SAÚDE

Ministério da Saúde descarta caso de gripe aviária em um trabalhador do Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde informa que foi descartado o caso suspeito de Influenza Aviária em um trabalhador da granja do município de Montenegro (RS), onde foi identificado foco da doença em aves. Na tarde desta terça-feira (20/05), a Fiocruz, laboratório de referência para este tipo de análise, confirmou que o teste para a doença deu negativo. Neste momento, não há outros casos suspeitos ou em investigação no Brasil.

O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, monitora todas as pessoas que podem ter sido expostas ao vírus por contato direto com aves infectadas para acompanhamento da situação de saúde, início imediato do tratamento diante dos primeiros sintomas e vigilância preventiva de possíveis contatos. Não há registro em todo o mundo de transmissão da doença de uma pessoa para outra.

O risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados. Desta forma, a medida preventiva mais eficaz é evitar o contato com aves mortas ou doentes.

Leia Também:  Parceria do Ministério da Saúde com instituições nacionais e internacionais promove 1º Curso Avançado em Vacinologia do Brasil

O Ministério da Saúde está em articulação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário às ações relacionadas ao primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do município de Montenegro (RS). 

Para garantir resposta rápida a possíveis surtos, o Ministério da Saúde lançou, em dezembro de 2024, o Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária, que orienta a atuação da pasta, incluindo vigilância integrada, diagnóstico laboratorial, assistência e comunicação em saúde. 

Neste sentido, o Brasil atua em diferentes frentes para se preparar diante de um eventual risco de casos em humanos. O Ministério da Saúde, pelo SUS, possui capacidade de realização de exames laboratoriais, mantém estoque do medicamento para tratar os diferentes tipos de influenza (Oseltamivir) e, caso necessário, detém tecnologia para produção de vacinas. 

Entenda como o caso suspeito foi descartado

A investigação do caso suspeito começou no dia 18/05, desde que o trabalhador da granja de Montenegro (RS) que já estava sendo acompanhado pela vigilância estadual e do Ministério da Saúde apresentou os primeiros sintomas. O tratamento começou de forma imediata e a amostra foi enviada à Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Leia Também:  Cursos de medicina com baixo desempenho passarão por supervisão

Foi feito inicialmente o exame PCR, que identifica material genético específico do vírus influenza – caso positivo, são feitas outras análises para identificar o tipo de influenza, inclusiva o da gripe aviária. No caso em questão, o teste inicial deu negativo para qualquer tipo de influenza.

Para quem atua com animais silvestres, recomenda-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) após identificação de animais infectados ou com sintomas sugestivos de influenza aviária, como luvas, máscara N95 ou superior e proteção ocular, além de cuidados como higienização das mãos, evitar tocar olhos, boca e nariz e trocar de roupa após contato com animais infectados.

Ministério da Saúde 

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Ministério da Saúde é maior ganhador do Social Media Gov 2026

O Ministério da Saúde (MS) ganhou protagonismo na 4ª edição do Prêmio Social Media Gov ao conquistar dois troféus e concentrar o maior número de premiações desta edição. Também foi a instituição mais indicada, com cinco nomeações distribuídas em quatro categorias. A premiação aconteceu nesta terça-feira, em Florianópolis (SC).

Em 2026, o prêmio focou nas categorias interação, mobilização e combate a fake news. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o desempenho do MS mostra um trabalho de comunicação cada vez mais próximo da população. “Nossa equipe aposta em informação de qualidade, linguagem simples e estratégias de engajamento para ampliar o alcance das ações e enfrentar a desinformação em saúde”, afirmou.

Entre as conquistas, está o prêmio na categoria Influencer, com um vídeo protagonizado por Mari Kruger, que enfrentou as fake News e preocupações sobre a vacina contra a gripe. A publicação teve enorme repercussão e foi também indicada para a categoria Conteúdo do Ano, anunciada durante a premiação.

O Ministério também foi reconhecido na categoria Xô Fake News, com conteúdos voltados ao combate à desinformação, entre eles um post com Daniel Dahis e outro, em parceria com a Anvisa, sobre o medicamento Tylenol.

Leia Também:  SUS amplia acesso ao tratamento da hemofilia e garante mais qualidade de vida aos pacientes

Na categoria Meme/Trend do Ano, a instituição também esteve entre os indicados, com um conteúdo sobre vacinação contra o HPV, demonstrando o uso de linguagens atuais para ampliar o alcance das campanhas de imunização.

 Premiação 

A premiação foi anunciada durante o Redes Wegov, realizado nos dias 28 e 29 de abril, em Florianópolis (SC). O prêmio reconhece iniciativas que se destacam na comunicação de interesse público no Brasil e busca valorizar práticas que aproximem o Estado da população. 

A escolha dos vencedores considerou critérios como engajamento e impacto junto ao público, relevância coletiva, aderência às categorias e diversidade de abordagens e formatos.

João Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA