NACIONAL

Em Capanema (PA), emoção marca celebração de Corpus Christi com tapetes coloridos, show religioso e procissão

Publicados

em

As comemorações de Corpus Christi movimentam várias cidades brasileiras que, nesta época do ano, oferecem experiências de fé e religiosidade. Um exemplo é o município de Capanema, no nordeste paraense. Nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), turistas que visitaram o município se uniram à população local em momentos de grande emoção durante as celebrações de Corpus Christi — uma das maiores manifestações de turismo religioso da região, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.

Na noite de quarta, milhares de pessoas lotaram o Espaço Municipal de Eventos, no Residencial Jardim América, para acompanhar o show do padre Fábio de Melo, que emocionou o público com músicas e mensagens de fé e esperança. “Ver essa multidão reunida, cantando, rezando e vibrando com tanta alegria, é uma experiência que toca profundamente meu coração”, afirmou o padre, muito aplaudido pelos fiéis.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, que destacou a importância da celebração para o fomento ao turismo religioso e para o desenvolvimento da região. “O Corpus Christi de Capanema é um patrimônio que une fé, cultura e desenvolvimento. É um evento que gera emprego, renda e fortalece o turismo religioso no Pará. É uma alegria muito grande ver essa manifestação crescer e atrair cada vez mais visitantes,” declarou o ministro.

Leia Também:  Ministério do Turismo negocia inclusão de Belém na rota de cruzeiros para fortalecer turismo regional na Amazônia

O prefeito de Capanema, Claudionor Moreira, também celebrou o sucesso da festividade. “Nossa cidade se prepara o ano inteiro para esse momento. É um orgulho para todos nós ver Capanema receber tantos fiéis e visitantes com uma festa tão bonita e organizada. Só temos a agradecer a todos que colaboraram para tornar isso possível,” afirmou.

PROCISSÃO – Logo nas primeiras horas da quinta-feira (19), as celebrações continuaram com a Santa Missa solene de Corpus Christi, presidida pelo arcebispo Dom Carlos Verzeletti, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em seguida, a tradicional Procissão de Corpus Christi percorreu as ruas de Capanema sobre um extenso tapete de mais de quase um quilômetro e meio, cuidadosamente confeccionado com areia e serragem por dezenas de voluntários. A beleza do tapete a céu aberto é um dos principais atrativos turísticos da festividade religiosa.

O evento impulsiona fortemente o comércio, a hotelaria e os serviços na cidade, além de atrair turistas de várias partes do estado e do país, consolidando-se como um dos grandes destaques do calendário religioso paraense.

Leia Também:  Evento discute organização da prática pedagógica na EJA

MOVIMENTAÇÃO AÉREA – Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, a partir de dados das concessionárias que administram os principais terminais aéreos brasileiros, projeta a circulação de mais de 1,9 milhão de passageiros no feriado prolongado de Corpus Christi. A movimentação reforça o aquecimento da demanda turística interna. 

INCENTIVO – A fim de incentivar e facilitar as viagens de brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) desenvolve o programa “Conheça o Brasil: Voando”. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que cada vez mais visitantes se conectem com as maravilhas do país, além de apoiar o fortalecimento do turismo nacional.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

Indicadores de equidade racial avançam nas redes municipais de ensino

Publicados

em

O Diagnóstico Equidade 2026, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), apresenta aumento nos indicadores relacionados à implementação de políticas de educação para as relações étnico-raciais (Erer) nas redes municipais de ensino.  

Entre os indicadores analisados, a institucionalização apresentou um aumento de 17,1 pontos. O índice passou de 38,7 pontos, em 2024, para 55,8, em 2026. No Brasil, a média geral dos indicadores relacionados à implementação passou de 26,6, em 2024, para 34,7, em 2026, um crescimento de 8,1 pontos. O resultado indica que mais redes municipais estão estruturando políticas, ações e mecanismos para enfrentar desigualdades raciais e promover a diversidade. 

O índice geral é a média que considera a institucionalização de diferentes aspectos da implementação das políticas de Erer, como gestão, formação, materiais didáticos, financiamento, avaliação e monitoramento, mapeados pelo Diagnóstico Equidade. O resultado está ligado ao primeiro biênio de execução da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), em regime de colaboração interfederativa.   

Leia Também:  Temporada de cruzeiros reforça importância do setor para a economia brasileira

As políticas de equidade racial na educação têm o objetivo de enfrentar as desigualdades raciais e contribuir para a redução do hiato de aprendizagem entre estudantes negros e brancos. Para isso, promovem ações que valorizam a diversidade, combatem o racismo e garantem condições mais equitativas para que todos os estudantes tenham acesso, permanência e aprendizagem com qualidade.  

Confira os dados comparativos gerais da Erer de 2024 no Brasil, em comparação a 2026, divulgados no Diagnóstico Equidade 2026:  

Secretarias municipais 

2024 

2026 

Índices 

Brasil 

Brasil 

Geral 

26,6 

34,7 

Institucionalização 

38,7 

55,8 

Formação 

20,4 

28,7 

Gestão 

26,0 

27,0 

Material Didático 

31,1 

34,2 

Financiamento 

20,6 

39,9 

Avaliação e Monitoramento 

45,0 

60,2 

Metodologia – O levantamento contou com 44 perguntas dirigidas às secretarias de educação de estados, municípios e do Distrito Federal. Foram realizadas 32 questões sobre Erer e 12 sobre educação escolar quilombola (EEQ).  

Para acompanhar os resultados, as informações foram organizadas em indicadores que avaliaram áreas como gestão, formação de profissionais, materiais didáticos, financiamento, avaliação e monitoramento. Os índices recebem notas de 0 a 100.   

Leia Também:  Ministério do Turismo negocia inclusão de Belém na rota de cruzeiros para fortalecer turismo regional na Amazônia

As respostas foram declaradas pelos responsáveis pelas secretarias de educação ou, no caso dos municípios, pela prefeitura, o que contribui para a confiabilidade das informações. O questionário e os indicadores foram construídos com a participação de especialistas, pesquisadores e profissionais com experiência em políticas de equidade racial e combate ao racismo.  

Resultados do Diagnóstico de Equidade 2026  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA