento. O modelo utiliza um padrão público e nacional, baseado em tecnologias avançadas e sistemas integrados que possibilitem monitorar e rastrear toda a cadeia produtiva e logística, do produtor rural ao destino.
“O Brasil dá um passo decisivo rumo a um agro mais moderno e transparente. Com o Brasil-ID, estamos criando um sistema capaz de oferecer mais proteção, eficiência, rapidez e segurança para toda a cadeia produtiva”, afirmou o secretário Marcelo Fiadeiro.
Fiadeiro destacou ainda que a rastreabilidade voluntária não é apenas uma exigência de mercado, mas uma ferramenta estratégica para a sanidade animal e vegetal, segurança alimentar e fortalecimento da credibilidade internacional. Organismos internacionais, como a FAO, têm reiterado que sistemas robustos de rastreabilidade são fundamentais para assegurar transparência, reduzir riscos sanitários e ampliar a confiança do consumidor.
Além disso, o novo modelo reforça a capacidade do Brasil de atrair parcerias, ampliar mercados e intensificar a cooperação internacional.
O PNRV integrará o Programa Agro Brasil + Sustentável em um ecossistema digital que reúne rastreabilidade, boas práticas e sustentabilidade. A adesão é voluntária e os benefícios são diretos.
Informação à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Mercado nacional recebeu mais de 27 milhões de doses de vacinas contra clostridioses em maio
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que, durante o mês de maio de 2026, foram disponibilizadas 27.217.356 doses de vacinas contra clostridioses no mercado nacional.
Do total liberado no período, 17.167.285 doses (63,08%) são de fabricação nacional e 10.050.071 doses (36,92%) correspondem a vacinas importadas.
Com as liberações realizadas desde março de 2026, o volume disponibilizado ao mercado nacional ultrapassa 41 milhões de doses, entre produtos de fabricação nacional e importados.
O Mapa mantém atuação permanente junto à indústria de insumos veterinários para estimular a ampliação da produção nacional, viabilizar importações e agilizar os procedimentos de fiscalização e liberação de vacinas.
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLICIAL6 dias atrásCom mandado de prisão em aberto, ex-deputado Daltinho não é localizado há mais de um mês
-
Sinop5 dias atrásCaminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
-
CUIABÁ7 dias atrásEx-secretário Amauri Monge parte para o ataque e denuncia “pedalada” de R$ 100 milhões na Educação de Cuiabá
-
PICANTES5 dias atrásLore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT realiza curso de qualificação política eleitoral voltado a mulheres
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
PICANTES5 dias atrásGabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFamília Campos admite guerra e diz que Mauro está “na pica do Saci”

