MATO GROSSO
Seciteci abre inscrições para 1.200 vagas em cursos técnicos gratuitos
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre, a partir desta quarta-feira (28.5), inscrições para 16 cursos técnicos gratuitos e noturnos. Serão 1.200 vagas para quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. Os interessados podem se inscrever até às 23h59 do dia 12.06.
Os cursos técnicos do edital 06/2025 são distribuídos nas áreas: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
Os cursos serão realizados nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), distribuídos pelas unidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Os cursos variam em cada município e foram escolhidos de acordo com a vocação econômica local. “É o Governo do Estado, por meio da Seciteci, oferecendo oportunidade de qualificação profissional para jovens e adultos, segundo o que a sociedade e o mercado de trabalho demandam”, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.
Pela primeira vez, as inscrições serão feitas por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) da própria Seciteci. O link estará disponibilizado ao longo desta quarta-feira na aba editais do site da Seciteci.
Depois do período de inscrições, a lista final de inscritos será publicada no dia 30 de junho. A listagem incluirá um número específico para cada candidato. No dia 2 de julho será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados. A transmissão será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (Acesse Aqui), às 14h.
O sorteio é uma forma de democratizar o acesso aos cursos, uma vez que as vagas serão ofertadas para quem está cursando ou já concluiu há muito tempo a Educação Básica.
As aulas ocorrerão a partir do segundo semestre de 2025 e terão duração de 12 a 24 meses, dependendo do curso.
Para mais informações, confira o edital 06/2025 clicando aqui.
*Sob supervisão de Téo Meneses.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
“Temos pressa em melhorar a vida das pessoas e levar espaços de qualidade para os bairros de Cuiabá”, afirma governador
O governador Otaviano Pivetta e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, inauguraram, neste sábado (16.5), o novo campo de futebol com grama sintética do bairro Três Barras. A entrega é a segunda realizada dentro do programa de revitalização de espaços esportivos da Capital — o primeiro foi no bairro Pedra 90 — e integra um pacote de R$ 6 milhões do Governo de Mato Grosso para construção de 20 campos de futebol em diferentes regiões da cidade.
Durante a entrega, o governador destacou que o Estado seguirá ampliando investimentos para garantir mais qualidade de vida à população.
“Temos pressa em melhorar a vida das pessoas e levar espaços de qualidade para os bairros de Cuiabá. O esporte e o lazer ajudam a formar nossas crianças, fortalecem as famílias e garantem mais bem-estar para a população”, afirmou Otaviano Pivetta.
O prefeito Abilio Brunini afirmou que o projeto foi levado ao governador com base no modelo implantado em Lucas do Rio Verde e destacou a parceria com o Governo do Estado para ampliar os espaços esportivos na Capital.
“Quando visitei Lucas do Rio Verde, vi como os espaços de esporte e lazer ajudaram a melhorar a qualidade de vida da população. Levei esse projeto ao governador Otaviano Pivetta e começamos esse trabalho em Cuiabá. A ideia é ampliar para mais de 20 campos esportivos em parceria com o Governo do Estado”, disse.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirmou que o novo campo do Três Barras está entre os melhores da Capital e destacou a qualidade da estrutura entregue à população.
“Hoje, o Três Barras passa a ter um dos melhores campos sintéticos de Cuiabá. Nosso objetivo é oferecer para a população dos bairros a mesma qualidade de estrutura que muitas vezes só existe em espaços privados”, declarou.
A presidente da associação de moradores do bairro Três Barras, Edenilze Dias, afirmou que a comunidade esperava apenas uma pequena reforma no local, mas recebeu uma obra completa.
“Nós esperávamos uma pequena reforma e recebemos uma grande obra. Isso vai deixar um legado importante para toda a comunidade”, disse.
A inauguração contou ainda com a presença de vereadores da Capital, lideranças comunitárias e autoridades municipais.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
ARTIGOS6 dias atrásTrajetória, propósito e preparo: a jornada do estudante Addison Milani na medicina e na dermatologia
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
ESPORTES6 dias atrásEvento Esportivo Senta a Púa 2026 transforma Chapada dos Guimarães em referência nacional do trail run
-
POLÍTICA MT2 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
