MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento de acidente em praça e chama atenção para segurança no trânsito

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, neste domingo (18.5), um simulado de salvamento em plena praça pública com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do comportamento seguro no trânsito. A atividade ocorreu na Praça da Bíblia, em Sinop (a 481 km de Cuiabá).

A ação integrou as atividades do movimento Maio Amarelo, campanha que busca chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes nas vias, além de promover uma cultura de segurança no trânsito. A operação foi conduzida por equipes do 4º Batalhão Bombeiro Militar (BBM).

De acordo com o comandante do 4º BBM, major BM Lucas Brito, a iniciativa teve como objetivos principais capacitar a tropa, apresentar à sociedade os avanços tecnológicos e operacionais empregados pela corporação e, acima de tudo, conscientizar a população.

“No mês dedicado à prevenção de acidentes, o cenário simulado de um grave acidente revela uma necessidade urgente: empatia e respeito no trânsito salvam vidas”, destacou o major.

Durante o treinamento, foram utilizadas ferramentas de desencarceramento para realizar o salvamento simulado de uma vítima presa às ferragens, além de serem aplicadas técnicas atualizadas de atendimento pré-hospitalar, evidenciando o constante aprimoramento técnico e operacional da corporação.

Leia Também:  Começam as inscrições de vídeos para o projeto Estudante - Cidadão do Futuro

Ainda segundo o capitão, a atuação integrada entre instituições e a sensibilização da sociedade já têm mostrado resultados positivos. De janeiro a abril de 2024, o 4º BBM atendeu 823 ocorrências de acidentes de trânsito. No mesmo período de 2025, esse número caiu para 653, que representou uma redução de aproximadamente 20,6%.

“Essa diminuição é um indicativo de que o trabalho contínuo de prevenção e conscientização está gerando efeitos concretos”, reforçou o capitão.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Governo lança licitações para duplicar avenida e iluminar MT-040

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Sedec promove debate sobre sustentabilidade e baixa emissão de carbono na agropecuária

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA