AGRONEGÓCIO
Mapa entrega mais oito máquinas do Promaq a prefeituras paulistas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entregou nesta sexta-feira (11) mais seis escavadeiras hidráulicas e dois rolos compressores a prefeituras do Estado de São Paulo. A solenidade ocorreu pela manhã em Itapecerica da Serra, região metropolitana da capital. As máquinas fazem parte do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) do ministério.
O programa tem como finalidade modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades regionais. A entrega foi conduzida pelo superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Estanislau Steck.
Foram contempladas as prefeituras de Itapecerica, Caraguatatuba, Votorantim, Jundiaí, Pedro de Toledo, Itariri, Miracatu e Leme. Em maio, a Superintendência de Agricultura e Pecuária de São Paulo (SFA-SP), que representa o Mapa no Estado, já havia entregue outros 36 equipamentos a prefeituras durante solenidade realizada em Valinhos.
Os recursos para a aquisição foram viabilizados por meio de emendas parlamentares. “Os equipamentos foram comprados na modalidade de ata de preços, o que tornou o custo mais atrativo”, explicou Estanislau. Ele lembrou que o ministro Carlos Fávaro trabalha para que todos os municípios recebam esse tipo de máquina e recomendou que os prefeitos busquem apoio dos parlamentares para agilizar os pedidos.
“Já fui prefeito e sei da importância de uma máquina como essa. Ela pode ser utilizada em diversas situações. Podemos orientar as prefeituras a aderirem a essa ata de preços, assim elas podem comprar por um valor bem mais baixo”, afirmou o superintendente.
Informação à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Aberturas de mercado para o Brasil no Togo
O governo brasileiro concluiu negociações que permitirão a exportação de material genético bovino (sêmen e embriões) para o Togo.
As aberturas criam oportunidades para produtores brasileiros, bem como para a prestação de serviços de consultoria e assistência técnica. Em 2025, o Brasil exportou mais de US$ 148 milhões em produtos agropecuários para o Togo, com destaque para produtos do complexo sucroalcooleiro, carnes e couro.
A nova autorização se soma a outras aberturas recentes conquistadas junto ao Togo. Em 2025, o país africano também autorizou a importação de sementes de milho, braquiária, soja e sorgo, além de bovinos e bubalinos vivos do Brasil.
Com esse anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 594 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Informações à imprensa
[email protected]
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO7 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
