CUIABÁ

Luis Cláudio entrega honrarias a personalidades de Cuiabá

31/10/2023
Luis Cláudio entrega honrarias a personalidades de Cuiabá
O vereador Luis Cláudio (PP) entregou títulos e moções de aplauso para 65 personalidades de diversas áreas de atuação, durante sessão solene na noite de quarta-feira (25.10), no plenário da Câmara de Cuiabá.
“É uma honra para nós e minha família recebê-los aqui. Estou muito feliz em prestar homenagem justa e necessária a todos os presentes nesta noite. Homenageamos pessoas com título de cidadão, honraria do Ana Maria do Couto, lideranças comunitárias, moções de aplausos aos nossos queridos professores que são muito importantes para a nossa cidade”, disse o parlamentar.
A diretora escolar Kelly Cristina abriu o discurso. Ela foi uma das homenageadas com Moção de Aplausos pelo Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro. Ela comentou sobre o heroísmo no trabalho em educar em um país que não valoriza o trabalho desses profissionais.&nbsp
“Todos os dias a gente tem uma missão que, muitas vezes, não tem valor para a sociedade. Nós buscamos sempre o melhor para a educação e é tão doloroso e quando dizem que não estamos educando e fazendo a nossa parte. A educação que os pais querem nos colocar tem que vir de casa. A gente ensina”.&nbsp
A coordenadora pedagógica do Colégio Salesiano Santo Antônio, Rosângela Queiroz de Jesus, falou da alegria de receber o reconhecimento, após 20 anos de pedagogia, sendo três deles ocupando o cargo atual.&nbsp
“Estou muito feliz de ser lembrada, porque educar é com o coração. Quando se fala de professor, se fala de educação, então, esse é um momento muito bonito e importante”.
Assessora especial do gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro, Elis Regina, foi uma das homenageadas com o Título Mulher Cidadão Ana Maria do Couto. Para ela, a honraria é um reconhecimento importante pelo trabalho que desenvolve no município.&nbsp
“A Ana Maria do Couto foi um exemplo de mulher para todas nós. Fui a primeira secretária da Mulher de Cuiabá e, hoje, no cargo de assessora especial do prefeito, recebo esse título às vésperas do meu aniversário. É algo muito emocionante pois podemos contribuir com Cuiabá. O vereador Luiz Cláudio vem fazendo um grande papel, onde ele homenageia muitas mulheres e, nas pautas do público feminino, a mulher está sempre presente”.
A professora do Instituto Federal de Mato Grosso e coordenadora do programa Mulheres Mil, Heloísa Rosana de Azeredo, recebeu Título de Cidadã Cuiabana. Gaúcha, ela mora desde 2010 em Mato Grosso quando passou em um concurso em Juína e, desde 2012, mora em Cuiabá.&nbsp
“É uma satisfação muito grande, já desenvolvi alguns trabalhos sociais em Cuiabá, mas não esperava ser homenageada dessa forma. Agradeço ao vereador Luis Cláudio, já me sinto também cuiabana. Acho que comi a cabeça de pacu porque já tive a oportunidade de voltar para o meu estado, mas não fui, preferi continuar em Cuiabá”.
Também participou da solenidade o vereador Johnny Everson (PDT).
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Escola Municipal de Música apresenta em Recital o balanço das atividades do ano
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá sediará pela primeira vez Seminário Paralímpico com inscrições gratuitas

A Prefeitura de Cuiabá promoverá o 1º Seminário Paralímpico, realizado pelo Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação de profissionais, ampliar o conhecimento sobre as modalidades paralímpicas e incentivar políticas públicas voltadas à inclusão por meio do esporte. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de julho.

A programação reunirá atividades teóricas e práticas de atletismo e natação paralímpica, com carga horária de 12 horas e oferta de 100 vagas. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O seminário faz parte das ações do Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, inaugurado neste ano, e busca ampliar a formação técnica de profissionais, fortalecer as políticas públicas de inclusão e disseminar o conhecimento sobre as modalidades paralímpicas.

