Sinop

Agosto Lilás: prefeito repudia feminicídio ocorrido em Sinop e reforça canais de denúncia para população

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, repudiou o caso de assassinato ocorrido ontem (24), em Sinop, vitimando a jovem Ana Paula Abreu Carneiro de Oliveira, de 33 anos. O suspeito, o companheiro de 22 anos, foi preso acusado de desferir, ao menos, 10 golpes de faca contra a vítima.  “Eu estou muito triste por conta desse crime. Mais uma jovem perdeu a vida por um cidadão. A gente fica muito triste. Uma pessoa que fez todos os seus estudos, começou a trabalhar e de repente ser brutalmente assassinada por um covarde, uma pessoa covarde que faz um serviço desse”, lamentou o prefeito.  
 
Dorner lembrou que, nacionalmente, está acontecendo a campanha Agosto Lilás, de  conscientização e combate à violência contra a mulher e, reforçou a importância de denunciar todo e qualquer tipo de abuso. “Nós queremos dizer à sociedade: vamos denunciar as agressões, vamos denunciar o que acontece com vocês no dia a dia. O abuso, seja sexual, de poder, agressão física ou de palavras”, acrescentou.
 
Entre os canais de denúncia, estão o 180 (de maneira anônima e gratuita), 190 (emergência Polícia Militar), delegacia da mulher (66) 3531-0120, além da rede de apoio do próprio município, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e as próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
 
“Esse é um crime que a gente tanto combate, tanto briga, tanto busca por leis, faz tanta coisa para que não aconteça isso e, infelizmente, essas coisas acontecem no Brasil inteiro e Sinop foi essa vez já castigado por mais um crime brutal”, acrescentou.
 
Ana Paula residia há poucos dias em Sinop, vinda de Brasília. Ela trabalhava em uma clínica na cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Leia Também:  Vigilância Epidemiológica descarta risco de surto e mantém monitoramento de casos de meningite em Sinop

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

CRCMT reforça Campanha Leão Amigo em Sinop com a formação de contadores

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, participou, na noite de ontem (22), da abertura oficial do Workshop Tributário promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), realizado no Sindicato Rural de Sinop. Na ocasião, profissionais contadores e acadêmicos de contabilidade receberam orientações e incentivo à promoção da Campanha Leão Amigo.

Essa campanha consiste na conscientização para que pessoas físicas e jurídicas destinem parte do Imposto de Renda aos Fundos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso. Esses recursos são destinados a projetos executados por entidades beneficentes de Sinop, que prestam importantes serviços a esses públicos do município.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que o recurso é destinado às entidades beneficentes da cidade. “Temos que enfatizar que a gestão apoia os Conselhos, que fazem a escolha para onde será destinado esses valores que serão depositados nos Fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso. Queremos que esse dinheiro fique em Sinop e seja distribuído para as nossas instituições beneficentes”, pontuou.

O conselheiro do CRCMT, Thaciel Camargo, reforça que os profissionais da contabilidade já estão contribuindo com a disseminação da Campanha. “Esse evento está sendo realizado hoje para simbolizar o início da Campanha, mas ela já iniciou junto com as declarações do Imposto de Renda, onde todos os nossos profissionais da contabilidade já estão atuando junto aos seus clientes e convencendo eles a fazer essa destinação”, explicou.

Leia Também:  UCT de Sinop está com estoque baixo e convoca população para doação de sangue

Thaciel ainda acrescentou que muitos desconhecem essa possibilidade de destinação e que o CRCMT atua para melhorar esse cenário. “Infelizmente, não é todo mundo que tem o conhecimento desse processo da destinação. O nosso trabalho, enquanto instituição, é apoiar esses eventos, promover esse tipo de conhecimento e trabalhar o tema com nossos contadores”, lembrou.

Pessoas jurídicas (CNPJ) podem destinar até 2% do Imposto de Renda, sendo o limite de 1% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 1% para o Fundo do Idoso. Já pessoas físicas (CPF) podem destinar até 6%, sendo até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Elis Venâncio, explicou de que forma as entidades conseguem ter acesso aos recursos. “As instituições cadastradas dentro do Conselho da Pessoa Idosa podem estar concorrendo através de Edital e também por meio de chancela. A destinação é feita a partir de projetos cadastrados, o que dá mais lisura ao valor repassado. É feito prestação de conta dos recursos, que passam por crivo técnico de acordo com base legal. Portanto, quem repassa esse recurso, tem total segurança que o valor está sendo bem empregado”, informou.

Leia Também:  Projeto Luz do Amanhã oferece atividades diariamente e forma mais de 70 adolescentes por ano

Rúbia Naves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reforçou a transparência do processo de repasse dos recursos. “Vale ressaltar que somos auditados pelo Ministério Público, que acompanha toda a nossa trajetória enquanto Conselho. Então é algo muito seguro e a população pode fazer essa destinação sabendo que, lá na ponta, esses projetos serão alcançados”, garantiu.

De acordo com a organização do evento, cerca de 200 participantes acompanharam as palestras enriquecedoras com Elielton Souza e José Cristóvão, que trouxeram insights práticos e atualizados sobre a Reforma Tributária e o Imposto de Renda do Produtor Rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell, colaborou Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA