POLÍTICA MT

Ferrovia de Integração Centro-Oeste permitirá mais competitividade ao agro de MT

Publicados

em

O deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva destacou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (4), a importância da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) para o agronegócio e a logística de Mato Grosso. A ferrovia, que deve chegar ao município de Água Boa até 2028, promete ampliar a competitividade dos produtos agrícolas da região.

Autor da audiência pública que será realizada no dia 27 de junho, em Água Boa (a 730 km de Cuiabá), o parlamentar reforçou a necessidade de preparar os cidadãos e empresários do Araguaia para as oportunidades de negócios que a chegada da ferrovia irá proporcionar. O evento ocorrerá das 9h às 16h, na Igreja Boa Semente.

“O modal ferroviário é extremamente importante para a produção e a logística mato-grossense. A ferrovia vai tornar nossos produtos mais competitivos e permitir que nossos produtores tenham resultados muito mais rentáveis”, ressaltou Dr. Eugênio, conhecido como o Deputado do Araguaia.

A vantagem competitiva está no custo reduzido do transporte ferroviário, quando comparado ao rodoviário. Segundo o deputado, o leilão para a concessão da ferrovia deve ser realizado pelo Governo Federal no primeiro semestre de 2026.

Leia Também:  Deputados aprovam alíquota dos militares de 14% para 10,5%; agora segue para sanção

Durante o evento em Água Boa, também será promovido o Fórum Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, com discussões técnicas e institucionais sobre o tema.

A FICO, quando implantada, permitirá a integração com a Ferrovia Norte-Sul (com trechos em Goiás, Tocantins e Maranhão) e com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que passa por Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Essa conexão ampliará a competitividade da produção agropecuária de Mato Grosso, além de beneficiar diretamente a região conhecida como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Foto: Diogo Palomares/Assessoria de Gabinete

Andamento da obra – As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) já alcançaram 36% de execução no município de Cocalinho (MT), localizado na divisa com o Estado de Goiás, na região do Vale do Araguaia.

O projeto compreende a edificação de uma ponte ferroviária sobre o rio das Mortes, que ligará os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré. A base da estrutura já está em fase de implantação.

Atualmente, cerca de 1.000 trabalhadores atuam nas frentes de serviço instaladas em Cocalinho e no seu entorno, movimentando a economia local e contribuindo diretamente para o desenvolvimento da região.

Leia Também:  Lúdio comemora investimento de R$ 100 milhões do governo Lula em maternidade em Várzea Grande

Corredor Ferroviário – A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) é parte de um eixo logístico nacional Leste-Oeste de 2.700 Km. O modal ferroviário liga o Leste brasileiro do Oceano Atlântico ao Centro-Oeste, e atravessa os Estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, desde o porto Sul em Ilhéus (BA) a Lucas do Rio Verde (MT). Esse eixo compreende a FICO e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

A FICO em si é uma fração desse corredor ferroviário, com extensão total de 888 Km, e liga Mara Rosa (GO) a Luca do Rio Verde. Dos quais 363 Km da cidade goiana até Água Boa. A Vale é a empresa responsável pela construção do trecho e as obras da ferrovia são executadas como parte da contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Quaest aponta Mauro e Janaina nas duas vagas ao Senado; Medeiros fica em terceiro na véspera da eleição

Pesquisa divulgada neste sábado mostra Mauro Mendes com 37% dos votos válidos, Janaina Riva com 23% e José Medeiros com 17%; levantamento revela ainda que 80% dos eleitores afirmam que sua decisão já é definitiva

Publicados

em

A última pesquisa Quaest antes do primeiro turno reforça Mauro Mendes (União Brasil) e Janaina Riva (MDB) nas duas primeiras posições da disputa pelas duas vagas de Mato Grosso no Senado Federal. O levantamento foi divulgado neste sábado (3), véspera da votação.

No cenário estimulado de votos válidos, Mauro aparece na liderança com 37%, seguido por Janaina, com 23%. José Medeiros (PL) ocupa a terceira colocação, com 17%.

Carlos Fávaro (PSD) e Pedro Taques (PSB) aparecem empatados com 9%. Na sequência estão Galvan (Avante) e Margareth Buzetti (PP), ambos com 2%, e Coronel Darwin (Democrata), com 1%. Beny Godoy e professor Nelson Ferreira, ambos do Agir, aparecem com 0%.

Os números da Quaest mostram Mauro com vantagem de 14 pontos percentuais sobre Janaina. Já na disputa direta pela segunda posição, Janaina aparece seis pontos à frente de Medeiros.

O cenário ganha ainda mais relevância por se tratar do último levantamento divulgado antes de os eleitores irem às urnas. Neste domingo (4), cada eleitor poderá escolher dois nomes para o Senado.

Voto para a segunda vaga

Os dados de votos totais apresentados pela pesquisa também permitem observar separadamente a escolha dos entrevistados para a segunda vaga.

Nesse recorte, Janaina Riva lidera com 16%, seguida por Mauro Mendes, com 12%, e José Medeiros, com 10%. Pedro Taques aparece com 8%, enquanto Carlos Fávaro registra 6%.

Galvan aparece com 3%, Coronel Darwin e Margareth Buzetti têm 2% cada, professor Nelson Ferreira registra 1% e Beny Godoy, 0%. Nesse cenário, 31% ainda aparecem como indecisos.

Leia Também:  Otaviano Pivetta concede coletiva de imprensa após posse na ALMT nesta terça-feira (31)

O desempenho de Janaina na segunda escolha ajuda a explicar sua posição no quadro geral e reforça a competitividade da emedebista na briga por uma das duas cadeiras.

Mauro e Janaina também lideram espontânea

A pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos ao eleitor, mantém Mauro e Janaina nas duas primeiras posições.

Mauro Mendes alcança 13%, ante 9% registrados no levantamento de 25 de setembro. Janaina chega a 9%, depois de marcar 6% anteriormente.

Medeiros aparece com 7%, contra 4% na rodada anterior. Fávaro registra 3%, Pedro Taques 2%, Galvan e Margareth Buzetti têm 1% cada.

Apesar do crescimento dos principais candidatos na espontânea, 58% dos entrevistados ainda não citaram espontaneamente um nome. No levantamento anterior, esse índice era de 69%.

80% dizem que voto está definido

Outro dado que chama atenção na reta final é o grau de decisão do eleitorado. Segundo a Quaest, 80% afirmam que sua escolha para o Senado é definitiva, enquanto apenas 20% admitem que ainda podem mudar de voto.

Na rodada de 25 de setembro, 63% diziam estar definitivamente decididos e 37% admitiam a possibilidade de mudança.

Em pouco mais de uma semana, portanto, o percentual de eleitores que consideram sua escolha definitiva saltou de 63% para 80%, indicando uma forte consolidação das decisões às vésperas da abertura das urnas.

Leia Também:  Lúdio comemora investimento de R$ 100 milhões do governo Lula em maternidade em Várzea Grande

Duas vagas em disputa

Diferentemente das eleições em que apenas uma cadeira do Senado está em disputa, neste pleito o eleitor mato-grossense terá direito a dois votos para senador.

A Quaest também apresenta um resultado agregado dos votos totais para primeira e segunda escolhas. Nesse recorte, Mauro aparece com 26% e Janaina com 16%.

A leitura dos votos válidos, por sua vez, retira brancos, nulos e indecisos e utiliza o modelo da Quaest que considera também o perfil de comparecimento dos entrevistados.

No retrato final da Quaest antes da eleição, Mauro Mendes chega à véspera da votação na liderança, com 37% dos votos válidos, enquanto Janaina Riva aparece em segundo, com 23%. Medeiros ocupa a terceira posição, com 17%.

Metodologia

O levantamento foi encomendado pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e ouviu 1.800 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 3 de outubro.

A margem de erro informada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-02649/2026.

Com 80% dos entrevistados afirmando que não pretendem mais mudar sua escolha, a pesquisa Quaest chega à véspera da eleição apontando Mauro Mendes e Janaina Riva nas duas primeiras posições da corrida pelo Senado em Mato Grosso.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA