NACIONAL

Dia Mundial da Energia: Brasil segue rumo à transição energética

Já imaginou passar um dia inteiro sem acesso à energia elétrica? Ela que faz parte do dia a dia do cidadão comum, que ilumina as ruas, as escolas, os hospitais, as casas, o comércio, além de ser utilizada para diversas outras atividades. A energia desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

Pensando em conscientizar a população sobre a importância da energia elétrica, nesta quarta-feira (29/05), é celebrado o Dia Mundial da Energia. A data busca, ainda, incentivar o uso de fontes renováveis, a fim de garantir um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Entre 2024 e 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME) liderou avanços que consolidam o Brasil como uma potência em energia renováveis, com marcos como a expansão recorde da geração solar e eólica e a consolidação de políticas para o hidrogênio de baixo carbono. A matriz elétrica brasileira atingiu a marca de 88,2% de renovabilidade, com destaque para evolução da participação da geração eólica e a solar fotovoltaica, que juntas alcançaram 24% da geração total de eletricidade.

Leia Também:  MEC anuncia aquisição e reforma do Campus Mauá do IFSP

“O Brasil está dando um salto para um futuro mais sustentável. Estamos preparando o país para liderar a nova economia verde, gerando empregos, atraindo investimentos e garantindo a segurança energética com responsabilidade ambiental”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De acordo com o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2025 (ano base 2024), a matriz energética atingiu, no ano passado, o patamar de 50% de renovabilidade, principalmente pela manutenção da oferta de energia hidráulica e biomassa da cana, além do crescimento de fontes como licor preto, biodiesel, eólica e solar fotovoltaica.

O MME também avançou na modernização do setor com programas que visam a universalização do acesso à energia elétrica em regiões remotas da Amazônia Legal, como o Luz para Todos e Energias da Amazônia, que tem aumentado a geração de energia limpa, renovável e interligações nos sistemas isolados da região. Além disso, a Pasta divulgou, em maio de 2025, a Medida Provisória da Reforma do Setor Elétrico, que cria a Nova Tarifa Social de Energia Elétrica, e deve beneficiar mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros.

Leia Também:  MEC promove webinário sobre avaliações em matemática

No Dia Mundial da Energia, o MME reafirma seu papel de liderança global em energia limpa e renova o compromisso de avançar com responsabilidade e inovação na construção de um futuro energético sustentável.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

MEC reconhece iniciativas que fortalecem alimentação escolar no país

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou, nesta terça-feira, 23 de junho, o Prêmio PNAE 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A premiação reconheceu as iniciativas que fortaleceram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ampliaram o acesso dos estudantes a uma alimentação adequada, saudável e de qualidade.  

O evento reuniu em torno de mil pessoas, entre gestores, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares, pesquisadores e representantes da comunidade escolar. A programação incluiu a entrega de premiações e homenagens a ações voltadas à educação alimentar e nutricional, à participação social e ao incentivo à agricultura familiar, além de reconhecer as experiências que melhoram a alimentação oferecida nas escolas públicas. 

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que também é embaixadora da Alimentação Escolar Brasileira e Campeã da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) contra a fome, participou remotamente da cerimônia e destacou o protagonismo do Brasil na área da alimentação escolar.  

“Tenho muito orgulho de dizer que, quando o assunto é alimentação escolar, o Brasil lidera pelo exemplo. Eu sempre falo isto em todas as conversas internacionais e em todas as minhas falas nos eventos em que eu sou convidada a participar: ‘nós lideramos pelo exemplo na alimentação escolar’”.  

Na sequência, o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral, ressaltou o papel estratégico do PNAE na promoção da aprendizagem, da saúde e da inclusão social dos estudantes.  “O Programa Nacional da Alimentação Escolar, nosso PNAE, é um dos pilares desse esforço. É um programa que chega a todos os municípios brasileiros, dialoga com diferentes realidades e impacta diretamente a vida de milhões de estudantes”.  

Leia Também:  MEC anuncia aquisição e reforma do Campus Mauá do IFSP

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou os avanços alcançados pelo PNAE nos últimos anos, resultado da prioridade dada pelo governo federal às áreas de segurança alimentar e educação. Ela recordou que a retomada das instâncias de participação social ligadas à alimentação escolar foi uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, reforçando a gestão participativa e o diálogo com a sociedade.  

“A alimentação escolar vai muito além da oferta de refeições. Ela representa cuidado, segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar e compromisso com a permanência dos estudantes na escola. Cada avanço no PNAE reflete a prioridade que o governo federal tem dado à educação e à garantia de direitos”.  

Premiações  Foram premiadas as melhores receitas da alimentação escolar. A iniciativa valorizou o trabalho de merendeiras, merendeiros e nutricionistas, responsáveis pela alimentação dos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, 55 receitas foram premiadas em todo o país. Cada merendeira vencedora recebeu R$ 5 mil, enquanto as escolas contempladas receberam R$ 8 mil para investimentos em equipamentos e melhorias na infraestrutura das cozinhas escolares. 

Leia Também:  Divulgado resultado final da Medalha Paulo Freire

O Prêmio contou ainda com painéis sobre o papel da alimentação escolar no combate à má nutrição, à promoção da educação alimentar e nutricional e à participação social para garantir o direito à alimentação adequada. Além disso, houve uma discussão sobre os desafios e as perspectivas para o futuro da alimentação escolar brasileira. 

Educação alimentar  O evento também destacou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A ação incentiva escolas públicas de todo o país a desenvolverem atividades educativas que promovam hábitos alimentares saudáveis e fortaleçam a relação entre alimentação, educação e cidadania.  

Na 7ª edição, a Jornada mobilizou 2.838 escolas públicas de todo o país, das quais 817 concluíram todas as etapas previstas. Ao todo, 20 experiências foram selecionadas e receberão premiação de R$ 10 mil cada.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA