NACIONAL

MME assina protocolo de intenções com a Global Energy Alliance

Publicados

em

O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou neste sábado (15/11) um protocolo de intenções com a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP). A parceria terá prazo de cinco anos e visa ampliar o fornecimento de energia renovável, empregos e oportunidades econômicas às comunidades remotas da Amazônia. A assinatura ocorreu durante a COP30, em Belém (PA).

O ministro Alexandre Silveira destacou que essa parceria reforça o compromisso nacional de levar energia renovável e universal a todas as famílias brasileiras. “O Brasil está mostrando que é possível combinar inclusão energética, responsabilidade climática e oportunidade econômica. O protocolo de intenções assinado com a Global Energy Alliance é mais um passo para transformar a ambição climática em ação concreta”, afirmou Silveira.

O protocolo apoiará os esforços do MME para eliminar a pobreza energética na Amazônia, onde quase um milhão de brasileiros ainda vivem sem acesso à eletricidade e 2 milhões não conectados à rede nacional de energia. A parceria reforça o compromisso do Brasil de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, fomentar o desenvolvimento econômico local e promover equidade social.

Leia Também:  Ministério de Minas e Energia publica consultas públicas do LRCAP 2026

O secretário nacional de Transição Energética e Planejamento, Gustavo Ataíde, pontuou que o protocolo é mais um aliado nas ações do programa Energias da Amazônia. “Estamos alinhando investimento e inovação para garantir que a energia limpa impulsione os empreendimentos locais, apoie serviços essenciais e promova o crescimento econômico inclusivo. Isso converge com as nossas diretrizes do Energias da Amazônia, que é o maior programa de descarbonização do mundo. É geração de energia limpa com qualidade para a população”, afirmou o secretário.

O protocolo de intenções vai definir ações conjuntas em financiamento, assistência técnica e intercâmbio de conhecimento para ampliar o acesso à energia renovável e a projetos de uso produtivo na região amazônica, com base nos programas nacionais do Brasil e na missão da Global Energy Alliance de promover energia limpa, acessível e centrada nas pessoas.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

Momento raro no Pantanal: onça-pintada é flagrada ensinando filhote a nadar

Imagens feitas por drone registram Aracy e o pequeno Mocoha em momentos de interação na água; comportamento ajuda o jovem felino a desenvolver habilidades essenciais para a vida selvagem

Publicados

em

 

Uma cena de aprendizado em meio às águas do Pantanal chamou atenção durante um registro feito no município de Miranda, em Mato Grosso do Sul. Imagens aéreas mostram a onça-pintada Aracy acompanhando o filhote Mocoha durante uma série de mergulhos e movimentos dentro da água.

O registro foi realizado pelo guia e fotógrafo Mário Nelson Cleto Rodrigues, integrante do projeto Onçafari. As imagens mostram mãe e filhote interagindo enquanto Mocoha explora o ambiente aquático e começa a desenvolver habilidades importantes para sua sobrevivência.

APRENDIZADO DESDE OS PRIMEIROS MESES

Embora a cena tenha aspecto de brincadeira, o contato com a água faz parte do processo de desenvolvimento do jovem animal. Onças-pintadas possuem grande capacidade de natação e utilizam rios, baías e outros ambientes aquáticos para atravessar territórios, se refrescar e também procurar alimento.

Mocoha é acompanhado desde o nascimento, em 2025, enquanto Aracy integra o monitoramento realizado pelo Onçafari na região. O acompanhamento contínuo permite registrar diferentes fases da vida dos animais e observar seus comportamentos ao longo do tempo. 

Leia Também:  MEC participa de seminário sobre políticas educacionais na China

UMA ONÇA ADAPTADA À ÁGUA

A relação da espécie com ambientes aquáticos é uma das características que diferenciam a onça-pintada de muitos outros felinos. No Pantanal, a presença de rios, corixos e áreas alagadas oferece condições para que os animais se desloquem e encontrem diferentes tipos de presas.

A espécie também ocupa posição importante na cadeia alimentar do bioma. Sua alimentação pode incluir peixes, capivaras, jacarés e outros animais, dependendo da disponibilidade de presas na região.

O registro de Aracy e Mocoha, além de revelar um momento de interação entre mãe e filhote, contribui para o acompanhamento científico e para a compreensão do comportamento das onças-pintadas no Pantanal. O Onçafari mantém programas de monitoramento e pesquisa voltados à conservação da espécie. 

Registros: Mário Nelson/Onçafari.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA