MATO GROSSO
Polícia Civil prende integrantes de facção e resgata vítimas de sequestro e tortura em Primavera do Leste
Quatro pessoas, entre elas dois menores de idade, envolvidas em um crime de tortura praticado contra três vítimas, foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de sexta-feira (31.1), em rápida ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Primavera do Leste.
A ação, desencadeada após recebimento de denúncia, resultou no resgate das vítimas, que estavam extremamente machucadas e que possivelmente seriam alvo de execução.
Os dois suspeitos maiores de idade foram autuados em flagrante pelos crimes de tortura qualificada pelo sequestro, tráfico de drogas, integrar organização criminosa e corrupção de menores. Os dois adolescentes apreendidos responderão pelo ato infracional de tortura qualificada pelo sequestro, tráfico de drogas e organização criminosa.
As diligências iniciaram após a equipe da Polícia Civil receber denúncia de que uma mulher, integrante de uma facção criminosa, estava sendo mantida em cárcere dentro da sua própria residência, onde estava sendo vítima de castigos e tortura, a mando da própria organização criminosa.
Ainda segundo as informações, após a sessão de tortura, a vítima seria executada pelos criminosos.
Com base na denúncia, as equipes policiais se deslocaram até a residência da vítima, no bairro Padre Onesto Costa, onde constataram a veracidade dos fatos, sendo encontrados os quatro suspeitos, a vítima e mais um casal que também estava sendo mantido em cárcere pelo grupo criminoso.
As investigações apontaram que os suspeitos chegaram ao local por volta das 22 horas de quinta-feira (30), ocasião em que renderam a moradora da casa e iniciaram as torturas, sendo a vítima amarrada, agredida com cabo de vassoura, além de ter as pontas dos dedos queimadas.
Mais tarde o casal chegou à residência, ocasião em que também foram rendidos e mantidos em cárcere pelos criminosos. As vítimas apresentavam marcas dos golpes e queimaduras. No local, foi apreendido o cabo de vassoura quebrado (possivelmente em razão da violência), além de cordas utilizadas para amarrar as vítimas.
Uma bebê de oito meses, filha do casal, também estava na casa e foi resgatada na ação policial.
Diante das evidências, os quatro suspeitos foram detidos e encaminhados à delegacia, onde após serem interrogados, foi lavrado o flagrante, sendo posteriormente os criminosos colocados à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Mostra Estadual de Ciências e Tecnologia terá etapas regionais para ampliar participação de estudantes
Em 2026, a XVIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), será realizada de forma regionalizada em Mato Grosso. A intenção é ampliar o acesso de estudantes de diferentes municípios e potencializar a participação maior de escolas públicas e privadas. As inscrições seguem disponíveis online aqui (clique).
Na décima oitava edição, a Mecti será dividida em seis etapas regionais classificatórias, distribuídas nos polos de Campo Verde, Sorriso, Água Boa, Juara, Cuiabá e Cáceres. Cada regional reunirá projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico, nas categorias Ciências, Engenharias e Economia Criativa.
Nas etapas regionais, poderão ser selecionados até 60 trabalhos por região, sendo até 30 para apresentações presenciais e até 30 para apresentações on-line. Os projetos serão avaliados por um comitê científico com base em critérios como inovação, impacto social, sustentabilidade, potencial de implementação e relevância da pesquisa apresentada.
Os trabalhos com melhor desempenho nas regionais avançarão para a etapa estadual da XVIII MECTI, prevista para ocorrer em Cuiabá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ao todo, serão classificados 18 projetos por regional, totalizando 108 trabalhos finalistas em todo o Estado.
Durante o evento da etapa final, a XVIII MECTI premiará os autores dos projetos destaques com smartphones para os primeiros colocados de cada categoria/nível (9 projetos no total); 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat); e credenciamento para a FEBRACE, a maior feira de ciências e engenharia do país, para os destaques do Ensino Médio e Técnico. Além disso, todos os participantes recebem certificado de participação.
Prazo para as inscrições
As primeiras etapas ocorrerão nas regionais Sudeste, em Campo Verde, e Norte, em Sorriso, com inscrições abertas entre os dias 11 e 25 de maio. Já as regionais Nordeste, em Água Boa, e Noroeste, em Juara, terão inscrições entre 8 de junho e 3 de julho. As etapas Centro-Sul, em Cuiabá, e Sudoeste, em Cáceres, terão as inscrições abertas entre os dias 27 de julho e 17 de agosto. É preciso atentar-se ao edital para os prazos de divulgação dos resultados de cada regional.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento do formulário on-line e envio dos documentos exigidos no regulamento. Cada projeto poderá contar com até dois participantes, sendo um estudante e um professor orientador, e cada aluno poderá participar de apenas um projeto. Além disso, as propostas devem ser inscritas nas categorias Ciências, Engenharias ou Economia Criativa, seguindo as normas estabelecidas no edital da mostra.
Acesse o edital aqui (clique).
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre consultas públicas para atualizar tratamento da leishmaniose visceral no SUS
-
SAÚDE5 dias atrásRede Colabora APS: encontro nacional apresenta 30 iniciativas de boas práticas e anuncia inscrições para próximo ciclo