Ao longo dos dois dias, os participantes terão aulas ministradas pelos professores Altemir Trapp, Laís Gabriela Cavalcanti e Rodrigo Canfora.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, destaca que a realização do seminário representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão.

“É com grande satisfação que anunciamos que Cuiabá será sede do 1º Seminário Paralímpico, um evento que representa muito mais do que uma agenda de capacitação. É o reconhecimento de que nossa cidade está investindo de forma séria na inclusão, na formação de profissionais e no fortalecimento do esporte paralímpico. Receber este seminário reforça a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio do Centro de Referência Paralímpico, e o Comitê Paralímpico Brasileiro, consolidando nossa cidade como referência no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao paradesporto”, afirmou.

Leia Também:  Manter animais presos em correntes poderá acarretar multa de até R$ 10 mil

Segundo o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, o seminário amplia o alcance das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá e busca qualificar profissionais para um atendimento cada vez mais especializado.

“Pela primeira vez Cuiabá recebe o Seminário Paralímpico, realizado por meio do Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Durante os dois dias teremos debates e capacitações com foco na inclusão e no acesso ao esporte para pessoas com deficiência. Nosso objetivo é fortalecer as políticas de inclusão por meio da educação e do esporte paralímpico. A capacitação de profissionais sempre foi uma prioridade para melhorar a qualidade do atendimento à comunidade”, ressaltou.

As inscrições são gratuitas. Para participar, é necessário ter concluído previamente o curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, oferecido gratuitamente pela plataforma Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O supervisor do Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá destaca que a formação permitirá ampliar o conhecimento técnico dos profissionais e favorecer a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas e nas atividades esportivas do município.

“Ficamos muito felizes em promover, por meio deste seminário, a capacitação técnica dos professores do município de Cuiabá. Dessa forma, conseguimos disseminar cada vez mais o conhecimento sobre os esportes paralímpicos e, principalmente, incluir os alunos com deficiência nas redes de ensino e nas atividades de lazer e recreação. Cuiabá passa a contar com um formato de capacitação profissional que permitirá avançar em diversas frentes no atendimento especializado às pessoas com deficiência”, afirmou.

Leia Também:  Cuiabá Prev publica nomes dos candidatos aptos à eleição do Conselho Previdenciário

O seminário dá continuidade ao trabalho iniciado com a implantação do Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, inaugurado em fevereiro deste ano. O espaço oferece modalidades esportivas adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência, consolidando a parceria entre o município e o Comitê Paralímpico Brasileiro para ampliar o acesso ao esporte, à inclusão social e à formação de novos atletas.

SERVIÇO

1º Seminário Paralímpico
Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá

Data: 17 e 18 de julho de 2026

Carga horária: 12 horas

Vagas: 100 gratuitas

Modalidades: Atletismo Paralímpico e Natação Paralímpica

Professores: Altemir Trapp, Laís Gabriela Cavalcanti e Rodrigo Canfora

Programação

17 de julho (sexta-feira)

Manhã
Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes

Tarde
Ginásio Dom Aquino
Avenida Carmindo de Campos, bairro Terceiro

18 de julho (sábado)

Escola Cívico-Militar Maria Dimpina Lobo Duarte
Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 4695, Chácara dos Pinheiros

Inscrições gratuitas:
https://cpb.org.br/noticias/cpb-promove-seminario-de-modalidades-paralimpicas-em-centro-de-referencia-em-cuiaba/

Pré-requisito:
Ter concluído o curso gratuito “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, disponível na plataforma Educação Paralímpica.

Informações:
E-mail: [email protected]

Observação editorial: retirei apenas uma repetição integral do terceiro parágrafo (que repetia praticamente as mesmas informações do primeiro e do segundo), mantive todas as informações essenciais e preservei a estrutura original da matéria.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA